• Imprimir

Festival que brinda ciência estreia em Diamantina e Janaúba

Sex, 04 de Maio de 2018 18:27

Pint of Science acontece nos dias 14, 15 e 16 de maio; confira a programação

Diamantina e Janaúba farão sua estreia no Pint of Science em grande estilo. Durante os três dias do festival mundial de divulgação científica, pesquisadores da cidade de Diamantina e da região vão conversar com o público sobre temas como história e língua portuguesa, formação do Serra do Espinhaço, evolução das espécies, produção de queijos e vinhos na região, física musical e história das medidas, economia contemporânea e a experiência de Cuba. Em Janaúba, os temas vão de tecnologias disruptivas, ciência de bebidas, empreendedorismo e produção no semiárido à utilização da energia solar e métodos produtivos em proteína animal.

A proposta dos bate-papos, marcados para 14, 15 e 16 de maio, é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nessas áreas do conhecimento. Será uma oportunidade de os moradores conversarem com os cientistas de forma descontraída, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem dificuldades e belezas da ciência, tudo isso regado à boa comida e boa bebida. Em Diamantina, o Pint of Science é recebido no ambiente descontraído da Livraria e Café Espaço B e do pub Mr. Chef’s. Na cidade de Janaúba, os locais escolhidos para sediarem o festival são o Girus Open Bar e Claudius Churrascaria e Pizzaria.

“Estou muito contente com a realização do Pint of Science aqui na UFVJM. Além de colocar Diamantina no mapa mundial da divulgação científica, é uma oportunidade muito bacana e diferente da população ter contato com o conhecimento científico e vice-versa, dos pesquisadores falarem sobre o que sabem e fazem para a população da cidade e da região. Tentamos contemplar a maioria das áreas do conhecimento com dois focos: o primeiro é oferecer pesquisas recentes realizadas sobre a realidade de Diamantina e região, como farão as conversas dos professores Helder sobre história e do Carlos sobre preconceito linguístico; o segundo é trazer temáticas gerais, mas importantes para a vida de todos, como a conversa proposta pelo prof. Manoel sobre a história das medidas, e a dobradinha entre os professores Bosco e Danielle, que conversarão sobre a evolução das espécies e a formação da Serra do Espinhaço, onde Diamantina fica localizada”, diz André Covre, professor e diretor de Extensão da UFVJM, coordenador do evento no município.

Em Janaúba, os campi da UFVJM, IFNMG e Unimontes estão envolvidos com a organização do festival. Pela UFVJM, a coordenação do Pint of Science é de Thiago Prado, professor do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia, que conta que a escolha dos temas para a construção da programação foi feita em conjunto pelas três instituições, visando atender interesses tanto dessas comunidades acadêmicas como, por exemplo, as palestras de TI e empreendedorismo, quanto interesses regionais, como pode ser visto em palestras sobre a energia solar e produção no semiárido. “Espero que o evento seja um catalisador técnico-científico, aumentando a cooperação entre instituições e a inserção nas demandas locais e regionais”, diz Thiago.

Segundo o coordenador do evento em Diamantina, prof. André, é um orgulho muito grande colocar a cidade nesse mapa. O evento recebe o apoio do Projeto Plataforma Espinhaço da UFVJM, que desenvolve uma ferramenta de diálogo entre a universidade e a sociedade, e ajudou a equipe organizadora a encontrar e contatar os pesquisadores que participarão do evento.

A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado. Ao todo, serão promovidas doze conversas distribuídas nos dois estabelecimentos de cada cidade, que possuem capacidade específica. Por esse motivo, os interessados devem ficar atentos ao horário de início do evento, que será às 19h30.

 

De Norte a Sul do Brasil –Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea.

No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos.

Última atualização em Sex, 04 de Maio de 2018 18:28
 

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6000
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Prédio CAIC Av. Manoel Bandeiras, 460
Veredas CEP 39440-000
Telefone: +55 (38) 3829-3100
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Vereador João Narciso, 1380
Cachoeira CEP 38610-000
Telefone: +55 (38) 3677-9950