Perguntas Frequentes

 

A realização dos EPOs fundamenta-se em qual legislação?

Os EPOs fazem parte das diretrizes em Saúde Bucal para a Promoção da Saúde do Servidor Público Federal, instituídas pela Portaria Normativa nº 6, de 23 de outubro de 2012, da Secretaria de Gestão Pública, do antigo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Qual servidor tem direito a realizar os EPOs?

Têm direito a realizar os EPOs todos os servidores ativos da UFVJM regidos pela Lei 8.112/1990; servidores da UFVJM nomeados exclusivamente para o exercício de cargos em comissão; e empregados públicos anistiados que retornaram à Administração Pública Federal, lotados na UFVJM.

Qual será o período de realização dos EPOs?

O período de realização dos EPOs será contínuo ao longo do ano, conforme adesão dos servidores ao programa e capacidade de atendimento por parte da Unidade SIASS da UFVJM.

No entanto, a periodicidade de realização pelos servidores será bienal, ou seja, se o servidor participar dos EPOs neste ano, deverá participar novamente daqui a dois anos.

Em qual local o servidor realizará os EPOs?

Inicialmente, os EPOs serão realizados em Diamantina e, posteriormente, em Teófilo Otoni.

Em Diamantina, no Campus I, na Clínica de Odontologia da Proace, os exames serão realizado pelos alunos do 9º e 10º períodos, sob a supervisão da odontóloga perita da Proace, Telma Geralda Andrade Rodrigues Câmara, que também é supervisora da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Odontologia/UFVJM e professora voluntária da disciplina de Odontologia Coletiva.

Em Teófilo Otoni, no Campus do Mucuri, pelo odontólogo perito da Proace, Igor Vieira Bracks.

Como os EPOs funcionarão nos outros campi da UFVJM?

Nos demais campi, estão sendo verificadas formas alternativas de atendimento, em razão da inexistência de consultório odontológico e profissionais necessários para a realização da ação.

O servidor terá que compensar horário utilizado para realizar os EPOs?

Não. A realização dos EPOs ocorrerá no horário de expediente, sem qualquer ônus ou necessidade de compensação de horários por parte dos servidores.

Como serão realizados os EPOs?

Será realizada a análise das respostas fornecidas no Questionário de Saúde Geral, bem como a avaliação da saúde bucal do servidor, em consultório.

Os resultados serão comunicados por meio da emissão do Atestado Odontológico Ocupacional, que também conterá orientações individualizadas relativas à saúde bucal do servidor.

Como posso participar?

Para participar do Programa de Exames Periódicos Odontológicos, o servidor interessado deverá:

1) Acessar o Sistema de Serviços Online da Diretoria de Atenção à Saúde/Proace, por meio do endereço: proace.ufvjm.edu.br/dasa

2) Caso esteja acessando o sistema pela primeira vez, o servidor deverá clicar em “Cadastrar-se”, preencher todas as informações solicitadas, conferir se as informações foram fornecidas corretamente e clicar em “CONFIRMAR”.

3) Acessar o sistema utilizando o e-mail e senha cadastrados.

4) Localizar o cartão da Odontologia e clicar na opção “Aderir aos Exames Periódicos Odontológicos”.

5) Ler o Termo de Adesão e confirmar a participação, selecionando a opção “Entendi e aceito participar voluntariamente dos EPOs” e depois “CONFIRMAR”.

6) Após a confirmação o sistema registrará a adesão. O servidor deverá clicar na opção “Termo de Responsabilidade”, assinar o documento e entregá-lo no momento da realização dos EPOs.

7) Ao aceitar participar dos Exames Periódicos Odontológicos, o sistema direcionará automaticamente o servidor para o preenchimento obrigatório do Questionário de Saúde Geral do servidor. Todas as perguntas devem ser respondidas e, ao final, o servidor deverá registrar suas respostas clicando no botão “ENVIAR”.

8) Ao realizar o aceite e o preenchimento do Questionário de Saúde Geral, o sistema registrará a adesão do servidor ao Programa de Exames Periódicos Odontológicos.

Com base nos registros do Sistema, os odontólogos da Proace agendarão o exame em data e horário que serão informados por email (no endereço cadastrado no sistema) e que também ficarão disponíveis para visualização no cartão da Odontologia, na opção “Visualizar EPOs agendados/realizados”. Caso o servidor não tenham disponibilidade no dia e horário agendados, deverá entrar em contato com o Serviço de Odontologia para reagendar seu exame.

Os agendamentos serão feitos por ordem cronológica da adesão no Sistema de Serviços Online da Diretoria de Atenção à Saúde/Proace para todos aqueles que confirmarem a participação e também preencherem o Questionário de Saúde Geral.

O que devo levar no dia agendado para o exame?

O servidor deve comparecer no dia e horário agendados portando um documento de identificação e o Termo de Responsabilidade devidamente preenchido, assinado e datado.