Comissão de Biossegurança da UFVJM divulga Plano de Contingência da Covid-19

publicado: 18/09/2020 09h50, última modificação: 18/09/2020 09h52
Documento foi elaborado por professores e técnicos de diversas áreas da saúde da universidade

Como ação de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a Comissão de Biossegurança da UFVJM (CPBio) elaborou o Plano de Contingência da COVID-19 na UFVJM. O documento foi construído por um grupo de docentes e técnicos de diversas áreas da saúde da universidade. O plano reúne medidas a serem adotadas para reduzir os riscos e minimizar o impacto da disseminação do vírus no âmbito da UFVJM e pode ser acessado aqui.

De acordo com a presidente da comissão, professora Patrícia Furtado Gonçalves, o principal objetivo é “que a instituição esteja preparada para uma resposta efetiva e oportuna na contingência da doença, por meio da orientação de discentes, docentes, servidores técnico-administrativos, colaboradores e prestadores de serviços, considerando a atual situação de oferta do ensino remoto emergencial (ERE)”.

A professora explica que, além do Plano de Contingência, a comissão também disponibiliza, para toda a comunidade acadêmica, documentos auxiliares, como a sinalização de segurança para COVID-19 (versão para impressão), que podem ser acessados na página da CPBio.

Sobre a Comissão

A CPBio/UFVJM é um órgão de caráter consultivo, deliberativo, educativo e executivo, que tem por finalidade prevenir, minimizar ou eliminar os riscos físicos, químicos e/ou biológicos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, extensão, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde humana e dos animais, bem como a preservação do meio ambiente no âmbito da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM.