• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

O Encontros Coletivo de Performance, o NELAS/UFVJM/CNPq, a Diretoria de Cultura e os cursos de Letras da UFVJM convidam para oficina

Oficina "Presença, desaparição, performance e as dramaturgias que faltam" com a professora a Dra. Carla Dameane da UFBA.

Dias: 18 e 19/12, segunda e terça
Local: a definir
Horário: 14 às 18 h
Vagas: 25

GRATUITO!

Seleção: Os interessados deverão enviar e-mail manifestando interesse pessoal e/ou profissional e disponibilidade de horário para participação integral na oficina para: encontroscoletivodeperformance@gmail.com

Obs: As vagas serão distribuídas pela ordem de recebimento dos e-mails.

OBJETIVOS:

a) Apresentar um panorama teórico sobre os estudos de teatro e de performance produzidos na América Latina e que fazem referência às produções culturais e cosmovisões de etnias pré-hispânicas.
b) Desenvolver competências interculturais a partir de exercícios teóricos e práticos contextualizados ao tema do minicurso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
As reflexões propostas neste minicurso partem de questionamentos que envolvem os estudos sobre o teatro e a performance produzidos na América Latina e que fazem referência às produções culturais e cosmovisões de etnias pré-hispânicas, assim como aos processos de transculturação pelos quais passaram durante o contexto de consolidação colonial, ao longo do processo de constituição dos estados nacionais e na contemporaneidade. O minicurso será conduzido pelo seguinte questionamento: é possível que no teatro e nas performances contemporâneas encontrem-se entrelaçados os dramas-rituais, estéticos e sociais de grupos étnicos? A partir de um conjunto exemplos procedentes de distintas regiões de nosso continente, ressalta-se a necessidade de pensarmos nas experiências das dramaturgias contemporâneas que, associadas à performance, recuperam e põem em cena os corpos ausentes de grupos étnicos exterminados ao longo da história de formação dos estados nacionais modernos e do momento por que atualmente passam os países do continente latino-americano.

A oficina será dividida em dois momentos:

18/12
a) Gestos de expressão e de criação: o estético nas representações pré-hispânicas.
b) Transculturação: arquivo e rasura nas artes coloniais.
c) Demonstrações.

19/12
a) O Teatro documento e o colecionismo como dispositivo criativo.
b) Performance art e guerrilha: repertórios, oralituras e escraches.
c) Demonstrações.

OBSERVAÇÃO: Será emitido certificado aos que concluírem 100% da atividade.