Programa Residência Pedagógica

 

O Programa Institucional de Residência Pedagógica da UFVJM tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientadas por um docente da sua Instituição Formadora. Desta forma, com a residência o licenciando tem a oportunidade  de refletir sobre a prática, as dificuldades do ensino e as possíveis soluções para melhorias na educação, em um espaço ampliado comparado ao vivenciado nos estágios supervisionados.

O RP atualmente contempla 144 bolsistas de oito cursos de licenciaturas, distribuídos em 11 escolas-campo localizadas em Diamantina, uma em Teófilo Otoni e uma no município de Itamarandiba. Nas escolas-campo, 18 professores atuam como preceptores.

Entre os objetivos do programa, estão o incentivo à formação de docentes em nível superior para a educação básica e a promoção da adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

 

Residência Pedagógica - 2022

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/UFVM - A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal dos Vales do JequitinhonhaeMucuri (UFVJM), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para seleção de professores da educação básica da rede pública para atuar como preceptores no ProgramaInstitucional de Residência Pedagógica.

 

Estão abertas as inscrições para a formação de cadastro de reserva de Preceptores do Programa de Institucional de Residência Pedagógica, nos termos da Portaria CAPES nº 82, de 26 de abril de 2022.

 

Estão abertas as inscrições para a formação de cadastro de reserva de Residentes do Programa Institucional de Residência Pedagógica, nos termos da Portaria CAPES, nº 82, de 26 de abril de 2022.