Programa de Pós-Graduação em Educação lança revista EducVale

Qua, 06 de Fevereiro de 2019 14:50

Está disponível o primeiro número da Revista de Educação do Vale do Jequitinhonha – EducVale, de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado profissional/PPGEd), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

A Revista EducVale publica artigos originais e inéditos e exclusivos, referentes à área da Educação, resultantes de pesquisas que abordem temas relacionados à gestão de instituições educacionais, políticas públicas educacionais, tecnologia aplicada à educação e práticas pedagógicas, considerando a linha editorial da revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor, sob perspectivas inter e transdisciplinares, que contribuam para o avanço do conhecimento sobre o tema e fomentem a realização de novos estudos e pesquisas.

Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem na linha editorial da revista, “Educação e gestão de instituições educacionais”, e as linhas de pesquisa do PPGEd:

• Linha 1 - Gestão de Instituições Educacionais;
  • Linha 2 - Educação, Sujeitos, Sociedade, História da Educação e Políticas Públicas Educacionais;
  • Linha 3 - Educação e Tecnologias Aplicadas em Instituições Educacionais;
  • Linha 4 - Currículos, Avaliação, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.

A EducVale v.1 n.1 (2019) traz em seu primeiro número quatro artigos que foram avaliados os melhores dentre as comunicações orais expostas no 1º Congresso Nacional de Educação (Coned), realizado entre os dias 24 e 25 de outubro de 2017, na UFVJM.

O primeiro artigo, intitulado A UFVJM e os Planos Municipais de Educação: a construção de parcerias, de autoria do prof. Sérgio Luiz Nascimento (Secretaria Municipal de Educação de Diamantina e PPGEd) e da profa. Mara Lúcia Ramalho (PPGEd/UFVJM), expõe sobre  finalidade de identificar nos Planos Municipais de Educação (PME's) dos municípios integrantes da Superintendência Regional de Ensino Diamantina, Minas Gerais (SRE Diamantina/MG) o entrelaçamento de parcerias de municípios e a UFVJM para a formação inicial e continuada dos professores atuantes nas redes municipais de educação.

O segundo artigo, Grupo Escolar de Diamantina: diretores em ação (1907-1909), do prof. Luan Manoel Thomé (SEE/SRE Diamantina-MG e PPGEd) e do prof. Flávio César Freitas Vieira (PPGEd/UFVJM), apresenta a pesquisa na área de conhecimento da História da Educação sobre as ações do diretor Cícero Arpino Caldeira Brante na direção do Grupo Escolar de Diamantina, nos anos de 1907 a 1909, em Diamantina, MG.

O terceiro, com o título O Uso de “Novas” Tecnologias na Educação Básica: interdisciplinaridade e valorização cultural em escolas do campo, de autoria do prof. Diogo Neves Pereira (LEC/UFVJM) e do graduando Maurício Teixeira Mendes (LEC/UFVJM), relata sobre as experiências de usos de "novas" tecnologias em duas escolas do campo, cenários de ações vinculadas ao projeto de extensão "Comunidades do Campo: conhecendo seus sujeitos, saberes e realidades".

O quarto e último artigo, "A Escola e as Práticas Pedagógicas Inovadoras", da profa. Anna Helena Altenfelder (CENPEC-SP), expõe contribuições de autores sobre práticas pedagógicas inovadoras e de percepções de alunos do Ensino Médio do estado de Minas Gerais que participaram de oficinas em diversas modalidades de linguagens.

A revista pode ser acessada neste link.

Em breve será divulgada a chamada para o próximo número. Acompanhe e participe!

Última atualização em Qua, 06 de Fevereiro de 2019 14:53

Campus I - Diamantina/MG