Faculdade de Medicina do Mucuri realiza Seminário HealthRise em Teófilo Otoni

Ter, 10 de Abril de 2018 10:55

Na próxima quarta-feira (11/4), será realizado o Seminário HealthRise em Teófilo Otoni. O objetivo principal do evento é promover a troca de experiência entre os dez municípios da região de Teófilo Otoni onde o projeto HealthRise é desenvolvido desde março do ano passado. O evento tem programação durante todo o dia, incluindo apresentação dos resultados parciais, ciclo de palestras, depoimentos de pacientes e premiação para reconhecimento do trabalho das equipes de saúde que fazem parte do projeto.

A programação do seminário, que será realizado no auditório do Hotel Capital das Pedras, começa às 8h30 e vai até as 17h.

O evento é realizado pela Medtronic Foundation, em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP), a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O seminário contará com a participação de prefeitos e secretários municipais das cidades envolvidas, profissionais da rede de atenção primária de saúde, e representantes das comunidades onde o projeto é desenvolvido.

De acordo com a professora da Faculdade de Medicina e integrante do Comitê Gestor do HealthRise Teófilo Otoni, Christiane Corrêa Rodriques Cimini, “o projeto prevê ações de intervenção na comunidade nas áreas de gestão e manejo clínico de hipertensão arterial e diabetes mellitus na atenção primária à saúde. Essas ações estão devidamente implantadas e os resultados já podem ser observados”.

HealthRise Teófilo Otoni

O projeto HealthRise Teófilo Otoni é resultado de parceria entre a Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto conquistou recurso de US$ 900 mil de financiamento internacional (Medtronic Foundation) para a detecção e o controle de pacientes portadores de hipertensão arterial e diabetes na região de Teófilo Otoni.

O projeto está sendo desenvolvido em dez cidades da região do Mucuri: Ataleia, Catuji, Crisólita, Frei Gaspar, Itaipé, Ladainha, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Setubinha e Teófilo Otoni, que é a cidade sede.

HealthRise

A HealthRise é uma iniciativa global, fundada pela Medtronic Foundation. Ela foi projetada para expandir o acesso à assistência às doenças cardiovasculares e diabetes entre as populações carentes do Brasil, África do Sul, Índia e Estados Unidos. No Brasil, além da região de Teófilo Otoni, o programa está implementando intervenções em Vitória da Conquista, na Bahia, em parceria com as organizações norte-americanas Abt Associates e Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), além do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (HSL), responsável pelo projeto no país.

O objetivo principal do HealthRise é contribuir com a Organização Mundial de Saúde (OMS), que planeja reduzir a mortalidade prematura associada às doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) em 25% até 2025. (fonte Portal EBSERH)

Última atualização em Ter, 10 de Abril de 2018 10:58

Campus I - Diamantina/MG