UFVJM é uma das organizadoras do 31º Congresso Nacional de Ciências das Plantas Daninhas

Seg, 18 de Setembro de 2017 09:47

A 31ª edição do Congresso Nacional de Ciências das Plantas Daninhas (CBCPD), que será sediada na cidade do Rio de Janeiro, de 27 a 31 de agosto de 2018, tem a UFVJM como uma das instituições organizadoras. A UFVJM é representada pelo professor José Barbosa dos Santos, que compõe a comissão geral de coordenação do CBCPD por meio do grupo de pesquisa Inovaherb – Manejo Sustentável de Plantas Daninhas.

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e a Agrocon Assessoria Agronômica também estão no grupo de instituições que organizam o congresso.

O grupo de pesquisa

O Inovaherb – Manejo Sustentável de Plantas Daninhas, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é o único da UFVJM com marca registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Em 2016, o grupo recebeu mérito de honra no Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia de Pesquisa Básica, maior reconhecimento da pesquisa em Minas Gerais, concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Veja: https://goo.gl/7kbkka.

Além de parceiros no Brasil e no exterior (EUA, Espanha, Moçambique e Polônia), esse grupo é formado, na UFVJM, por discentes de graduação dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Zootecnia e por discentes e docentes dos Programas de Pós-Graduação em Produção Vegetal e Ciência Florestal. Hoje, na UFVJM, a linha de pesquisa Manejo Sustentável de Plantas Daninhas  envolve discentes de graduação em estágios ou na iniciação científica, mestrandos, doutorandos e pós-doutores.

Desde a criação do grupo, em 2008, a linha já rendeu mais de 20 Trabalhos de Conclusão de Cursos, 20 orientações de iniciação científica, 15 dissertações de mestrado, três pós-doutoramentos e sete teses de doutorado em andamento. Nos cursos de graduação, pelo menos três disciplinas são relacionadas diretamente ao tema, além de serem oferecidos treinamentos, estágios e cursos à comunidade, especialmente em eventos como a Semana do Produtor Rural. Atualmente, o grupo possui, na UFVJM, 25 discentes e 12 docentes pesquisadores.

O congresso

O Congresso Nacional de Ciências das Plantas Daninhas (CBCPD) é considerado um dos mais importantes eventos do Agronegócio Brasileiro e o principal em se tratando da Weed Science (Ciência das Plantas Daninhas). De acordo com o professor José Barbosa, da comissão organizadora, a expectativa é de mais de 1.200 participantes.

O 31º traz como tema central os “Desafios e Sustentabilidade no manejo de plantas daninhas”. Na programação tem mesas-redondas, talk shows e painéis ministrados por palestrantes de diversas instituições de pesquisa do Brasil e de outros países. Além disso, também serão realizadas sessões orais e de pôsteres, para apresentação e discussão dos principais trabalhos de pesquisa desenvolvidos na área da Ciência das Plantas Daninhas.

O público-alvo do Congresso inclui estudantes, técnicos, empresários, professores e pesquisadores envolvidos com a Ciência das Plantas Daninhas e áreas correlatas. Além desses, o 31º CBCPD também buscará promover a integração de engenheiros agrônomos de cooperativas, consultores e de produtores rurais ao evento, com objetivo de fortalecer o compromisso da área da Ciência das Plantas Daninhas com o setor produtivo.

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000