Divisão de Esporte e Lazer - DEL

 

A DEL atua promovendo e incentivando a prática organizada de atividades físicas, esportivas e de lazer na universidade. Sua atuação está voltada para a melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde na comunidade universitária através do apoio, supervisão e orientação de ações nas áreas do esporte e do lazer das diversas organizações estudantis e iniciativas esportivas individuais de outras entidades da UFVJM, buscando contribuir para a formação integral dos universitários.

Objetivos

I - Organizar eventos e ações de esporte e lazer para a comunidade acadêmica;

II - Estabelecer normas para o uso dos espaços destinados à vivência de atividades esportivas e de lazer pela comunidade acadêmica;

III - Oferecer atividades físicas, esportivas e de lazer para a comunidade universitária;

IV – Promover programas e projetos esportivos e de lazer na universidade;

V - Formar parcerias com instituições públicas e privadas para oferecer programas e projetos de esporte e lazer na universidade.

Ações

I - Eventos

O discente, docente ou técnico-administrativo que pretende desenvolver ações ou projetos esportivos e de lazer para a comunidade universitária, deverá preencher o formulário e entregar na DEL/PROACE com antecedência mínima de 15 dias da data realização do evento para que o mesmo possa ocorrer com excelência e qualidade. Tendo em vista os espaços reduzidos e poucos materiais esportivos, será respeitado a ordem de apresentação e entrada dos mesmos na DEL/PROACE. A prioridade de uso destes espaços é para atividades de ensino, portanto caso esteja previsto aulas ou outras atividades acadêmicas obrigatórias o uso do local poderá ser indeferido. Eventos que ocorrerem nos finais de semana é obrigatório a presença de um docente responsável ou técnico autorizado durante a sua realização.

 

O preenchimento do formulário de registro de ações de esporte e lazer é o instrumento para registro dessas ações na DEL/PROACE. O coordenador da ação deverá entregar o formulário com antecedência de 15 dias, e ou entrar em contato com a DEL para juntos construir a ação pretendida.

Formulário de Registro de Ações de Esporte e Lazer

 

II - Espaços

As normas de funcionamento do complexo esportivo pode ser acessado no link abaixo.

As reservas da quadra do campus I, ocorrem mediante preenchimento do formulário para reserva do espaço que está junto às normas do espaço. O interessado deve consultar o quadro de horários livres, verificar a disponibilidade para o horário desejado, em seguida preencher o formulário e envia-lo preenchido por e-mail para DEL ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), com antecedência de 7 dias da data prevista. Pessoalmente as reserva ocorrem nas segundas feiras de 13:30 ás 15:30 e terças feiras no horário de 10h às 11h30 na sala lateral do Arquibancada do campo de futebol do Departamento de Educação Física. A liberação do espaço está atrelada à disponibilidade e havendo a possibilidade o solicitante deverá retirar o oficio/autorização no local informado no e-mail em resposta a solicitação ou pessoalmente nos dias e horários informados acima. Este ofício/liberação deverá ser entregue na portaria do campus I, proximidades da quadra, no dia do uso.

Formulário de pedido e Norma geral da quadra do Campus I

Horário de utilização da quadra do Campus I

Resolução complexo de praticas esportivas

Campus Mucuri

As normas de utilização do ginásio poliesportivo do Campus do Mucuri e o formulário para reserva do espaço seguem abaixo. O interessado deve enviar o formulário preenchido para o e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Norma de utilização do ginásio poliesportivo do Campus do Mucuri

Formulários para solicitação de uso do ginásio poliesportivo do Campus do Mucuri

 

III – Atividades

As atividades oferecidas no campus Diamantina para a comunidade universitária ocorrem nas dependências e em parceria com os Departamentos são:

 

A) Tai-Chi: sob a responsabilidade do professor Gilbert de Oliveira Santos, os encontros ocorrem às terças feiras, das 17h00 às 18h30, na pista de Atletismo. Informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

B) Escalada indoor: sob a responsabilidade do professor Leonardo Madeira Pereira, os encontros ocorrem às segundas, terças e quintas, no horário de 17h00 às 19h00.  Local: no palco do Ginásio Poliesportivo do campus JK. Informações:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

C) Brinquedoteca: sob responsabilidade do professor, Hilton Serejo Boaventura e das professoras Sandra Regina Garijo de Oliveira e Flavia Gonçalves da Silva, as atividades ocorrem na Brinquedoteca do Departamento de Educação Física, no 1º andar do prédio,  e atende crianças acima de 2 anos de idade. O horário de funcionamento é segunda a sexta feira de 14h00 às 17h00, sempre durante o semestre letivo. Informações detalhadas:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e/ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e/ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

D) FORRÓ D'OCÊS: Projeto objetiva vivenciar a dança no estilo Forró entre a comunidade universitária.  Sob a responsabilidade da professora Daniele Alves Pereira Marques e do professor Leonardo Madeira, toda quarta feira de 17h00 às 18h30 na praça de serviços. Contato:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

E) Handebol: sob a responsabilidade do professor Geraldo de Jesus Gomes, as atividades ocorrem na quadra do campus I,  terça feira no horário de 20h00 as 22h00. Informações detalhadas:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

F) Natação: sob a responsabilidade do professor Welligton F. Gomes, a piscina do Departamento de Fisioterapia está disponível aos servidores para treinos de natação de segunda a sexta-feira, no horário de 07h00 às 08h00. Os discentes, em parceria com a Atlética Sparta (do curso de Fisioterapia), podem fazer uso do local, segunda e terça-feira, no horário de 12h30 às 14h00. Maiores informações e orientações pelo email:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

G) Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD): Trata-se de um grupo composto por adultos da comunidade de Diamantina, docentes e universitários da UFVJM, independente do curso, que se reúnem semanalmente para desenvolver habilidades no campo da Ginástica, interagindo com as manifestações artísticas e culturais que foram experienciadas no decorrer de suas vidas. Sob a responsabilidade das docentes Priscila Lopes, Juliana Nobre e Claudia Niquini; os encontros ocorrem às 3ª e 5ª feiras, das 16h00 às 17h30, no Laboratório de Ginástica, no 1º andar do prédio da Educação Física. Informações: http://ggdufvjm.wixsite.com/ggdufvjm

 

H) Sahaja Yoga: sob a responsabilidade das professoras Luisa Andrade Gomes Godoy e Flavia Aparecida Amaral, as atividades ocorrem no Centro de Humanidades todas terças feira das 18h00 às 19h00. Maiores informações:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

I) PRANEX é um projeto em parceira entre os cursos de Educação Física e Nutrição que visa promover emagrecimento saudável em indivíduos obesos da cidade de Diamantina através de exercícios físicos resistidos e reeducação alimentar. O trabalho ocorre na academia de musculação do Departamento de Educação Física. Responsáveis, prof. Marco Fabrício Dias Peixoto e prof. Ricardo Cassilhas. Maiores informações:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e/ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

J) Futsal feminino: sob a responsabilidade do professor Geraldo de Jesus Gomes e da Discente Stefanine Teixeira, as atividades ocorrem na quadra do campus I,  quinta feira no horário de 8h00 às 12h00 e de 20h00 às 22h00. Informações detalhadas:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

K) Judô: sob a responsabilidade do professor Gilbert de Oliveira Santos, os encontros ocorrem às segunda e sexta, das 17h00 às 18h30, na sala de Artes Guerreiras e Práticas Corporais Terapêuticas, no 2º andar do prédio da Educação Física. Informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

L) Karatê: sob a responsabilidade do professor Gilbert de Oliveira Santos, os encontros ocorrem às quartas-feiras, das 17h00 às 18h30, na sala de Artes Guerreiras e Práticas Corporais Terapêuticas, no 2º andar do prédio da Educação Física. Informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

M) DESPORTO SEMPRE & P/ TODOS é um programa da Universidade que engloba: Festival de Jogos Desportivos, Jogos Olímpicos UFVJM e Desporto Sintegra Fifty-Fifty. Esse programa objetiva a integração pela atividade desportiva dos discentes, docentes e técnicos-administrativos, bem como a inclusão de ambos os sexos.O Festival de Jogos Desportivos é composto pelos Jogos Esportivos Coletivos (JEC) e também por Jogos de Raquete (JR). Nos JEC estão presentes as modalidades: Floorball, Korfball e Ultimate Frisbee; nos JR: Badminton; de terça-feira à sexta no Ginásio Poliesportivo - Campus JK; horário: 7h15 as 11h30. Os Jogos Olímpicos UFVJM | Desporto Sempre e para Todos! objetiva a integração da comunidade acadêmica (discentes, docentes, técnico administrativos e trabalhadores terceirizados) pela festa do desporto, são realizados no segundo semestre, em conjunto com as Atléticas da Universidade. O Desporto Sintegra Fifty-Fifty objetiva a integração e interação de homens e mulheres em uma mesma equipe desportiva, ocorre no primeiro semestre durante a realização do Sintegra. Idealização e coordenação: Prof. Dr. Cristino Julio A. da S. Matias; Divisão de Esporte e Lazer (DEL) / Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis ▪ PROACE. Informações - redes sociais: Twitter www.twitter.com/desportoufvjm / YouTube: Desporto  Sempre & P/ Tds! UFVJM. E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

O presente programa abrange o cunho educacional, a formação de cidadãos cultos desportivamente. A prática deste Desporto é aberta para mulheres e homens, independente do histórico e vivências esportivas. Assim, oferta do Desporto é no sentido que “TODO MUNDO CABE NO MUNDO!”.

 

Em suma, finalidade do programa DESPORTO SEMPRE & P/ TDS:

  • Congraçamento da comunidade acadêmica da UFVJM por meio do Desporto.
  • Congregar os discentes (graduação e pós-graduação), os técnicos administrativos e os docentes, de diferentes cursos e unidades da UFVJM - em torno de uma atividade desportiva comum, oportunizando a atividade desportiva, bem como os valores do Desporto.
  • Educar por meio da prática desportiva universitária, cada vez mais difundida nas Universidades do País e do Exterior - sendo um aporte para construção da cidadania e dos ideais do movimento olímpico, para convivência na Universidade e também pela qualidade da vivência e para qualidade de vida em específico pelos participantes da comunidade acadêmica UFVJM: docentes, discentes e técnicos administrativos.
  • Direcionar as pessoas na construção de um ambiente de respeito ao próximo, sem discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play. Por meio das atividades desportivas, os sujeitos constroem seus valores, seus conceitos e socializam-se.
  • Celebrar a humanidade comum pelo Desporto, independentemente da fé, raça, cultura, sexo e capacidades, ao mesmo tempo em que fomenta o ensinar de valores positivos e enriquece as vidas.
  • Oportunidade de transformação dos indivíduos que praticam atividades desportivas. Mais importante que buscar a excelência no Desporto, é procurar a excelência como seres humanos à luz do próprio Desporto.
  • Inclusão no Desporto, uma vez que muitas pessoas estão privadas do mesmo por falta de oportunidade, preconceito ou interesses instalados. Assim, a promoção e a realização de atividades desportivas referentes aos Jogos Esportivos Coletivos e aos Jogos de Raquete oferta aos diversos discentes, docentes e técnicos administrativos (t-as) à inclusão no Desporto.
  • Ofertar pelo Desporto Universitário mais um caminho - pela própria Universidade, para que os próprios discentes tenham o desenvolvimento de novos vínculos com a comunidade acadêmica (docentes, discentes e t-as de diversos setores) e este resulte no aumento no número de obtenção de diplomas (diminuição da evasão), o melhor rendimento acadêmico, superação de dificuldades no dia a dia da vida universitária e aumento de possibilidades no continuun de estudos depois de concluída a formação universitária em específico (mestrado; doutorado) - como demostrado em evidências científicas publicadas em papers internacionais.
  • Desafiar pelo Desporto o ser humano a ir além daquilo que pensaria ser possível, sem distorcer e sem perder de vista a pura alegria da sua expressão.
  • Proporcionar que a competição seja em termo de paz e respeito mútuo, aprender a estar quer na vitória quer na derrota, os valores do Desporto em todos os aspetos da existência e conhecer (e reconhecer) os benefícios do Desporto na revitalização cognitiva, emocional, social e física.
  • Apreciar o prazer do Desporto, à luz do possível e do previamente não imaginável (criatividade), que à luz da cognição-ação se faça a resolução de problemas nas atividades desportivas com inteligência e criatividade.

 

N) Programa Academia Escola -

N.1 –Projeto musculação no campus JK - ocorre na academia do complexo da pista de atletismo de segunda a sexta no horário de 7h00 às 9h00 e 12h00 às 14h00. Em parceria com o Departamento de Educação física e Empresa Junior Inovação do curso de Fisioterapia a academia atua na promoção da saúde e qualidade de vida. Coordenador: Prof. Vinicius Dias Wilson –  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

N.2) Jiu-jitsu para mulheres – O projeto ocorre na sala de artes guerreiras do Departamento de Educação Física toda terça e quinta feira de 17h00 às 18h30. Coordenador: Prof. Vinicius Dias Wilson – Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

N.3) Corre JK – o grupo de corrida promove atividades orientadas de corrida/caminhada no campus JK. Toda segunda, quarta e sexta de 7h00 às 8h00. Coordenador: Prof. Romulo Fernandes Antonaccio –  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

O) Ginástica Acrobática - Projeto de parceria com os cursos de Educação Física, ministrada pelo profissional Romulo Fernandes Antonaccio em parceria com a Prof. Priscila Lopes. Os encontros acontecem todas as quartas e sexta de 12h30 às 13h30. (Inscrições para maiores de 18 anos).

Local: Laboratório de Ginástica sala 108 do Departamento de Educação.

Pré-Inscrição: https://forms.gle/6diStLPKcMUc1Ye56

 

IV - Projetos

A DEL estuda a implantação de programas e a implantação projetos no campos dos esportes coletivos, do treinamento de força, do atletismo, das ginásticas, do lazer e da promoção da saúde. Neste sentido conta com a parceria da comunidade acadêmica interessada pela área.

Em parceria com a DASA o projeto de ginastica recreativa se propõe a oferecer prática de exercícios preparatórios para o trabalho e atividades lúdicas para os servidores da universidade. No momento, as atividades ocorrem as segundas, quartas e sextas feiras no horário de 8h30 as 8h45 no hall de entrada da reitoria e no horário de 8h00 as 8h15 na praça de serviços. A ampliação do projeto para novos setores é uma meta a ser atingida gradualmente. Esperamos em breve atender toda a universidade.

 

V - Parcerias

A divisão também está aberta a parcerias de empresas interessadas em promover ações esportivas e de lazer à comunidade universitária da UFVJM. Informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

VI -  Equipe

Prof. Dr. Cristino Júlio A. da S. Matias

Prof. Dr. Vinicius Dias Wilson

Profissional: Romulo Fernandes Antonaccio

 

Contatos

Chefe: Prof. Dr. Leonardo Madeira Pereira

Telefone: (38) 3532 1200 Ramal 6870

E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

DESPORTO SEMPRE & P/ TODOS é um projeto da Universidade que objetiva a integração pela atividade desportiva dos discentes, docentes e técnicos-administrativos, bem como a inclusão de ambos os sexos nos Jogos Desportivos: Jogos Esportivos Coletivos (JEC) e Jogos de Raquete (JR). Nos JEC estão presentes as modalidades: Floorball, Korfball e Ultimate Frisbee; nos JR: Badminton. A prática destas modalidades são ofertadas aos iniciantes no sub-projeto Festival Pré-Olímpico | Atividades Desportivas. Os que vivenciaram o referido Festival, continuam as referidas atividades desportivas por intermédio do sub-projeto Viver: Atividade Desportiva. Já no período de férias é efetuado o sub-projeto Férias no Campus com Desporto, por meio do Badminton. Neste projeto esta incluído também o sub-projeto Jogos Olímpicos UFVJM | Desporto Sempre e para Todos! Os dois primeiros sub-projetos (“Festival” e “Viver”) são realizados de terça-feira à sexta no Ginásio Poliesportivo - Campus JK; horário: 7h15 as 11h30. Aos finais de semana estes sub-projetos estão presentes no Campus I: sextas-feiras - 20h as 22h:30; sábados: 9h as 16h:30. Coordenadoria: Prof. Dr. Cristino Julio A. da S. Matias; Divisão de Esporte e Lazer (DEL) / Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis ▪ PROACE. Maiores informações:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. www.twitter.com/desportoufvjm.