facebook twitter
  • PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Programa de Educação para a Aposentadoria

Qua, 20 de Julho de 2016 15:59

 

O período que antecede a aposentadoria é vivenciado de forma muito particular pelas pessoas. Algumas se sentem ansiosas para se aposentar, não vendo a hora de usufruir o merecido tempo de descanso após muitos anos de dedicação ao trabalho. Outras pessoas se sentem inseguranças, imaginando como será a vida sem as atividades laborais e a convivência diária com os colegas de trabalho. Há ainda aqueles que nem se deram conta de que a aposentadoria está chegando e, por isso, não refletiram sobre o que ela significa ou o que ela trará para suas rotinas diárias. Considerando esses pequenos exemplos podemos perceber que as vivências são muito diversificadas e subjetivas. No entanto, alguns aspectos tendem a ser comuns:

(1) aposentadoria sempre representa uma fase nova em nossas vidas e é inevitavelmente marcada por mudanças significativas;

(2) raramente as pessoas planejam e se preparam para viver bem a fase da aposentadoria.

Pensando nisso, o Serviço de Psicologia da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace), oferece o Programa de Educação para Aposentadoria “Novos Desafios”.

O programa Novos Desafios é composto por dez encontros temáticos. Todos os encontros são conduzidos pelos psicólogos da UFVJM, com a colaboração de alguns profissionais especializados em temáticas específicas como planejamento financeiro, alimentação saudável, atividades físicas e lazer na aposentadoria, entre outros.

O objetivo do programa Novos Desafios é fornecer informações relevantes, fomentar reflexões pessoais e incentivar a adoção de comportamentos favoráveis a um envelhecimento sadio e uma vivência prazerosa da fase da aposentadoria.

 

Realizado

No primeiro semestre de 2015, o Serviço de Psicologia da Proace, em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) iniciou a primeira turma do “Programa de Educação para Aposentadoria - Novos Desafios”.

Com início em abril, foram oferecidos 10 encontros temáticos conduzidos pelos psicólogos Alexandre Henrique Amado da Matta e Claudia Terumi Akama, com a colaboração de profissionais especializados em temáticas específicas, a saber: legislação sobre aposentadoria no serviço público federal (Juliano Souza – Progep), planejamento financeiro (Vagner Araújo – Proplan), alimentação saudável (profª Luciana Neri - Nutrição), atividades físicas (profª Alessandra Bastone - Fisioterapia), mercado de trabalho e empreendedorismo (prof. Luiz Filipe Salazar - Sistemas de Informação/Sebrae Minas).

A experiência com essa primeira turma, formada por 12 servidores técnico-administrativos e duas professoras, foi enriquecedora e muito produtiva, evidenciando a importância desse tipo de trabalho junto aos servidores. A expectativa é de que novas turmas sejam formadas a cada ano e que outras ações sejam oferecidas aos nossos servidores, no sentido de favorecer a qualidade de vida enquanto estão trabalhando e ao longo de suas aposentadorias.

 

Última atualização em Qua, 20 de Julho de 2016 17:10