• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Atraso no pagamento do benefício do Programa de Bolsa Permanência/MEC

Qua, 24 de Janeiro de 2018 18:40

A Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE) informa que o Ministério da Educação está aguardando a normatização em uma resolução de pagamentos junto ao Banco do Brasil, fato que gerou atraso de todos os créditos relativos ao Programa de Bolsa Permanência/MEC.

De acordo com o próprio Ministério, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) informou que todas as bolsas serão pagas até o inicio da próxima semana. No caso da UFVJM, cerca de 192 estudantes estão no programa. A DAE faz, mensalmente, a homologação das bolsas e envia ao MEC, que é responsável pelo pagamento.

O Fórum Nacional de Pró Reitores de Assuntos Estudantis (FONAPRACE) está acompanhando a situação e cobrando do MEC uma solução imediata, uma fez que essa situação atinge todas as IFES.

No âmbito da UFVJM os estudantes quilombolas, indígenas, do curso de graduação em Licenciatura no Campo e alguns casos específicos do curso de graduação em Medicina ainda não receberam. A UFVJM e o FONAPRACE vêm reiteradamente cobrando uma solução por parte do MEC. Os estudantes beneficiados pelo PAE (Programa de Assistência Estudantil), programa próprio de permanência da UFVJM (auxílio creche, auxílio emergencial, auxílio material pedagógico, auxílio manutenção e a bolsa integração) têm estes benefícios mantidos dentro da normalidade.