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Notícias importantes da PROGRAD



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Listas de formandos de 2020/2

Sex, 29 de Outubro de 2021 15:53

A lista e formandos de 2020/2 está atualizada com os cursos de graduação cuja colação de grau oficial ocorrerá em 08/11/2021em horários específicos de acordo com cada unidade acadêmica.

Para se informar sobre os horários de cada Unidade Acadêmica, o formando deve entrar em contato com a Secretaria da Unidade Acadêmica.
icon Formandos 2020/2

As informações sobre a solenidade de cada Colação de Grau remota serão enviadas aos formandos pela Diretoria da Unidade Acadêmica, pela DEPEX e/ou Comissão responsável em cada campus.

Última atualização em Ter, 02 de Novembro de 2021 01:42
 
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Prograd divulga Cronograma e Orientações para a Moniroria Voluntária 2021/1

Prograd divulga o cronograma e as orientações para quem deseja participar do Programa de Monitoria Voluntária em 2021/1.

 
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Prograd divulga - Capacitação do Programa de Monitoria

A Prograd através da Divisão de Assuntos Acadêmicos, publica as Capacitações realizadas com os Monitores e com os Professores Supervisores.

 
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Formandos EaD 2021/1

Qua, 18 de Agosto de 2021 14:23
 
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Enade 2021

Sex, 16 de Julho de 2021 00:20

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES – Enade

Legislações:

icon Lei nº 10.861 de 2004 - Institui o SINAES
icon Portaria Normativa nº 840/2018
icon Portaria nº 494, de 08 de julho de 2021


1. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, na edição do ano de 2021, será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos vinculados às seguintes áreas de avaliação, referentes ao ano II do ciclo avaliativo previsto pelo art. 40 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018:

 I - áreas relativas ao grau de licenciatura:

Ciências Biológicas

Educação Física

Física

Geografia

História

Letras - Português e Espanhol

Letras - Português e Inglês

Matemática

Pedagogia

Química

 II - áreas relativas ao grau de bacharel:

Educação Física

Sistemas de Informação

2. Confira aqui o Edital 36, de 12 de julho de 2021 e o cronograma do Enade/2021.

2.1 Acesse a RETIFICAÇÃO - Edital 36/2021

3. Relação de estudantes inscritos Enade 2021

4. Orientações ao Estudante Concluinte Inscrito no Enade

5. Enade UFVJM 2021


6. Tutorial de cadastro do estudante
 

7. icon Locais de Prova Enade 2021alt - listas atualizadas em 12/11/2021

 
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Prograd atualiza o link das listas de formandos de 2020/1

Seg, 12 de Julho de 2021 17:22

A Pró-Reitoria de Graduação atualizou o link das listas de formandos aptos à 2ª colação de grau do semestre letivo 2020/1: 2ª colação de grau oficial de 2020/1 - cursos presenciais.

A colação de grau ocorrerá em 19/07/2021 em horários específicos de acordo com cada unidade acadêmica. Para se informar sobre os horários de cada Unidade Acadêmica, o formando deve entrar em contato com a Secretaria da Unidade e acessar: Colações de Grau em Diamantina.

Última atualização em Qua, 14 de Julho de 2021 11:43
 
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Prograd divulga Orientações para o preenchimento do Anexo I - Termo de Compromisso da Monitoria.

De acordo com a Resolução CONSEPE, nº 6 de 26 de março de 2021, que estabelece normas para o Programa de Monitoria, no que tange a  admissão do monitor, dispõe:

“Art. 30 No ato da admissão, o discente deverá enviar à unidade acadêmica/diretoria, no prazo estabelecido em cronograma específico, o Termo de Compromisso do Monitor (Anexo I) devidamente preenchido e assinado."

  • O termo de compromisso está disponível na home da Prograd, em formulário próprio, que deverá ser preenchido, assinado pelo discente e encaminhado (por e-mail) para o Professor(a) Supervisor(a), que por sua vez, assinará e encaminhará para a Direção da Unidade Acadêmica ou Coordenação do Curso, para que seja inserido ao Processo SEI!, logo após o resultado final do processo seletivo (30/06/2021). O monitor bolsista deverá encaminhar cópia de documento bancário que comprove que é o titular da conta.

  • Os monitores voluntários também deverão preencher o termo de compromisso, exceto as seções referentes ao valor da bolsa e dos dados bancários.

Os períodos a serem preenchidos estão indicados abaixo. Ressalta-se que o intervalo se refere ao semestre letivo de 2020/2, dos cursos não modulares e modulares. 

Cursos não modulares: início 05/07/2021 - término 23/09/2021

Cursos modulares: início 05/07/2021 - término 29/09/2021

Conforme cronograma da monitoria, o monitor deverá encaminhar o Anexo I (Termo de Compromisso)  para o Professor Supervisor, no período de 30/06 a 02/07/2021.

OBS: A data de início da monitoria poderá ser alterada de acordo com o início das atividades, entretanto, o término deverá permanecer como mencionado acima.

O anexo está em formato de formulário editável, dessa forma, deverá ser preenchido digitalmente.

As dúvidas referentes ao Programa de Monitoria deverão ser encaminhadas para a DAA do Campus responsável.

 
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Prograd divulga evento organizado pelo PET Odontologia

Prograd divulga evento organizado pelo PET Odontologia.

O evento será ao vivo, aberto a toda comunidade acadêmica e também a comunidade externa, transmitido pelo canal do YouTube. 

 
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PROGRAD divulga programação da Recepção à comunidade acadêmica da UFVJM - 2020/2



Última atualização em Sex, 11 de Junho de 2021 20:43
 
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Proposta de nova organização administrativa e pedagógica da Prograd prevê lotação de pedagogos e técnicos em assuntos educacionais nessa pró-reitoria

Qui, 10 de Junho de 2021 15:25

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) vêm, por meio desta nota, informar à comunidade acadêmica sobre o processo de lotação de todos os servidores ocupantes dos cargos de pedagogo e técnico em assuntos educacionais na Prograd.

A Pró-Reitoria de graduação é o setor na UFVJM responsável pela política de ensino de graduação, pela supervisão e acompanhamento dos 51 cursos de graduação (46 presenciais e 5 EaD) e pelo gerenciamento do sistema acadêmico.

Desde o início do exercício da atual gestão da UFVJM, o reitor vem demonstrando a necessidade de atualização do Regimento Interno da Prograd. Recentemente, houve reuniões internas com a gestão e demais servidores da Prograd para discutir sua reorganização administrativa e, posteriormente, apresentar proposta de atualização de seu Regimento Interno e organização administrativa no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e no Conselho Universitário (Consu), de acordo com o disposto no inciso VI, do Artigo 12, do Estatuto da UFVJM:

Compete ao Consu:
VI- criar, desmembrar, fundir e extinguir Pró-Reitorias e Unidades Acadêmicas, assim como outras estruturas ou órgãos da UFVJM, mediante parecer do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, quando couber;

Houve uma proposta de Regimento Interno que chegou a ser pautada em reunião do Conselho de Graduação, mas não chegou a ser apreciada em função de demandas mais urgentes. Destaca-se que tal proposta, desde então, evoluiu.
A proposta atual prevê:

  1. criação de uma Diretoria de Avaliação e Inovação e reorganização de suas divisões, com o intuito de melhorar nossos indicadores acadêmicos e fornecer apoio permanente aos coordenadores de curso, Núcleos Docentes Estruturantes, colegiados de curso, docentes e discentes com mais qualidade e eficiência; 
  2. extinção das Divisões de Ensino, Pesquisa e Extensão de Janaúba e Unaí e da Diretoria de Graduação do Mucuri.

A organização será centralizada na Prograd, mas de forma integralizada e com execução descentralizada em todos os campi.

Com essa reestruturação, alcançaremos, entre outros objetivos:

i. uniformizar e integrar ações das unidades que compõem a Prograd;  

ii. proporcionar os meios para melhorar o seu desempenho e otimizar a utilização dos recursos disponíveis, de modo a oferecer aos coordenadores de curso, docentes e discentes apoio permanente e com maior qualidade nas ações;

iii. assegurar a continuidade dos processos de organização e inovação;

iv. assessorar permanentemente os Núcleos Docentes Estruturantes ;

v. analisar e propor intervenções por meio de projetos e programas de ensino;

vi. realizar acompanhamento efetivo de egressos;

vii. uniformizar orientações e assessorar os coordenadores de estágio;

viiii. participar de programas de mobilidade nacional em rede;

ix. capacitar docentes e discentes em relação a novas tecnologias educacionais;

x. realizar formação docente permanente;

xi. avaliar, analisar, propor intervenções e acompanhar docentes e discentes;

xii. melhoria dos indicadores de qualidade de ensino na UFVJM.

Com esse intuito, foi realizada uma reunião no dia 26/5 (com a gestão da Prograd) e no dia 27/5 (com todos os servidores da Prograd) para ouvir e acolher contribuições.  Em 28/5, às 10h, foi realizada uma reunião com os coordenadores de curso, técnicos em assuntos educacionais (TAEs) e pedagogos da UFVJM para tratarmos da proposta de nova estrutura da Prograd e necessidade de apoio dos  TAEs e pedagogos nesse processo. Nessa reunião, foi apresentada a proposta de reestruturação da Prograd e o reconhecimento dessa necessidade.

Para que essa proposta seja executada, a Prograd não dispõe de TAEs e pedagogos suficientes, haja vista que a maioria desse conjunto encontra-se em algumas pró-reitorias e diretorias vinculadas à reitoria e em algumas unidades acadêmicas.

Com relação aos TAEs distribuídos nas unidades acadêmicas, conforme Art. 35 do Regimento Geral da UFVJM, as Unidades Acadêmicas são órgãos responsáveis pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão em uma ou mais áreas de conhecimento, observando o princípio que veda a duplicidade de meios para fins idênticos ou equivalentes, sendo administradas por seus respectivos Diretores. A Pró-Reitoria de Graduação entende que as unidades acadêmicas não podem realizar, sob coordenação de seu diretor, atribuições que são da Prograd.

É necessário frisar que atividades voltadas especificamente para o ensino ou para o tripé ensino, pesquisa e extensão serão mantidas pelos TAEs e pedagogos, ainda que estejam lotados na Prograd. As outras atividades desenvolvidas por esse pessoal serão mantidas por servidores remanejados ou contratação de novos serviços.

Antes de qualquer lotação em alguma divisão da Prograd, a Progep realizará a análise do perfil profissional de cada servidor e enviará uma solicitação aos diretores das unidades acadêmicas para realizarem o levantamento de demandas concernentes a atividades auxiliares, instrumentais, acessórias ou de apoio administrativo, que poderão ser realizadas por funcionários terceirizados.

A Pró-Reitoria de Graduação, desde já, manifesta apreço e admiração pelos profissionais da educação, reconhece seu valor e os acolhe para melhorarmos juntos nossas ações e sermos atores ativos na construção de uma UFVJM que desenvolva a sua missão por meio de um ensino superior de alto padrão de qualidade.

Diamantina, 10 de junho de 2021.

 
Pró-Reitoria de Graduação                                                    Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

 

 


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