UFVJM tem destaque em evento internacional de ginástica

Seg, 29 de Outubro de 2018 18:45

Trabalho ganhou menção honrosa e projeto de extensão realizou duas coreografias no evento.

O Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas, da UFVJM, foi destaque no Fórum Internacional de Ginástica Para Todos (FIGPT). O estudo A Ginástica Para Todos nas Aulas de Educação Física: um estudo de caso ganhou menção honrosa e será publicado na Revista Conexões: educação física, esporte e saúde. Ao todo, 14 trabalhos de integrantes do grupo, formado por docentes, estudantes e egressos de diferentes cursos da UFVJM, foram apresentados no evento. O fórum foi realizado de 18 a 21 de outubro, na cidade de Campinas (SP), e teve como tema "Ginástica em rede, possibilidades para todos".

Além do estudo acadêmico, a UFVJM também marcou presença no fórum com apresentações culturais. O projeto de extensão e cultura Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD) apresentou duas coreografias durante o evento: Do barro à arte, no Festival Experimentar, e As lavadeiras do Jequitinhonha, no Festival Compartilhar. As duas apresentações abordaram temas relacionados às manifestações artísticas e culturais da região de abrangência da UFVJM.

De acordo com a professora do curso de Educação Física da UFVJM, Priscila Lopes, o fórum é um dos eventos mais importantes para a área, especialmente no campo da ginástica “A UFVJM participa desse evento desde 2010, e desde 2012 leva apresentações científicas e artísticas. Nossas apresentações, principalmente de 2016 e 2018, foram elogiadas por autores-referência na área e um de nossos trabalhos apresentados nesse evento foi, inclusive, incorporado no programa de disciplinas de outras universidades”, destaca.

A professora também ressalta que o fórum é um espaço de apresentar a cultura mineira para outros estados e países. “Neste ano em especial, levamos duas apresentações coreográficas que retrataram manifestações artísticas e culturais da região de abrangência da UFVJM, permitindo que brasileiros de diversos estados e estrangeiros de 11 países conhecessem mais sobre a cultura mineira”, disse.

O fórum é organizado, desde a primeira edição, pela parceria entre o Grupo de Pesquisa em Ginástica da Faculdade de Educação Física da Unicamp e o Sesc São Paulo, com o apoio da ISCA - International Sport and Culture Association.

Autores do estudo “A Ginástica Para Todos nas aulas de Educação Física: um estudo de caso”: Thyago Thacyano de Souza dos Santos, Juliana Nogueira Pontes Nobre, Claudia Mara
Niquini e Priscila Lopes

Participantes Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD): Barbara Maia Fraga, Dalila Liliane Alves Ramos, Daniel Gonçalves, Deisiane Maria Ferreira dos Reis, Guilherme Henrique Machado Dias, Guilherme Pereira Drumond, Jéssica Marques da Silva, Joseli de Fátima Reis, Juliana Nogueira Pontes Nobre, Lays Albuquerque Benevides, Loizy Maria Gomes Santos, Ramona Ramalho de Souza Pereira, Raquel Cordeiro de Oliveira, Romulo Fernandes Antonaccio, Thyago Thacyano de Souza Santos, Willian Ferreira de Andrade.

Fotos: Arquivo pessoal e Vitor Zen M Tachibana

Saiba mais sobre o Grupo de Ginástica de Diamantina aqui.

Última atualização em Ter, 30 de Outubro de 2018 13:46

Campus I - Diamantina/MG