• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Proexc no combate a COVID-19

Para ajudar neste momento de pandemia a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura divulga as ações no enfrentamento a COVID-19. 

Projetos

Campanha de conscientização da comunidade sobre o uso e cuidados com máscaras caseiras para prevenção da COVID 19

Setor proponente: Departamento de Farmácia Bioquímica da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - DEFAR/ FCBS

Área temática: Saúde

Descrição: Nesta ação confeccionaremos máscaras de tecidos e faremos sua distribuição para a comunidade carente de Diamantina. Além disso faremos um informativo com as instruções de como utilizar as máscaras e como higienizá-las adequadamente. Diante do exposto, espera-se poder contribuir com a redução do número de pacientes positivados para a COVID-19. Sendo assim, considera-se a proposta de relevância clínica, científica e impacto social do tema.

Público alvo: aproximadamente 500 pessoas da população com baixo poder aquisitivo que receberão gratuitamente as máscaras faciais de uso não profissional para proteção individual. Beneficiado indiretamente: estima-se que aproximadamente 1.500 pessoas poderão ser impactadas por meio das ações extensionistas, uma vez que o efeito protetor das máscaras reduz a incidência da COVID-19.

Registro Sigproj: 354238.1864.302452.29042020

Eu também posso contribuir na luta contra a COVID-19?

Setor proponente: Departamento de Farmácia Bioquímica da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - DEFAR/ FCBS

Área temática: Educação

Descrição: Este projeto propõe uma interação entre o saber científico e a população buscando mobilizar a comunidade através de um plano de ação de educação em saúde para a adoção de técnicas viáveis de acordo com a realidade vivida que favorecem sua qualidade de vida e contribuam com a prevenção da COVID-19 em sua comunidade. Para isso, ações extensionistas serão apoiadas por metodologias de divulgação virtual. Para tanto, uma equipe compostas por estudantes e profissionais da educação e da saúde irão realizar a seleção e/ou confecção de material informativo e divulgação do mesmo em redes de conexão virtual.

Público alvo: Aproximadamente 200 pessoas que tenham acesso às redes sociais, compreendendo a comunidade acadêmica, discentes dos diversos cursos da UFVJM e servidores (concursados e terceirizados), e a comunidade externa.
Beneficiado indiretamente: estima-se que aproximadamente 1.000 pessoas poderão ser impactadas por meio das ações extensionistas, uma vez que a pessoa que teve acesso a informação clara e objetiva na rede social é um propagador dessa informação.

Registro Sigproj: 354468.1864.141898.04052020

O Curso de Graduação em Enfermagem/ UFVJM no combate à COVID-19

Área temática: Saúde

Descrição: A presente proposta abrange ações em saúde no município de Diamantina/ MG (e região) desenvolvidas por membros do Departamento de Enfermagem (e outros) da UFVJM para o combate à pandemia ao novo coronavírus, através da implementação de ações de saúde na prevenção e enfrentamento direcionados aos profissionais de saúde em todos os níveis de atenção e à comunidade em geral. A proposta de intervenção está dividida em várias frentes de trabalho, como assessoria, capacitação, doações, de acordo com as demandas levantadas pelas instituições de saúde e com as necessidades de orientação e prevenção para a comunidade em geral.

Público alvo: Cerca de 2250 profissionais de saúde, profissionais de serviços gerais, trabalhadores não ligados a saúde, grupos de risco, alunos de cursos da saúde, população em geral do município de Diamantina/ MG e região.

Registro Sigproj: 353334.1864.350624.03042020

Produção de álcool a 70% e outros saneantes domissanitários utilizando a estrutura instalada da Farmácia Universitária

Setor proponente: Departamento de Farmácia Bioquímica da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - DEFAR/ FCBS

Área temática: Saúde

Descrição: Considerando a emergência do COVID-19 como problema de saúde pública e as medidas necessárias a sua contenção, este projeto propõe disponibilizar os fatores de produção, infraestrutura, equipamentos e mão-de-obra, mediante a contrapartida de insumos e reagentes, para a manipulação magistral de produtos saneantes utilizados nas medidas de prevenção da Covid-19.
A presente proposta pretende disponibilizar estruturas física e tecnológica da Farmácia Universitária, mão-de-obra e capacitação técnica em Boas Práticas de Fabricação (BPF), mediante a contrapartida de insumos e reagentes, para a produção magistral de formulações de álcool a 70% (INPM), bem como outros produtos saneantes necessários para o enfrentamento da pandemia do COVID-19, no âmbito de abrangência da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Público alvo: Beneficiado diretamente: os produtos manipulados, objeto do presente projeto, atenderão a população da área de abrangência do Consórcio Intermunicipal de Saúde do alto Jequitinhonha – CISAJE, podendo ser distribuídos, também, pelas Prefeituras e sistema de saúde solicitantes e conveniadas beneficiando a população pertencente ao Cadastro Único. 
Beneficiado indiretamente: como ação de saúde, os produtos manipulados poderão beneficiar os profissionais que atuam na linha de frente na contenção do COVID-19 de todos os municípios de abrangência da UFVJM.

Registro Sigproj: 352767.1864.350484.30032020

Artes do Campus

Setor proponente: Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - DIC/PROEXC

Área temática: Cultura

Descrição: A presente proposta visa divulgar e fomentar os grupos artísticos e culturais da universidade. Nos diversos formatos como apresentações, oficinas, exposições, saraus , rodas de conversa, audições, espetáculos , as ações culturais e artísticas serão apresentadas para a comunidade acadêmica e externa. A Diretoria de Cultura - PROEXC pretende divulgar e apoiar essas ações que em muito contribuem para a desenvolvimento da arte tanto da comunidade acadêmica quanto a comunidade externa. Com o isolamento social em decorrência da Pandemia causada pela COVID-19, a proposta foi adaptada por uma versão on-line em formato de lives. Assim foi criado o Artes do Campus Live, sendo divulgadas as lives dos artistas participantes nas redes sociais da PROEXC-UFVJM. Em comemoração ao dia dos namorados em 12/06, o Artes do Campus teve a sua versão Artes do Campus in Love, contando com a participação de artistas e do Sarau da Odonto, também em formato digital.

Público alvo: Comunidade acadêmica e externa. Número estimado de público: 2800

Registro Sigproj: 53137.1864.60046.13112019


Eventos

Janelas para as artes

Setor proponente: Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - DIC/PROEXC

Área temática: Cultura

Descrição: Com a temática que perpassa pela Pandemia mas também nos abre para a perspectiva de um novo tempo, o Janelas para as artes ocorrerá de forma on-line em junho e julho de 2020. A programação consistirá de duas rodas de conversa e um recital artístico. Encontro artístico-cultural on-line aberto a todos os interessados pela temática, terá transmissão ao vivo pelos canais do Youtube da PROEXC UFVJM e IFNMG. Conta com a parceria do IFNMG- campus Diamantina e de setores da UFVJM

Público alvo: todos interessados pela temática da arte e cultura em tempos de pandemia. Estima-se cerca de 6500 pessoas.

Registro Sigproj: 356697.1864.60046.16062020


Semana da Engenharia do Campus do Mucuri - UFVJM 

Setor proponente:  Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia - ICET/UFVJM

Área temática: Cultura

Descrição: A Semana da Engenharia do Campus do Mucuri - UFVJM é um evento que objetiva aproximar os estudantes do mercado de trabalho e das novas tecnologias, além de estabelecer uma integração entre o terceiro setor e a UFVJM, contribuindo para a formação profissional dos discentes e dos demais participantes.

Público alvo: Alunos do ensino médio, de outras instituições de ensino superior e da comunidade em geral pertencente ao Vale do Mucuri e região. Estima-se em 1278 inscritos e com uma média de 247 pessoas, por palestra, assistindo simultaneamente.

Mais informações: Sengen

Campanhas nas redes sociais da PROEXC 

Fique bem com cultura

Setor proponente: Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - DIC/PROEXC

Área temática: Cultura

Descrição: A Diretoria de Cultura, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM, convida você a passar por este momento de distanciamento social apreciando a arte no conforto da sua casa. Durante a campanha Fique bem com cultura, divulgaremos nas redes sociais da PROEXC, ações, eventos e conteúdos culturais disponíveis on-line de forma gratuita.

Público alvo: todos interessados pela temática da arte e cultura, em tempos de isolamento social. Estima-se cerca de 2000 pessoas.

Editais culturais

Setor proponente: Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - DIC/PROEXC

Área temática: Cultura

Descrição: A Diretoria de Cultura, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM irá ajudar a divulgar nas redes sociais da PROEXC editais culturais que visam auxiliar com recursos financeiros os artistas de várias áreas a divulgarem os seus trabalhos e que precisam de um novo lugar para expressar sua arte ao público enquanto enfrenta a COVID-19. 

Público alvo: Todos interessados pela temática da arte e cultura em tempos de pandemia. Estima-se cerca de 2000 pessoas.


Projetos

Campanha de conscientização da comunidade sobre o uso e cuidados com máscaras caseiras para prevenção da COVID 19

Setor proponente: Departamento de Farmácia Bioquímica da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - DEFAR/ FCBS

Área temática: Saúde

Descrição:Nesta ação confeccionaremos máscaras de tecidos e faremos sua distribuição para a comunidade carente de Diamantina. Além disso faremos um informativo com as instruções de como utilizar as máscaras e como higienizá-las adequadamente. Diante do exposto, espera-se poder contribuir com a redução do número de pacientes positivados para a COVID-19. Sendo assim, consdera-se a proposta de relevância clínica, científica e impacto social do tema.

Público alvo: aproximadamente 500 pessoas da população com baixo poder aquisitivo que receberão gratuitamente as máscaras faciais de uso não profissional para proteção individual
Beneficiado indiretamente: estima-se que aproximadamente 1.500 pessoas poderão ser impactadas por meio das ações extensionistas, uma vez que o efeito protetor das máscaras reduz a incidência da COVID-19.

Registro Sigproj: 354238.1864.302452.29042020

Eu também posso contribuir na luta contra a COVID-19?

Setor proponente: Departamento de Farmácia Bioquímica da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - DEFAR/ FCBS

Área temática: Educação

Descrição: Este projeto propõe uma interação entre o saber científico e a população buscando mobilizar a comunidade através de um plano de ação de educação em saúde para a adoção de técnicas viáveis de acordo com a realidade vivida que favorecem sua qualidade de vida e contribuam com a prevenção da COVID-19 em sua comunidade. Para isso, ações extensionistas serão apoiadas por metodologias de divulgação virtual. Para tanto, uma equipe compostas por estudantes e profissionais da educação e da saúde irão realizar a seleção e/ou confecção de material informativo e divulgação do mesmo em redes de conexão virtual.

Público alvo: aproximadamente 200 pessoas que tenham acesso às redes sociais, compreendendo a comunidade acadêmica, discentes dos diversos cursos da UFVJM e servidores (concursados e terceirizados), e a comunidade externa.
Beneficiado indiretamente: estima-se que aproximadamente 1.000 pessoas poderão ser impactadas por meio das ações extensionistas, uma vez que a pessoa que teve acesso a informação clara e objetiva na rede social é um propagador dessa informação.

Registro Sigproj: 354468.1864.141898.04052020


O Curso de Graduação em Enfermagem/ UFVJM no combate à COVID-19

Setor proponente: Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - DEPENF/ FCBS

Área temática: Saúde

Descrição: A presente proposta abrange ações em saúde no município de Diamantina/ MG (e região) desenvolvidas por membros do Departamento de Enfermagem (e outros) da UFVJM para o combate à pandemia ao novo coronavírus, através da implementação de ações de saúde na prevenção e enfrentamento direcionados aos profissionais de saúde em todos os níveis de atenção e à comunidade em geral. A proposta de intervenção está dividida em várias frentes de trabalho, como assessoria, capacitação, doações, de acordo com as demandas levantadas pelas instituições de saúde e com as necessidades de orientação e prevenção para a comunidade em geral.

Público alvo: cerca de 2250 profissionais de saúde, profissionais de serviços gerais, trabalhadores não ligados a saúde, grupos de risco, alunos de cursos da saúde, população em geral do município de Diamantina/ MG e região.

Registro Sigproj: 353334.1864.350624.03042020


Produção de álcool a 70% e outros saneantes domissanitários utilizando a estrutura instalada da Farmácia Universitária

Setor proponente: Departamento de Farmácia Bioquímica da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - DEFAR/ FCBS

Área temática: Saúde

Descrição: considerando a emergência do COVID-19 como problema de saúde pública e as medidas necessárias a sua contenção, este projeto propõe disponibilizar os fatores de produção, infraestrutura, equipamentos e mão-de-obra, mediante a contrapartida de insumos e reagentes, para a manipulação magistral de produtos saneantes utilizados nas medidas de prevenção da Covid-19.
A presente proposta pretende disponibilizar estruturas física e tecnológica da Farmácia Universitária, mão-de-obra e capacitação técnica em Boas Práticas de Fabricação (BPF), mediante a contrapartida de insumos e reagentes, para a produção magistral de formulações de álcool a 70% (INPM), bem como outros produtos saneantes necessários para o enfrentamento da pandemia do COVID-19, no âmbito de abrangência da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Público alvo: Beneficiado diretamente: os produtos manipulados, objeto do presente projeto, atenderão a população da área de abrangência do Consórcio Intermunicipal de Saúde do alto Jequitinhonha – CISAJE, podendo ser distribuídos, também, pelas Prefeituras e sistema de saúde solicitantes e conveniadas beneficiando a população pertencente ao Cadastro Único. 
Beneficiado indiretamente: como ação de saúde, os produtos manipulados poderão beneficiar os profissionais que atuam na linha de frente na contenção do COVID-19 de todos os municípios de abrangência da UFVJM.

Registro Sigproj: 352767.1864.350484.30032020


Artes do Campus

Setor proponente: Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - DIC/PROEXC

Área temática: Cultura

Descrição: A presente proposta visa divulgar e fomentar os grupos artísticos e culturais da universidade. Nos diversos formatos como apresentações, oficinas, exposições, saraus , rodas de conversa, audições, espetáculos , as ações culturais e artísticas serão apresentadas para a comunidade acadêmica e externa. A Diretoria de Cultura - PROEXC pretende divulgar e apoiar essas ações que em muito contribuem para a desenvolvimento da arte tanto da comunidade acadêmica quanto a comunidade externa. Com o isolamento social em decorrência da Pandemia causada pela COVID-19, a proposta foi adaptada por uma versão on-line em formato de lives. Assim foi criado o Artes do Campus Live, sendo divulgadas as lives dos artistas participantes nas redes sociais da PROEXC-UFVJM. Em comemoração ao dia dos namorados em 12/06, o Artes do Campus teve a sua versão Artes do Campus in Love, contando com a participação de artistas e do Sarau da Odonto, também em formato digital.

Público alvo: comunidade acadêmica e externa. Número estimado de público: 2800

Registro Sigproj: 53137.1864.60046.13112019