Projeto Ciência do Cotidiano inicia nova fase com lançamento de podcasts

publicado: 06/05/2020 15h36, última modificação: 08/05/2020 11h59
Em grupo do WhatsApp, ouvintes terão acesso a conteúdos de Biologia, Física, Matemática e Química

O cartaz possui informações textuais somente em seu lado esquerdo, possuindo o seguinte título no canto superior esquerdo: 'Ciência do cotidiano', em estilos de fonte e cores diversas. Logo abaixo, a frase: 'Participe do grupo e tenha conhecimento científico a um clique', seguida pelo endereço eletrônico: 'encurtador.com.br/equRX'. Ainda mais abaixo estão presentes o QR Code ao centro, abaixo e à esquerda, a logo da Diretoria de Educação a Distância da UFVJM, ao centro a marca da PROEXC, e, à direita, a logo da universidade. Ao centro do cartaz há a imagem da mão de uma pessoa portando um celular que, no momento, estava com a tela representando um grupo do Whatsapp chamado 'Ciência do cotidiano'.

O projeto de extensão “Ciência do Cotidiano: conhecimento científico pelas ondas do rádio” começa uma nova fase e lança um grupo de WhatsApp em que os interessados receberão, semanalmente, um podcast do programa radiofônico que era veiculado na Rádio Universitária 99,7 FM. A proposta é que, durante esse período excepcional de pandemia, os participantes do grupo - em especial a comunidade acadêmica da UFVJM, além de professores e estudantes da educação básica - tenham um novo canal para aprender sobre as Ciências Naturais e Exatas.

Cada podcast apresenta um diálogo em que, a partir de situações rotineiras de uma sala de aula, o professor explica e discute com seus estudantes vários conceitos de Biologia, Física, Matemática e Química. “A iniciativa tem como objetivos divulgar e popularizar a ciência, despertar o interesse pelas áreas das Ciências Naturais e Exatas e ser um novo canal de aprendizado, sobretudo, neste tempo de pandemia”, afirma o idealizador do programa, professor Everton Luiz de Paula.

Como participar?

Ao entrar no grupo, em que somente os administradores poderão enviar mensagens, o participante receberá um link por semana, com diferentes assuntos. Os arquivos ficarão armazenados em um sistema de disponibilização de faixas de áudio e o ouvinte poderá acessá-los no momento em que recebe o link ou quando quiser. “Como não serão enviados arquivos, apenas links, a memória dos celulares dos participantes não ficará sobrecarregada”, explica o coordenador de Tecnologia da Informação da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD), Ricardo Brasil.

O conteúdo disponibilizado na nova plataforma foi desenvolvido em parceria com a equipe da Rádio Universitária / Diretoria de Comunicação da UFVJM.

O interessado deverá ingressar no grupo por meio deste link: http://encurtador.com.br/equRX

Sobre o projeto

O projeto de extensão "Ciência do Cotidiano: conhecimento científico pelas ondas do rádio" é coordenado pelo professor Everton Luiz de Paula, da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAD), que conta com os servidores Ricardo de Oliveira Brasil Costa, analista de Tecnologia da Informação da DEAD, e Flávia Cesar, jornalista da Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da UFVJM, para a sua execução. Como um projeto de extensão, é cadastrado e recebe financiamento da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

Durante os quatro anos em que foi veiculado pela Rádio Universitária 99,7 FM, de 2015 a 2019, o programa apresentou diferentes temas do cotidiano. Atualmente, aliando tecnologia e ciência, quer se consolidar como um meio de divulgação científica e de produção de conteúdos de temas científicos que poderão ser utilizados no ensino das Ciências Naturais, muitas vezes restritos à comunidade acadêmica, ampliando o seu alcance.