Divisão de Apoio, Registro e Pesquisa de Preços

A  Divisão de Apoio, Pesquisa e Registro de Preços, compete:
I - Auxiliar no planejamento de compras de materiais de consumo e bens patrimoniais necessários às atividades da UFVJM;
II - Participar da elaboração e executar o cronograma de licitações e demais aquisições de bens e serviços da UFVJM;
III - Orientar os diversos setores da UFVJM quanto à forma de solicitação de novo cadastro de itens e requisições de compras de materiais de consumo e bens patrimoniais;
IV - Orientar os diversos setores da UFVJM para que ao solicitar o cadastro, as especificações de materiais de consumo e bens patrimoniais estejam de acordo com os critérios de sustentabilidade ambiental;
V - Orientar para que seja mantida a padronização das especificações dos materiais e bens patrimoniais;
VI - Efetuar em conjunto com a Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento/PROPLAN, a abertura e fechamento do cadastro de novo material;
VII - Receber os pedidos de cadastro de novos itens de consumo e bens patrimoniais dos diversos setores da UFVJM;
VIII - Cadastrar os itens de consumo e bens patrimoniais no sistema de cadastros da UFVJM;
IX - Gerenciar junto com a Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento/PROPLAN, a abertura e fechamento das Unidades Orçamentárias no sistema institucional, para a realização de requisições de compra consumo e permanente;
X - Receber as requisições de compras de materiais de consumo e bens patrimoniais dos diversos setores da UFVJM;
XI - Organizar as diversas requisições de compra de materiais de consumo e bens;
XII - Organizar as diversas requisições de compra de materiais de consumo e bens patrimoniais referentes ao cronograma, classificando os itens por elementos de despesa e similaridade (Plano de Contas SIAFI) montando os processos nos sistemas institucionais que serão encaminhados para a Divisão de Licitações;
XIII - Orientar os requisitantes acerca dos procedimentos para realização das pesquisas de preço para composição do preço de referência dos processos licitatórios de materiais de consumo e bens patrimoniais;
XIV - Receber as informações dos materiais lançados no Plano Anual de Contratações pelo setor responsável, para análise e elaboração do processo licitatório;
XV - Analisar as pesquisas de preço, conforme legislação vigente, e formar os preços de referência de acordo com os orçamentos encaminhados pelos requisitantes de compras;
XVI - Elaborar os termos de referência das aquisições de materiais de consumo e bens patrimoniais referentes ao cronograma de aquisições;
XVII - Inserir os Estudos Técnicos Preliminares, realizados pelos requisitantes, no sistema ETP Digital, referente ao cronograma de aquisições;
XVIII - Elaborar planilhas e gerar relatórios dos itens de cada pregão de materiais de consumo e bens patrimoniais;
XIX - Elaborar pesquisa de mercado para obter valor de referência dos itens de uso comum de controle da Divisão de Almoxarifado (itens de estoque), ficando as cotações dos itens dos demais contratos sob a responsabilidade dos gestores de atas e/ou dos requisitantes;
XX - Zelar para que as atividades sejam desenvolvidas de acordo com a legislação estabelecida pelos órgãos de controle e fiscalização;
XXI - Elaborar e auxiliar na elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), indicando as necessidades de capacitação para as Unidades;
XXII - Atender as demandas de materiais e serviços necessários a serem adquiridos para o bom desempenho das atividades da Unidade;
XXIII - Planejar a aquisição de materiais de consumo, equipamentos e softwares necessários ao desempenho das atividades da Unidade;
XXIV - Elaborar e encaminhar sugestões de cursos de capacitação dos servidores lotados na Unidade;
XXV - Zelar pelos equipamentos, máquinas, materiais permanentes ou de consumo, lotados na Unidade;
XXVI - Coordenar a atribuição e execução das solicitações de serviço encaminhadas aos setores pertencentes à Unidade;
XXVII - Controlar as atividades de pessoal da Unidade e suas atividades;
XXVIII - Coordenar a distribuição e/ou redistribuição dos servidores, lotados nas Unidades, em razão das especificidades necessidades;
XXIX - Apoiar e auxiliar na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional e Planejamento Estratégico Institucional, e monitorar as metas dos mesmos, dentro das competências da Unidade;
XXX - Propor ações destinadas à melhoria da eficiência, eficácia e efetividade das tarefas dos servidores das Unidades;
XXXI - Atuar de forma integrada com os demais setores da Administração Superior;
XXXII - Elaborar e propor políticas e diretrizes para o bom andamento das atividades da Unidade, bem como subsidiar o mapeamento dos processos;
XXXIII - Orientar os responsáveis pelas unidades e/ou setores que lhe são subordinadas;
XXXIV - Receber o público, prestando as informações e orientações sempre que solicitado, encaminhando ao local pretendido;
XXXV - Realizar estudos em conjunto com as unidades e/ou setores objetivando o aprimoramento de rotinas e processos das atividades desenvolvidas;
XXXVI - Orientar, acompanhar, supervisionar e controlar a aplicação de recursos financeiros sob sua responsabilidade,estimulando ações para o uso racional e destinação sustentável dos recursos utilizados na execução das atividades de aquisição de materiais, controle de pessoal, registro e movimentação de bens e serviços gerais;
XXXVII - Participar das ações de governança e gestão da instituição;
XXXVIII - Praticar os demais atos inerentes à área de atuação da Unidade;
XXXIX - Executar todas as demais funções não previstas neste instrumento, mas inerentes à Unidade, conforme determinação de órgãos superiores e legislação vigente.

 

Chefe da Divisão de Compras: Nelma Maria Ferreira
Telefone: (38) 3532-1258
VOIP: 3532-1258
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Horário de atendimento ao público: 8:00 às 11:00 e 14:00 às 17:00

Equipe:
Amanda Koch Andrade Farina - Campus JK
Aneli Dias Ferreira - Campus Mucuri
Carla Fernanda Paz Oliveira - Campus Unaí