Projetos Proae 2014-2015

Relação de Projetos:

1. Combate à retenção nas disciplinas de física usando como apoio o aprendizado de matemática nos cursos básicos de álgebra linear, funções de uma variável, funções de várias variáveis, equações diferenciais e o nivelamento.

2. Desenvolvimento e avaliação de métodos e modelos alternativos para o ensino de anatomia animal e fisiologia animal em substituição à utilização de animais nas práticas de ensino.

3. Aplicação da geometria espacial em ambientes multivariados

4. Apadrinhamento dos calouros na UFVJM Campus JK, Campus Mucuri, Campus Unaí e Campus Janaúba.

5. Estudo de conteúdos do ensino médio e fundamental e desempenho na Universidade

6. Laboratório de produção de conteúdos educacionais

7. Práticas Educacionais de Histologia

8. Uso de modelos de simulação hidrológica no ensino de manejo de bacias hidrográficas

9. Elaboração de laminário histológico vegetal como forma de incentivo ao aprendizado de anatomia vegetal

10. O uso de software livre e de rede social no ensino de cálculo e física

11. Matemática básica: ensino de tópicos da matemática do ensino médio como auxílio à disciplina de nivelamento do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia

12. Programa de nivelamento discente nos períodos iniciais da licenciatura em Matemática da UFVJM

13. Oficinas de leitura dos clássicos das Ciências Econômicas

14. O Solo na Universidade - ICA/UFVJM

15. Análise de conjuntura econômica

16. Programa de tutoria do curso de Ciências Agrárias: citologia e histologia e evolução dos seres vivos e ecologia

17. Elaboração de materiais didático-pedagógicos para fundamentação de conceitos apresentados nas disciplinas reatores químicos e reatores químicos 2 - protocolos para aulas práticas

18. Primeiros passos: tutoria para alunos de fundamentos de matemática

19. Oficina agrícola didática do ICA/UFVJM

20. A física do universo em grande escala: um estudo de relatividade e cosmologia em nível introdutório

21. Vamos ensinar citologia brincando

22. Reforço ao Cálculo I

23. Uso de mapas conceituais na avaliação continua de discentes

24. Produção de material didático para as disciplinas de álgebra linear e geometria analítica aplicadas às Ciências Agrárias

25. O número, a continuidade e o limite: a proposta logicista de Bertrand Russell na introdução à filosofia da matemática (segmento ensino-pesquisa)

26. Novas tecnologias no ensino de psicologia para futuros professores

27. Modelagem Matemática com estratégia de ensino das disciplinas: álgebra linear e função de uma variável

28. Desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem na educação superior

29. Programa de tutoria do curso de Ciências Agrárias: geometria analítica e algebra linear e quimica geral e analítica

30. Utilização de metodologias participativas aplicadas ao ensino

31. Laboratório digital de sistemas térmicos: modelagem e simulação de equipamentos e máquinas térmicas

32. Lab.Escrib@: laboratório virtual de escrita acadêmica – Português/Inglês

33. Empregabilidade e desenvolvimento de mídias em auxílio à graduação “Um combate à evasão e retenção e uma visão do mercado de trabalho” PARTE II

 

Título do Projeto:

Combate à retenção nas disciplinas de física usando como apoio o aprendizado de matemática nos cursos básicos de álgebra linear, funções de uma variável, funções de várias variáveis, equações diferenciais e o nivelamento.

Objetivo(s):

1. Diminuir a retenção e evasão nas disciplinas de Física e Matemática do ciclo básico;

2. Aprimorar o nível de conhecimento do aluno em disciplinas do ensino médio para um bom acompanhamento das disciplinas do BCT. 

3. Estimular ações no sentido de melhoria de aprendizado através de algumas práticas pedagógicas como a tutoria.

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT

Número de Registro (DAP):

001.2.001.2014

Coordenador(es):

Alexandre Gutenberg da Costa M

Contato:

alex.gutenberg@ict.ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Desenvolvimento e avaliação de métodos e modelos alternativos para o ensino de anatomia animal e fisiologia animal em substituição à utilização de animais nas práticas de ensino.

Objetivo(s):

Objetivos Gerais:

Estimular e auxiliar os alunos do curso de Zootecnia no estudo e desenvolvimento de metodologias, modelos, softwares para o processo de ensino-apredizagem e que promovam

a redução, substituição e mesmo aprimoramento da utilização de animais para as aulas práticas de anatomia e fisiologia animal do curso. Avaliar a percepção da utilização de modelos alternativos desenvolvidos pelos próprios alunos no processo de ensino de anatomia e fisiologia animal em substituição à utilização de animais. Desenvolver um senso crítico e de respeito à vida animal dos animais como seres sencientes e dignos de respeito.

Objetivos Específicos:

Orientar alunos na disciplina de anatomia animal na confecção de modelos, moldes, escavações didáticas buscando esqueletos de animais para confecção de esqueletos articulados.

Diminuição do uso de cadáveres de animais fixados com formaldeído, que sabidamente é cancerígeno e irritante das vias nasais e oculares, por meio da utilização de modelos didáticos.

Orientar alunos na disciplina de fisiologia animal para produção de modelos didáticos aplicados à demonstração do funcionamento dos processos fisiológicos dos animais e suas variações nas diversas espécies.

Estimular os alunos à participarem da vida acadêmica tanto no ensino e pesquisa e nas apresentações de seus trabalhos em eventos científicos. Maior tempo de permanência nos laboratórios.

Analisar e buscar validar a substituição dos métodos tradicionais pelas metodologias alternativas de ensino-aprendizagem.

Unidade Acadêmica:

Faculdades de Ciências Agrárias - FCA

Número de Registro (DAP):

002.2.001.2014

Coordenador(es):

Alexandro Aluísio Rocha

Contato:

alexandrorocha@yahoo.com

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Aplicação da geometria espacial em ambientes multivariados

Objetivo(s):

O objetivo geral deste projeto é a melhoria da prática pedagógica, utilizando como método, o estudo contextualizado da geometria, com uso de laboratório e materiais manipuláveis, ou seja, o uso da experimentação como um recurso com a finalidade de desenvolver nos alunos a capacidade de melhorar o entendimento da Geometria Espacial. Visando dessa forma a diminuição do índice de retenção nas disciplinas de Funções de uma Variável, Funções de varias Variáveis, Álgebra Linear, Fenômenos Mecânicos, Mecânica dos Sólidos, Resistência dos Materiais, entre outras.

Os objetivos específicos são: promover debates, oficinas é motivar o aluno por meio de atividades com uso de recursos como vídeo, laboratório e resolução de problemas práticos e contextualizados, a fim de despertar o interesse pelo conhecimento geométrico e assim, desenvolver e melhorar suas habilidades matemáticas para solucionar problemas nas mais diversas áreas do conhecimento.

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia - ICET

Número de Registro (DAP):

003.2.001.2014

Coordenador(es):

Carlos Henrique Alexandrino

Contato:

carlos.alexandrino@ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Apadrinhamento dos calouros na UFVJM Campus JK, Campus Mucuri, Campus Unaí e Campus Janaúba.

Objetivo(s):

- Implantar em todos os cursos o projeto de apadrinhamento de calouros. Em todos os

campi.

- Facilitar a permanecia dos alunos ingressantes na UFVJM.

- Diminuir os índices de retenção e evasão na UFVJM.

- Integrar os discentes (calouros) ingressantes ao corpo discente veterano;

- Facilitar a transmissão de experiências aos discentes ingressantes;

- Criar tradição para o evento.

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT

Número de Registro (DAP):

004.2.001.2014

Coordenador(es):

Carlos Ignácio

Contato:

carlos.ignacio@ict.ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Estudo de conteúdos do ensino médio e fundamental e desempenho na Universidade

Objetivo(s):

Geral:

Reduzir o índice de retenção e melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de funções de uma variável;

Específico:

- Reduzir o formalismo matemático em conteúdos do ensino médio e do curso BC&T;

- Orientar o estudo dos alunos que apresentam deficiências de formação na matemática do ensino médio;

- Estimular os alunos repetentes e/ou com dificuldades de aprendizagem;

- Proporcionar aos alunos bolsistas a oportunidade de usar o software Latex.

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT

Número de Registro (DAP):

005.2.001.2014

Coordenador(es):

Carolina Cruz Mendes Buosi

Contato:

mendes.carolina@ict.ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Laboratório de produção de conteúdos educacionais

Objetivo(s):

Objetivo Geral:

Desenvolver e apoiar projetos oriundos dos diferentes institutos da universidade que demandem a construção de conteúdos educacionais.

Objetivos Específicos:

Desenvolver projetos para produção de conteúdos educacionais e materiais didáticos para educação a distância e presencial dando ênfase na utilização das tecnologias da informação e comunicação para incrementar os processos de ensino aprendizagem a partir de diferentes formatos (impresso, áudio, vídeo, gráfico, etc.).

Capacitar docentes e técnicos da UFVJM para produção de conteúdos educacionais e materiais didáticos para os cursos de graduação presencial e a distância baseadas nas mais avançadas tecnologias da comunicação e informação.

Disponibilizar os materiais produzidos através do sistema integrado para elaboração e armazenamento da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Unidade Acadêmica:

Diretoria de Educação Aberta e a Distância - DEAD

Número de Registro (DAP):

006.2.001.2014

Coordenador(es):

Claudio Marinho

Contato:

claudio.marinho@ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Práticas Educacionais de Histologia

Objetivo(s):

Gerais

- Contribuir para a popularização da ciência e inclusão sócio-cultural dos estudantes, professores e público em geral das escolas atendidas pelo projeto;

- Contribuir na melhoria do ensino da Ciência, em particular da Histologia, através da aplicação de uma metodologia de ensino, calcada nos princípios do Método Científico.

- Proporcionar aos estudantes de Graduação (executores do projeto) a vivência em escolas, como possíveis locais de atuação profissional.

Específicos

-Estimular o desenvolvimento do espírito crítico, na busca de formar cidadãos preparados para a realidade contemporânea.

-Exercitar nos estudantes de Graduação (executores do projeto) a capacidade de expor o tema de Histologia para estudantes de diversas faixas etárias e níveis de escolaridade.

-Contribuir na formação dos alunos de graduação, futuros profissionais na área de Educação

- Instigar o raciocínio e a reflexão sobre os fenômenos naturais, ensinando os estudantes a questionar o mundo que os cerca.

- Estimular a percepção da importância e despertar curiosidade por temas como composição celular,

tipos básicos dos tecidos animais e sua importância na constituição do corpo dos animais e do ser humano.

- Possibilitar aos professores, estudantes e o público em geral um contato direto com equipamentos laboratoriais, ausentes em suas escolas.

Unidade Acadêmica:

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS

Número de Registro (DAP):

007.2.001.2014

Coordenador(es):

Cristiane Tolentino Machado

Contato:

cristiane.tolentino@gmail.com

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Uso de modelos de simulação hidrológica no ensino de manejo de bacias hidrográficas

Objetivo(s):

Objetivo Geral:

- Incentivar a utilização de modelos e simulações hidrológicas pelos discentes do curso de engenharia florestal da UFVJM.

Objetivos Específicos:

- produzir materiais didáticos para o desenvolvimento de atividades práticas de modelagem hidrológica e divulgá-los para a comunidade acadêmica do curso de engenharia florestal da UFVJM.

- Incentivar o envolvimento dos alunos na disciplina pelo uso de modelos e simulações hidrológicas aplicadas ao manejo de bacias hidrográficas.

- Estimular os alunos a trabalharem com modelagem no manejo de bacias hidrográficas, o que poderá ser um caráter diferencial no desenvolvimento profissional destes estudantes.

- Incentivar o envolvimento dos alunos em pesquisa sobre o uso de modelos e simulações hidrológicas aplicadas ao manejo de bacias hidrográficas.

Unidade Acadêmica:

Faculdades de Ciências Agrárias - FCA

Número de Registro (DAP):

008.2.001.2014

Coordenador(es):

Cristiano Christófaro Matosinhos

Contato:

cristiano.christofaro@ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Elaboração de laminário histológico vegetal como forma de incentivo ao aprendizado de anatomia vegetal

Objetivo(s):

Objetivo geral: elaboração de laminário histológico vegetal de referência que possa atender a todos os cursos de graduação da UFVJM-caipus Diamantina, que possuam conteúdo de anatomia vegetal em sua grade curricular.

Objetivos específicos:

- levantar o conteúdo de anatomia vegetal abordado nos diferentes cursos da UFVJM que abordam. esse tema;

- coletar espécies de plantas tipicamente utilizadas na produção de Iam nário didático; produzir lâminas histológicas a partir de amostras vegetais oriundas dos diferentes órgãos (raiz, caule, folha, flor);

- organizar um laminário de referência padrão.

Unidade Acadêmica:

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS

Número de Registro (DAP):

009.2.001.2014

Coordenador(es):

Dayana Maria Teodoro Francino

Contato:

dayanafrancino@yahoo.com.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

O uso de software livre e de rede social no ensino de cálculo e física

Objetivo(s):

Gerais:

-Melhorar a qualidade da aprendizagem em disciplinas do curso de Ciência e Tecnologia, campus do Mucuri, especialmente Funções de Uma Variável, oferecida no primeiro período do curso e Fenômenos Mecânicos, disciplina do segundo período;

- Possibilitar aos discentes do curso a relação entre o uso eficiente da tecnologia e as diferentes práticas pedagógicas;

- Produzir material de apoio, em forma de modelagens com softwares livres, que contribua positivamente no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo trabalhado em sala de aula;

- Cooperar com o desenvolvimento intelectual do discente por meio de cursos que estimulem a leitura e interpretação de textos e materiais indicados pela coordenadora do projeto.

Específicos:

Oferecer aos discentes do primeiro período do curso de Ciência e Tecnologia cursos regulares sobre o uso do GeoGebra como ferramenta auxiliar à disciplina Funções de Uma Variável;

Estreitar os laços entre os discentes da disciplina Funções de Uma Variável, com o auxílio do grupo de estudos denominado “Minicurso Geogebra”, criado na rede social Facebook, para troca de conhecimento entre os alunos a respeito do uso desse software no ensino dessa disciplina;

Oferecer aos discentes do curso de Ciência e Tecnologia, como forma de estimular o estudo diverso e a leitura produtiva, cursos regulares sobre diferentes temas de interesse, como Uso de Softwares Livres, Elementos de Astrofísica, Cosmologia, Buracos Negros, Aplicações da Mecânica Analítica nas Engenharias etc;

- Incentivar o uso efetivo e produtivo do computador por parte dos discentes, como forma de apoio a aprendizagem, especialmente nas disciplinas de física e matemática;

- Buscar minimizar o efeito do baixo rendimento acadêmico na disciplina Fenômenos Mecânicos pelo uso do recurso tecnológico, estimulando a construção de modelos produzidos no GeoGebra;

- Auxiliar os discentes na produção de modelos computacionais que descrevam problemas de Mecânica Clássica com o uso do GeoGebra, com oferta de cursos regulares;

- Publicar todos os resultados obtidos com o GeoGebra e outros softwares no sítio do GESE (gese.mucurilivre.org) como forma de estimular o uso do software livre;

- Utilizar a rede mundial de computadores, especificamente a rede social Facebook, como prática pedagógica de ensino, com o docente agindo como mediador nas discussões de temas relacionados aos conteúdos estudados em sala de aula, contribuindo dessa forma para minimizar o efeito do distanciamento entre o professor e o aluno, característico de turmas muito grandes.

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia - ICET

Número de Registro (DAP):

010.2.001.2014

Coordenador(es):

Déborah Faragó Jardim

Contato:

deborah.farago@ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Matemática básica: ensino de tópicos da matemática do ensino médio como auxílio à disciplina de nivelamento do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia

Objetivo(s):

Gerais:

- Ampliar a participação dos alunos de graduação no processo educacional, nas atividades relativas ao ensino e na vida acadêmica da Universidade, através da ação direta dos bolsistas no ensino de tópicos de Matemática Básica.

- Contribuir com a dinamização do processo de ensino com a reformulação da metodologia usada até então na disciplina de Nivelamento.

Específicos:

- Diminuição da Retenção e Evasão nas disciplinas de Nivelamento e principalmente nas disciplinas de Funções de Uma Variável e Álgebra Linear, do primeiro período do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T/ICT).

- Apresentar uma comunicação interna a UFVJM com os resultados.

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT

Número de Registro (DAP):

011.2.001.2014

Coordenador(es):

Douglas Frederico Guimarães Santiago

Contato:

douglas.santiago@ict.ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Programa de nivelamento discente nos períodos iniciais da licenciatura em Matemática da UFVJM

Objetivo(s):

Geral:

Estudar as causas do grande número de reprovações nas disciplinas de fundamentos de matemática elementar 1 e fundamentos de matemática elementar 2 e apresentar soluções que auxiliem os professores e alunos no processo de ensino aprendizagem.

Específicos:

- Levantar de dados, através de questionários, sobre as causas do alto índice de reprovação nas disciplinas de fundamentos matemática elementar 1 e fundamentos de matemática elementar 2;

- Aplicar testes para detectar as principais deficiências dos alunos que iniciam as disciplinas  fundamento de matemática elementar 1 e fundamentos de matemática elementar 2

- Realizar pesquisa bibliográfica sobre metodologias que se adequem a realidade dos acadêmicos do curso de matemática;

- Oferecer monitorias no turno noturno, utilizando as janelas existentes no horário do primeiro período;

- Criar material didático direcionado e disponibiliza-lo através da plataforma Moodle.

Unidade Acadêmica:

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas - FACSAE

Número de Registro (DAP):

012.2.001.2014

Coordenador(es):

Edson Martins Gagliardi

Contato:

edson.gagliardi@ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Oficinas de leitura dos clássicos das Ciências Econômicas

Objetivo(s):

O objetivo deste projeto é melhorar o aprendizado dos estudantes, reduzindo índices de retenção e evasão decorrentes das dificuldades apresentadas na apreensão de textos clássicos de Ciências Econômicas, nos eixos de Teoria Econômica e Economia Política, essenciais para a formação de qualidade de nossos estudantes.

Para realizarmos este objetivo geral apresentamos os seguintes objetivos específicos:

a) Articulação com docentes responsáveis pelas disciplinas dos eixos prioritários para levantamento das principais obras que apresentam dificuldades aos estudantes;

b) Estruturação de Oficinas para leitura de textos clássicos nos eixos Teoria Econômica e Economia Política, organizadas por docentes e bolsistas;

c) Acompanhamento da evolução dos estudantes participantes das oficinas nas disciplinas dos eixos envolvidos, através das avaliações aplicadas pelos docentes, como também mediante reuniões avaliativas com estudantes, professores e bolsistas participantes;

d) Incentivo da participação dos bolsistas em projetos de ensino, aprofundamento da apreensão teórica por eles e iniciação à exposição didática de temas complexos, como os contidos em textos clássicos.

Unidade Acadêmica:

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas - FACSAE

Número de Registro (DAP):

013.2.001.2014

Coordenador(es):

Ellen Lucy Tristao

Contato:

ellen.lucy.tristao@gmail.com

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

O Solo na Universidade - ICA/UFVJM

Objetivo(s):

Objetivos gerais:

- Conscientizar, através de técnicas de ensino, os estudantes do Bacharelado em Ciências Agrárias do ICA/UFVJM, e a comunidade acadêmica em geral, da importância do solo como um componente não renovável da natureza que deve ser estudado, compreendido e preservado dado sua importância ambiental e econômica.

Objetivos específicos:

- Criar uma estrutura temática que possibilite elaborar uma sequência representativa dos processos responsáveis pela formação, desenvolvimento e constituição dos solos (pedogênese);

- Criar atividades práticas que representem o funcionamento, comportamento, degradação e conservação dos solos;

- Produzir materiais didáticos para o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas sobre solos, e divulgá-los, a princípio, entre os discentes do BCA e, posteriormente, para os demais cursos da UFVJM que têm o solo como um dos seus objetos de estudo. O desenvolvimento de tais ferramentas didáticas, que melhorem o entendimento e a compreensão dos alunos sobre o solo, auxiliará na diminuição da retenção e evasão dos discentes nas disciplinas do BCA relacionadas ao tema, sendo essas: “Introdução à Ciência do Solo” e “Gênese, Classificação e Física dos Solos”.

- Capacitar os discentes do BCA a compreender e ensinar aos demais colegas e membros da comunicada acadêmica, ou mesmo da sociedade em geral, sobre o tema solos e a importância de seu conhecimento, de forma a conscientizar e estimular a sociedade em geral do uso racional do solo como um recurso natural não renovável nos diversos ambientes e em variadas e corriqueiras atividades, sejam estas agrícolas, domésticas ou outras.

- Incentivar o envolvimento extraclasse dos alunos do BCA e a maior cooperação acadêmica entre docentes e discentes nas disciplinas que têm o solo como objeto de estudo.

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciências Agrárias - ICA

Número de Registro (DAP):

014.2.001.2014

Coordenador(es):

Fabrício da Silva Terra

Contato:

fabricio.terra@ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Análise de conjuntura econômica

Objetivo(s):

O objetivo geral deste Projeto é melhorar a aprendizagem e estimular e envolver os estudantes do Curso de Ciências Econômicas, sobretudo dos primeiros períodos, para questões suscitadas pelo contato e por análise de assuntos e variáveis de conjuntura econômica. Tal objetivo se desdobra como Proposta que busca a diminuição dos índices de retenção e evasão, uma vez que procura apresentar aos estudantes desde primeiros períodos temáticas e variáveis (mercado financeiro, bolsa de valores, PIB, dívida interna e externa, finanças públicas, comércio exterior, emprego, inflação etc.) que muitas vezes são a primeira motivação dos estudantes na escolha do Curso.

Este objetivo geral se apresenta nos seguintes objetivos específicos:

1) Estimular a aprendizagem a partir da análise de conjuntura econômica, a qual visa motivar os estudantes para questões e estudos de correntes teóricas deste ramo de conhecimento, ou seja, a análise e questões suscitadas a partir da conjuntura econômica como porta de entrada para o estudo de autores clássicos, bem como a formação de economistas com habilidades de percorrer do concreto ao abstrato e do abstrato ao concreto estabelecendo as mediações com as particularidades históricas;

2) Maior interação entre os docentes participantes do Projeto e estudantes do Curso, sobretudo dos primeiros períodos;

3) Estimular o(s) bolsista(s) do Projeto no ensino e na exposição didática de temas suscitados pela análise de conjuntura econômica a partir de apresentação e discussão dos dados sistematizados como base em variáveis macroeconômicas.

Em síntese, o presente Projeto busca levar aos estudantes, sobretudo dos primeiros períodos do Curso de Ciências Econômicas, os assuntos de “conjuntura econômica”, bem como levantar questões e suscitar elementos de análise com objetivo de melhorar a aprendizagem, o interesse e a motivação para permanecerem no Curso, o que contribuirá para diminuição dos índices de retenção e evasão, os quais são tradicionalmente maiores nos primeiros períodos e o Curso de Ciências Econômicas, neste quesito, não foge à regra.

Unidade Acadêmica:

Faculdade de Ciências Social Aplicadas e Exatas - FACSAE

Número de Registro (DAP):

015.2.001.2014

Coordenador(es):

Janaína Elisa Patti de Faria

Contato:

janainapfaria@gmail.com

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Programa de tutoria do curso de Ciências Agrárias: citologia e histologia e evolução dos seres vivos e ecologia

Objetivo(s):

O programa de tutoria tem como objetivo, apoiar os estudantes recém-ingressantes no Curso de Ciências Agrárias, nas disciplinas de Citologia e Histologia e Evolução dos Seres Vivos e Ecologia, tanto no que se refere ao desenvolvimento das atividades acadêmicas da disciplina, quanto à adaptação ao ambiente universitário e a diminuição do número de evasões e retenções.

O referido programa contará com o apoio da Coordenação do Curso, cabendo ao Proponente a coordenação do projeto e os Professores das disciplinas citadas acima como Tutores Docentes responsável pelo acompanhamento dos tutores estudantes. O Tutor discente veterano será responsável pelo acompanhamento de um grupo de estudantes, e os Tutorandos, estudantes ingressantes no Curso de Ciências Agrárias.

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciências Agrárias - ICA

Número de Registro (DAP):

016.2.001.2014

Coordenador(es):

Jeanne Broch Siqueira

Contato:

jeanne.siqueira@ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Elaboração de materiais didático-pedagógicos para fundamentação de conceitos apresentados nas disciplinas reatores químicos e reatores químicos 2 - protocolos para aulas práticas

Objetivo(s):

Globalmente:

(i) ampliar e aprofundar o entendimento dos alunos sobre conceitos fundamentais no estudo da Cinética Química e Projeto de Reatores Químicos dos discentes do Curso de Engenharia Química;

(ii) proporcionar aos participantes do projeto uma possibilidade a mais de contato com textos técnico-científicos relacionados ao tema, além da ampliação das habilidades de produção de textos na forma de relatórios e trabalhos a serem apresentados em Congressos.

Especificamente:

(i) desenvolver roteiros de aula prática, a serem utilizados nas disciplinas “Reatores Químicos” (CTD302), “Reatores Químicos II” (ENQ202) ou “Laboratório de Engenharia Química II” (ENQ302), integrantes da matriz curricular do curso de Engenharia Química do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)/UFVJM;

(ii) determinar a ordem de reação e a taxa específica de reação em diferentes temperaturas para um sistema reacional cujas características permitam medições a partir de equipamentos disponíveis nos laboratórios do ICT;

(iii) comparar as conversões das espécies presentes no sistema reacional supracitado, ao serem utilizados diferentes modelos de reatores (batelada, tanque agitado e tubular) disponíveis no laboratório didático da Engenharia Química (módulo didático “Reatores ideais” da UpControl®).

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT

Número de Registro (DAP):

017.2.001.2014

Coordenador(es):

José Alberto de Sousa

Contato:

jose.alberto@ict.ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Primeiros passos: tutoria para alunos de fundamentos de matemática

Objetivo(s):

Objetivo principal

O programa proposto “Primeiros passos: tutoria para alunos de Fundamentos de Matemática” terá como finalidade principal dar apoio aos alunos ingressantes dos cursos de Química, Sistemas de Informação e Ciências Biológicas na forma de tutoria.

Objetivos específicos

·                     Incentivar o estudo de conceitos básicos de matemática, permitindo ao aluno aplicá-los em seu dia-a-dia acadêmico;

·                     Revisar conceitos do ensino fundamental e médio necessários para o bom aproveitamento da disciplina de Fundamentos de Matemática;

·                     Desenvolver o raciocínio lógico-matemático dos alunos participantes do projeto;

·                     Diminuir o número de reprovações por nota na disciplina;

·                     Reduzir o número de alunos reprovados por freqüência e que portanto, desistem da disciplina, à partir do acompanhamento periódico de suas dificuldades e percepção da disciplina;

·                     Construir um mini-curso via plataforma Moodle o qual poderá ser acessado por todos os alunos da disciplina de Fundamentos de Matemática (participantes ou não deste projeto);

·                     Propiciar um melhor atendimento para esclarecimentos de dúvidas ao propor chats e fóruns específicos na plataforma Moodle.

Unidade Acadêmica:

Faculdade de Ciências Exatas - FACET

Número de Registro (DAP):

018.2.001.2014

Coordenador(es):

Josiane Magalhaes Teixeira

Contato:

josiane.teixeira@ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Oficina agrícola didática do ICA/UFVJM

Objetivo(s):

O objetivo do projeto é montar um laboratório didático utilizando sucata de máquinas e implementos da região de Unaí/MG, restaurando os equipamentos e utilizando-os em aulas práticas. A finalidade é diminuir a evasão e retenção dos discentes na área de Máquinas e Mecanização Agrícola.

O conhecimento adquirido no laboratório didático estimulará os estudantes à iniciação na pesquisa científica e no desenvolvimento de novas máquinas agrícolas.

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciências Agrárias - ICA

Número de Registro (DAP):

019.2.001.2014

Coordenador(es):

Leandro Augusto Felix Tavares

Contato:

leandro.tavares@ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

A física do universo em grande escala: um estudo de relatividade e cosmologia em nível introdutório

Objetivo(s):

Objetivo Geral

Diminuir a retenção e evasão de alguns alunos, através do estimulo ao estudo de ciência em um nível mais fundamental.

Estudar e divulgar conhecimento científico sobre a estrutura e funcionamento do universo e seus componentes, em um nível conceitual introdutório.

Objetivos Específicos

Aprender metodologia de pesquisa, análise e apresentação científica. Estudar e compreender a física que rege a estrutura e funcionamento do universo (cosmologia e astronomia).

Estudar e entender a física que rege a mecânica do universo (gravitação e relatividade).

Divulgar cientificamente, em nível introdutório, os estudos e conclusões obtidos, no âmbito do Instituto de Ciências Agrárias da UFVJM e em outras instituições de ensino, em eventos científicos e por meio de resumos/artigos.

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciências Agrárias - ICA

Número de Registro (DAP):

020.2.001.2014

Coordenador(es):

Leandro Ribeiro Andrade Belo

Contato:

leandro.belo@ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Vamos ensinar citologia brincando

Objetivo(s):

O objetivo principal da proposta é a criação (modelagem) de protótipos ou maquetes de estruturas celulares (tipos celulares, componentes e funções) a serem utilizadas em aulas práticas para maior aprendizagem em tópicos da disciplina Citologia e Histologia para o curso de Ciências Agrárias.

Como objetivos específicos: - Disponibilizar para aulas práticas protótipos de estruturas celulares; - Despertar o interesse dos alunos para as formas alternativas de aprendizagem; - Estimular a criatividade dos alunos para criação de novos protótipos, - Materializar os conhecimentos teóricos e esquemáticos dos livros em algo fácil de ser visualizado de forma real; - Diminuir o número de reprovações na disciplina de Citologia e Histologia e em disciplinas que dependem do conhecimento básico de biologia.

Unidade Acadêmica:

Faculdades de Ciências Agrárias - FCA

Número de Registro (DAP):

021.2.001.2014

Coordenador(es):

Márcia Regina Costa

Contato:

marcia.costa@ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Reforço ao Cálculo I

Objetivo(s):

Geral:

1. Reduzir o índice de retenção dos alunos na disciplina de Funções de Uma Variável.

2. Coletar dados com os erros, relativos a matemática básica, apresentados pelos alunos da disciplina de Funções de Uma Variável durante a participação das atividades do projeto e também nas avaliações escritas aplicadas nesta disciplina.

3. Melhorar o desempenho dos alunos no Nivelamento, que é uma atividade obrigatória relacionada a matemática básica e que consta no plano pedagógico do BC&T.

Específicos:

1. Auxiliar os alunos ingressantes no curso do BC&T, no processo de adaptação ao curso superior na área de exatas, no sentido de se adaptarem ao formalismo matemático, presente na literatura utilizada.

2. Orientar o estudo dos alunos que apresentam deficiências de formação na matemática do ensino médio, para que estes consigam sanar essas deficiências, ao mesmo tempo em que cursam a disciplina.

3. Estimular os alunos que são repetentes da disciplina e\ou com dificuldades de aprendizagem, para que estes concluam a mesma.

4. Proporcionar aos alunos a formação necessária em cálculo, para cursarem disciplinas de matemática subsequentes do curso BC&T.

5. Elaborar um relarório com a coleta de dados contendo os principais erros, relacionados a matemática básica do ensino médio, apresentados pelos alunos durante a participação nas atividades do projeto e nas avaliações escritas da disciplina de Funções de Uma Variável.

6. Proporcionar aos alunos bolsistas a oportunidade de usar o software Latex, que é muito utilizado em textos acdêmicos na área de exatas.

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT

Número de Registro (DAP):

022.2.001.2014

Coordenador(es):

Monica Aparecida Cruvinel Valadão

Contato:

monica.valadao@ict.ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Uso de mapas conceituais na avaliação continua de discentes

Objetivo(s):

O objetivo principal deste trabalho é que a partir da aplicação de mapas conceituais, como ferramentas de auxilio, seja possível avaliar o aprendizado dos discentes e o aprendizado de grupos. Para os discentes é uma possibilidade de obter uma ferramenta para organizar e sistematizar seus estudos.

Com a ferramenta CmapTools os discentes , a cada aula de uma determinada disciplina(escolhida com concordância e colaboração do docente) farão seus mapas conceituais e serão avaliados pelo docente. O docente avaliará os mapas conceituais gerados individualmente e poderá também traçar um mapa do grupo. A cada nova aula o docente poderá reforçar conceitos dos conteúdos que não ficaram claros ou até mesmo traçar novas estratégias, baseados nas avaliações dos mapas conceituais.

As avaliações individuais serão indicativas da evolução ou não dos estados cognitivos dos discentes para aquela determinada matéria. Um bom comparativo seria ao final, pegar os mapas conceituais e comparar com as avaliações dadas pelo docente e, com isso, poder averiguar a eficiência dos dois instrumentos de avaliação, a prova e os mapas.

Outro objetivo é comparar um grupo de discentes que usam a ferramenta CmapTools para organizar seus estudos, com um grupo que usa as ferramentas tradicionais para organizar seus conhecimentos.

Unidade Acadêmica:

Faculdade de Ciências Exatas - FACET

Número de Registro (DAP):

023.2.001.2014

Coordenador(es):

Marcus Vinicius Carvalho Guelpeli

Contato:

marcus.guelpeli@ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Produção de material didático para as disciplinas de álgebra linear e geometria analítica aplicadas às Ciências Agrárias

Objetivo(s):

- Despertar o interesse dos alunos pelo estudo continuado;

- Promover o estudo e o desenvolvimento de atividades em equipe;

- Construir a interdisciplinaridade da Álgebra Linear com as demais disciplinas do Curso de Bacharelado em Ciências Agrárias;

- Favorecer a obtenção de conhecimento e habilidade no uso de softwares matemáticos através da resolução de problemas aplicados às Ciências Agrárias;

- Preparar os alunos para a apresentação de trabalhos em público;

- Desenvolver metodologias que contribuam para a melhoria da aprendizagem em Aula;

- Aplicar tecnologias de informação ao ensino;

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT

Número de Registro (DAP):

024.2.001.2014

Coordenador(es):

Rafael Faria Caldeira

Contato:

rafaelfaria.mat@gmail.com

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

O número, a continuidade e o limite: a proposta logicista de Bertrand Russell na introdução à filosofia da matemática (segmento ensino-pesquisa)

Objetivo(s):

Gerais:

1) Fazer um estudo crítico do livro Introdução à Filosofia da Matemática de Russell, onde o autor apresenta e discute temas filosófico-lógico-matemático-históricos, como, por exemplo: ‘números’, ‘indução matemática’, ‘ordens e relações’, ‘séries e conjuntos’, ‘limites e continuidade’, etc., que atuam como facilitadores do entendimento do conceito de ‘limite’ descrito nos livros que constam na bibliografia da disciplina de ‘Funções de Uma Variável’. O estudo proposto vem de encontro à ‘dinamização do processo de ensino, sua relação com o conhecimento’ (Ver: este edital 7.1.1 IV).

2) Implementar uma ação de ensino efetiva junto aos alunos do BC&T, transformando elementos da lógica russeliana em um ferramental ou técnica de apoio ao entendimento do conceito de ‘limite’, visto que este projeto promove ‘a socialização de experiências em práticas de ensino’. (Ver: este edital 7.1.1 III).

Específicos:

3) Publicar um artigo em revista especializada e indexada eletronicamente, narrando a experiência de ensinar ‘limites’ tendo lógica russeliana como técnica de ensino. Com isso estamos ‘estimulando a pesquisa no ensino e o desenvolvimento de habilidades relacionadas a esta atividade, além de desenvolver as habilidades dos alunos participantes na escrita de artigos científicos’. (Ver: este edital 7.1.1 V).

4) Apresentar duas comunicações sobre os resultados: uma interna a UFVJM e uma externa.

Observação: Ressaltamos que os ‘Objetivos Gerais e Específicos’ estão em total consonância com uma das propostas do edital, a saber: elaborar “Técnicas para o Desenvolvimento da Aprendizagem em Aula”. (Ver: este edital 2.1 III).

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT

Número de Registro (DAP):

025.2.001.2014

Coordenador(es):

Raquel Anna Sapunaru

Contato:

raquel.sapunaru@ict.ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Novas tecnologias no ensino de psicologia para futuros professores

Objetivo(s):

Geral

- Introduzir a utilização de diferentes tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos psicológicos.

 

Específicos

- Potencializar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos psicológicos através do auxílio das tecnologias de informação e comunicação.

- Desenvolver nos alunos habilidades que lhes permitam lidar de forma crítica com as tecnologias, não apenas no âmbito acadêmico, mas que também consigam estender essa instrumentalização para suas vidas profissionais.

- Realizar levantamentos exploratórios iniciais que possibilitem novas propostas na conjunção dos saberes da psicologia e dos modernos recursos tecnológicos de informação e comunicação.

Unidade Acadêmica:

Faculdade Interdisciplinar em Humanidades - FIH

Número de Registro (DAP):

026.2.001.2014

Coordenador(es):

Rita De Cássia Vieira

Contato:

rita.vieira@yahoo.com.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Modelagem Matemática com estratégia de ensino das disciplinas: álgebra linear e função de uma variável

Objetivo(s):

Objetivo Geral:

Utilizar a modelagem matemática como estratégia de ensino de matemática de conteúdos do ensino fundamental e médio para apoiar as disciplinas: álgebra linear e função de uma variável.

Objetivos específicos:

Resolver problemas de determinadas áreas das ciências que envolvam os conteúdos de álgebra linear e função de uma variável;

Utilizar softwares matemáticos: scilab, octave e R como recursos pedagógicos para modelar e resolver problemas práticos de determinadas áreas das ciências.

Confeccionar material pedagógico em ensino para as disciplinas: álgebra linear e função de uma variável.

Unidade Acadêmica:

Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia - IECT

Número de Registro (DAP):

027.2.001.2014

Coordenador(es):

Rogério Alves Santana

Contato:

rogerio.santana@ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem na educação superior

Objetivo(s):

O objetivo geral desta proposta é contribuir para a implantação de metodologias ativas de aprendizagem nos cursos de engenharia da UFVJM, levando o estudante a lidar com situações-problemas de forma ética e compromissada, integrando conteúdos de diferentes disciplinas e desenvolvendo atitudes e habilidades que compõem as competências do engenheiro.

Os objetivos específicos são:

- melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes da disciplina Introdução às Engenharias, favorecendo o desenvolvimento da capacidade de observação, planejamento, problematização, contextualização e interpretação da realidade, buscando soluções para os problemas concernentes à prática profissional;

- estimular a criatividade, autonomia intelectual, pensamento crítico e a auto-aprendizagem para a sistematização e construção do conhecimento;

- possibilitar aos estudantes a busca de soluções aos desafios e problemas da prática profissional com cidadania e respeito ao meio ambiente e aos princípios éticos;

- desenvolver competências para o trabalho em equipe, mostrando respeito com os colegas e professores, estabelecendo comunicação efetiva, compartilhando princípios e valores;

- avaliar a contribuição da metodologia PBL na construção do conhecimento e formação de habilidades no contexto da educação superior.

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT

Número de Registro (DAP):

028.2.001.2014

Coordenador(es):

Sandra Matias Damasceno

Contato:

sandra.matias@ict.ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Programa de tutoria do curso de Ciências Agrárias: geometria analítica e algebra linear e quimica geral e analítica

Objetivo(s):

O programa de tutoria tem como objetivo:

- Apoiar os estudantes recém-ingressantes no Curso de Ciências Agrárias, nas disciplinas de Geometria Analítica e Algebra Linear e Quimica Geral e Analítica, no sentido de minimizar deficiências de conhecimentos básicos;

- Apoiar tanto no que se refere ao desenvolvimento das atividades acadêmicas da disciplina, quanto à adaptação ao ambiente universitário para diminuir o número de evasões e retenções.

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciências Agrárias - ICA

Número de Registro (DAP):

029.2.001.2014

Coordenador(es):

Saulo Alberto Do Carmo Araújo

Contato:

saulo.araujo@ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Utilização de metodologias participativas aplicadas ao ensino

Objetivo(s):

-Introduzir docentes e alunos nas práticas de ensino utilizando metodologias participativas

- Diminuição da retenção e evasão

- Estímulo a novas práticas de ensino

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT

Número de Registro (DAP):

030.2.001.2014

Coordenador(es):

Thiago Vasconcelos Melo

Contato:

thiago.melo@ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Laboratório digital de sistemas térmicos: modelagem e simulação de equipamentos e máquinas térmicas

Objetivo(s):

Geral:

Produzir um laboratório digital para modelagem e simulação de equipamentos e máquinas térmicas, que possa ser uma ferramenta alternativa ao aprendizado para as disciplinas de EME 202 - Motores de Combustão Interna e EME 203 - Turbinas e Geradores do curso de Engenharia Mecânica. Disciplinas essas lecionadas pelo coordenador desse projeto, onde se estuda as seguintes máquinas e aparelhos: turbinas a vapor, turbinas a gás, geradores de vapor e motores de combustão interna (Ciclo Otto e Diesel).

Específicos:

- Disponibilização de aulas teóricas e práticas para as disciplinas EME 202 - Motores de Combustão Interna e EME 203 - Turbinas e Geradores;

- Disponibilização de artigos atualizados para cada tópico em simulação e modelagem dentro das disciplinas EME 202 - Motores de Combustão Interna e EME 203 - Turbinas e Geradores;

- Confecção de uma ferramenta para estudos dirigidos alternativos, a serem utilizada pelos alunos das disciplinas de EME - 202 Motores de Combustão Interna e EME - 203 Turbinas e Geradores, assim como para os alunos envolvidos nesse projeto e orientados pelo professordessas disciplinas (coordenador) em TCC e iniciação cientifica;

 - Ferramenta para o crescimento e aprimoramento dos conhecimentos por parte dos alunos de Engenharia Mecânica.

- Ampliar a possibilidade de treinar profissionais (docentes e engenheiros) e alunos de graduação e pós-graduação nos temas de modelagem e simulação de sistemas térmicos.

Unidade Acadêmica:

Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT

Número de Registro (DAP):

031.2.001.2014

Coordenador(es):

Tiago Mendes

Contato:

tiago.mendes@ict.ufvjm.edu.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Lab.Escrib@: laboratório virtual de escrita acadêmica – Português/Inglês

Objetivo(s):

OBJETIVO GERAL:

O objetivo principal deste projeto é disponibilizar auxílio online para aprimorar as metodologias e práticas de ensino nos cursos de graduação da UFVJM, principalmente no que diz respeito à produção textual, que é fundamental para uma formação sólida e eficaz do corpo discente. Tendo isso em vista, pretende-se complementar o espaço virtual já criado na plataforma Wikispaces com mais páginas, levando em consideração a inclusão de outros gêneros acadêmicos, e informações relevantes para a produção escrita destes gêneros. Pretende-se, enfim, disponibilizar o link para o espaço criado em domínio virtual da UFVJM como modalidade de apoio especializado ao ensino online aos alunos de graduação desta universidade, com o intuito de auxiliar no processo de desenvolvimento das competências e habilidades comunicativas para a produção textual de gêneros acadêmicos em Língua Portuguesa (LM) e em Língua Inglesa (LI). Propõe-se, ainda, continuar a supervisão às 2 (duas) estagiárias que já estão envolvidas com este projeto, tanto na implementação como na tutoria do espaço virtual proposto. Assim, além de finalizar as contribuições necessárias para que o espaço virtual fique disponível, prestarão serviços online de leitura crítica e revisão de textos aos alunos vinculados à FIH e, futuramente, à todas as graduações da UFVJM.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Elaboração de conteúdo e sua inserção no espaço virtual do Lab.Escrib@ que contará com:

1.1 informações e atividades sobre os diferentes gêneros textuais acadêmicos;

1.2 links para outros sites de escrita acadêmica, para bons dicionários online e para periódicos online nacionais e internacionais;

1.3 regras da ABNT e/ou MLA;

1.4 exercícios de produção textual;

1.5 tabelas de análise de gêneros acadêmicos;

1.6 observações sobre desvios de escrita comuns;

1.7 atividades de produção/interpretação textual relacionadas à produção dos gêneros acadêmicos;

1.8 orientações quanto ao estilo acadêmico e ao processo da escrita;

1.9 espaço para interações online (criação de chat e/ou uso do moodle);

1.10 noções e definições da Linguística Textual.

2 Supervisão dos 2 (dois) tutores a instruir os alunos da graduação com suas dificuldades na produção textual de gêneros acadêmicos.

Unidade Acadêmica:

Faculdade Interdisciplinar em Humanidades - FIH

Número de Registro (DAP):

032.2.001.2014

Coordenador(es):

Vivian Margutti

Contato:

margutti.vivian@gmail.com

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015

Título do Projeto:

Empregabilidade e desenvolvimento de mídias em auxílio à graduação “Um combate à evasão e retenção e uma visão do mercado de trabalho” parte II

Objetivo(s):

Gerais:

Criar um centro de formação continuada, aplicando recursos multimídias e reforços de aulas práticas para estudantes do curso de Agronomia regularmente matriculados nas disciplinas de Mecanização Agrícola e Física do solo, e um centro de apoio aos formandos deste curso, integrando o ensino a pesquisa e extensão e mercado de trabalho.

 

Específicos:

a) Elaborar com auxílio de dois bolsistas kits multimídia áudio visual envolvendo solos e mecanização agrícola.

b) Montar, com o auxílio de dois bolsistas, um programa de auxílio aos estudantes que estão cursando as disciplinas de mecanização agrícola e física do solo, complementando as informações passadas em aulas práticas,

com o intuito de melhorar o entendimento entre as áreas em questão;

c) Estabelecer, com o auxílio dos bolsistas, um programa de atualização para os formandos do curso de Agronomia, com conceitos de mecanização agrícola, interação máquina solo.

d) Auxiliar os formandos e demais alunos, que se identificarem por essas áreas em contatos para estágios, pós-graduação e preparo para entrevistas de empregos.

e) Estimular as ações de pesquisa e extensão entre os discentes

Unidade Acadêmica:

Faculdades de Ciências Agrárias - FCA

Número de Registro (DAP):

033.2.001.2014

Coordenador(es):

Wellington Willian Rocha

Contato:

ww.willianr@yahoo.com.br

Período de Vigência:

01/07/2014 a 30/06/2015