Notícias

UFVJM divulga nota de esclarecimento sobre publicação do MEC sobre retorno às aulas presenciais

publicado: 02/07/2020 15h31, última modificação: 02/07/2020 15h54
Universidade informa estar atuando de acordo com diretrizes do ministério, adotando medidas para ensino remoto emergencial até que sejam possíveis atividades presenciais

O Ministério da Educação anunciou, em 1º de julho de 2020, pela Portaria n.º 572/2020, diretrizes para o retorno às aulas presenciais em todo o país, instituindo o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades nas Instituições Federais de Ensino. Entre essas diretrizes estão o uso de máscaras, o distanciamento social de 1,5 m, estímulos às atividades remotas, afastamento de profissionais que pertencem a grupos de risco e medidas de biossegurança para toda a comunidade acadêmica.

Em relação a essas orientações, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) vem ratificar que a UFVJM está trabalhando em conformidade a essas sugestões, que medidas estão sendo tomadas para retorno das atividades acadêmicas na forma remota até que o cenário seja favorável para se pensar no retorno às aulas presenciais.

São válidas as iniciativas do MEC para orientar as instituições de ensino superior quanto ao retorno das aulas presenciais sem estipular data, pois cada universidade poderá avaliar o retorno às aulas segundo o protocolo apresentado”, avalia a professora Orlanda Miranda, pró-reitora da Prograd.

Todas as decisões sobre o ensino remoto emergencial e, quando oportuno, sobre o ensino presencial, estão sendo balizadas pela Reitoria, pró-reitorias, conselhos superiores, colegiados de curso e equipes de trabalho.