Prata da Casa – Projeto de extensão lança livro Padre João Afonso: traços e laços de uma comunidade do campo

Seg, 24 de Setembro de 2018 10:57

O projeto de extensão Comunidades do Campo: conhecendo seus sujeitos, saberes e realidades, com colaboração da Escola Estadual Padre João Afonso, lança o livro Padre João Afonso: traços e laços de uma comunidade do campo.

Mais de 100 famílias da comunidade de Padre João Afonso, do município de Itamarandiba/MG, eternizaram seus  traços e laços nessa obra. De acordo com os organizadores, o livro é uma empreitada de descoberta individual e de valorização social de uma comunidade do campo. Mirada por diferentes perspectivas, Padre João Afonso aparece em sua complexidade e fortuna. "Evidentemente, sem qualquer pretensão de esgotamento de sua configuração. Ao contrário, o que se achará serão frestas por onde olhar, convites a se aproximar e saber mais profundamente por outros meios".

O que o livro traz?

Na primeira parte, “Panorama da comunidade Padre João Afonso”, há uma apresentação geral da comunidade. A autora disserta sobre seus aspectos econômicos, culturais, históricos. É uma abordagem introdutória para quem começa a apreciar Padre João Afonso.

Na segunda parte, “A Escola Estadual Padre João Afonso”, há uma apresentação geral da instituição. O autor fala sobre sua história, sua estrutura, seu funcionamento. São apresentados alguns contornos de um alicerce fundamental da comunidade, além de cenário de produção de boa parte do material que compõe o livro.

Na terceira, “Biografias”, há uma série de relatos sobre as trajetórias de vida de personagens ligados à comunidade. Escritos por diferentes autores, os relatos apresentam Padre João Afonso pelo prisma dos esforços e dos saberes de alguns de seus integrantes.

A quarta parte, “Romanceiro do campo”, traz um farto compilado de poemas que explicitam as percepções de jovens sujeitos do campo sobre os lugares onde vivem. Por entre rimas e harmonias nota-se o melhor de suas visões de mundo.  Apresenta-se  um diálogo mais direto com a literatura e um incentivo para que ações desse tipo se multipliquem.

Na quinta parte, “Gosto da roça: sabores e saberes”, há diversas receitas culinárias praticadas em Padre João Afonso. A exposição dos ingredientes, das medidas e das formas de preparo vem acompanhada de uma apresentação do contexto de origem e/ou de uso dessas receitas. É uma demonstração de que nas práticas mais simples podem ser encontrados pontos de partida para a compreensão das manifestações culturais das comunidades do campo.

A sexta parte, “Ficheiro de fotos”, é uma coletânea de fotos, antigas e recentes, de Padre João Afonso, que vêm associadas a breves descrições que ajudam a entender o que é por elas mostrado: uma alternativa imagética para quem deseja apreciar um pouco mais a comunidade.

Na sétima e última parte, “Saiba mais”, há sugestões de outras fontes de informação sobre Padre João Afonso. São recomendados, sobretudo, trabalhos acadêmicos e sites na internet. Mostram-se algumas possibilidades de continuação dessa caminhada de descoberta e de valorização da comunidade.

O livro é de distribuição gratuita e está disponível na versão e-book. Pode ser acessado por este link.

Última atualização em Seg, 24 de Setembro de 2018 11:04

Campus I - Diamantina/MG