facebook twitter

Relação de Documentos
Todas as Páginas

icon Ofício circular - Suspensão da Bolsa Permanência do MEC

icon Ofício circular - Período de inscrições no Programa de Bolsa Permanência do MEC

• O QUE É O PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA?

O Programa de Bolsa Permanência – PBP é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.

• QUEM PODE CONCORRER A BOLSA?

Poderá receber a Bolsa Permanência o discente que cumprir, cumulativamente, as seguintes condições:

I - possuir renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e meio;

II – estar matriculado em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias. No caso da UFVJM, apenas o curso de  Medicina, cumprem esse requisito;

III – não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;

IV - ter assinado Termo de Compromisso;

V – ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior no âmbito do sistema de informação do programa.

Além disso, o Programa prioriza os indígenas e quilombolas, que, independente da carga horária dos cursos nos quais estão matriculados, poderão receber o recurso, desde que cumpram os demais requisitos acima apontados.

• PERÍODO DE INSCRIÇÕES  PARA DISCENTES QUILOMBOLA E INDÍGENAS

Fim