facebook twitter
  • PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Programa Estudar

Qua, 11 de Maio de 2016 13:07

Com o intuito de auxiliar no processo de autoconhecimento e tornar a cidadania uma prática mais presente no cotidiano dos discentes da UFVJM, a PROACE (Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis) lança o PROGRAMA ESTUDAR.

Com o Programa Estudar o discente terá a oportunidade de participar de oficinas ministradas por profissionais da PROACE.

Levando em consideração que o papel da educação não se resume apenas a uma formação profissional, vinculada ao mundo do emprego, mas pensando no campo da educação como via de formação de sujeito e de efetivação de direitos, serão ofertadas no âmbito do Programa 03 Oficinas: “Orientação Profissional”; “Desenvolvimento Interpessoal” e “Educação Universitária e a Formação de Cidadãos”.

Através de um processo de autoconhecimento, conhecimento do mercado e das profissões, a Oficina Orientação Profissional tem como objetivo auxiliar os discentes em um direcionamento profissional que responda aos seus anseios, reduzindo com isso o risco de frustrações no âmbito profissional, além de desgaste emocional.

Já a Oficina Desenvolvimento Interpessoal busca incrementar a capacidade dos discentes em estabelecer e manter interações sociais produtivas e satisfatórias diante de diferentes interlocutores, situações e demandas. Habilidades essas, que se mostram fundamentais na formação de bons profissionais.

Com a Oficina Educação Universitária e a Formação de Cidadãos os objetivos que se pretendem alcançar são:

- Propiciar aos discentes discussões acerca do reconhecimento da educação como direito social e dever do Estado;

- Discutir a proteção social como um bem público para trabalhadores e suas famílias;

- Trabalhar alguns conceitos como universalidade, relação entre políticas públicas e direitos de cidadania; e

- Aprofundar na discussão acerca da participação e controle social.

Para cada oficina o Programa Estudar disponibilizará 15 vagas e poderão se inscrever nas oficinas os discentes que estiverem com matrícula ativa em qualquer um dos cursos de graduação da UFVJM.

Ao final das oficinas o discente que obtiver uma frequência de no mínimo 75% receberá um Certificado de Participação na Oficina.

O discente poderá se inscrever em mais de uma oficina, de acordo com o seu interesse.

Não perca, o período de inscrição é até 13 de Maio!!

Última atualização em Qui, 21 de Julho de 2016 17:59