Prata da Casa - Professor da UFVJM é premiado internacionalmente com pesquisa sobre aço

Seg, 10 de Dezembro de 2018 15:47

O professor Danilo Olzon D. Souza, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UFVJM, foi premiado como o melhor pôster apresentado na 16ª Latin American Conference on the Applications of the Mössbauer Effect (Lacame). Danilo foi coautor do trabalho intitulado Correlation between Mössbauer and synchrotron x-ray granzing angle diffraction data on the characterization of nitrided austenitic stainless steel (Correlação entre dados de Mössbauer e difração em ângulos rasantes de raio-x provenientes de fonte síncrotron para a caracterização de aços inoxidáveis austeníticos nitretados).

A conferência, que acontece desde 1988, foi realizada em Santiago no Chile, em novembro, e é uma das mais importantes da área. O evento trata da utilização da espectroscopia Mössbauer, uma técnica espectroscópica nuclear com aplicação em diversas áreas de pesquisa.

O trabalho de Danilo Olzon foi premiado como melhor pôster da 16ª Latin American Conference on the Applications of the Mössbauer Effect (foto: Solange de Souza)

Para entender a pesquisa

O trabalho é parte dos estudos de doutorado de Danilo e é desenvolvido junto com seu orientador, José Domingos Ardisson (CDTN), e o coorientador, José Domingos Fabris (professor aposentado da UFMG, já foi professor visitante na UFVJM e atualmente é professor visitante na UFU). Além deles, participam os pesquisadores Sylvio Dionysio de Souza e Maristela Olzon Monteiro Dionysio de Souza, pesquisadores visitantes da UFVJM e que fazem parte do Grupo de Interações Hiperfinas e Ciências dos Materiais, do qual eu Danilo faz parte.

Danilo explica que a análise é inédita, e permitirá um novo entendimento do papel das fases formadas nas características funcionais do aço nitratado. “Após o processo de nitretação do aço forma-se uma nova camada na superfície do aço (que chamamos de camada nitretada). Utilizando diversas técnicas, estamos conseguindo caracterizar uma região bem superficial da camada (algumas centenas de nanômetros). Isso é inédito e permitirá identificar as fases formadas nessa região, que segundo seus resultados diferem do restante da camada”.

Ainda de acordo com o professor, apesar de ser uma pesquisa aplicada (em engenharia de superfície), os resultados terão um grande impacto em pesquisa básica, pois a correlação inédita de técnicas para caracterizar a região superficial da camada nitretada levará a um novo entendimento sobre o papel das fases formadas no aço.

Um pouco sobre Danilo

Danilo Olzon Dionysio de Souza é físico, com bacharelado em Física – teórico/experimental e mestrado em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo (USP). Está na UFVJM desde 2011, primeiro como professor temporário até 2013, quando se tornou professor efetivo. Atua no curso de Engenharia Mecânica do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da universidade.

• Saiba mais sobre a pesquisa. Acesse o resumo apresentado à conferência neste link.

Conheça o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina. Com instalações abertas, o LNLS oferece uma infraestrutura extremamente sofisticada para pesquisadores acadêmicos e industriais, brasileiros e estrangeiros. Saiba mais sobre o centro de excelência no site: https://www.lnls.cnpem.br/.

Última atualização em Seg, 10 de Dezembro de 2018 15:54

Campus I - Diamantina/MG