Projetos Proae 2015-2016

PROJETOS PROAE EDITAL Nº01/2015 

Relação de Projetos:

TÍTULO DO PROJETO

CLASSIFICAÇÃO

Análise de conjuntura econômica

O corpo humano virtual: produção de conteúdos educacionais para o ensino de anatomia humana

Comunicação comunitária enquanto prática letrada, de ensino e formação política no contexto da educação do campo – polo Montes Claros.

Desenvolvimento de simuladores computacionais de reatores químicos utilizando softwares livres e gratuitos—laboratório virtual de reatores químicos

Aplicação de modelos de simulação dos efeitos de mudanças climáticas sobre o ciclo hidrológico no ensino de manejo de bacias hidrográficas

Formação continuada para professores de ciências da educação básica e UFVJM no laboratório interdisciplinar de formação de educadores (LIFE) da UFVJM

Construindo atividades práticas de física por meio de modelagem computacional

Práticas educacionais de histologia

Desenvolvimento de metodologia de aprendizado didático-pedagógico para fundamentação do conhecimento apresentado nas disciplinas construções rurais e desenho técnico

Produção de material didático para a disciplina funções de uma variável com aplicações nas ciências agrárias

10º

“Metabolismo interativo”: utilização de modelos biológicos interativos no ensino de bioquímica

11º

Quiero leer y hablar en español: oficinas literárias para os discentes dos cursos de humanidades e de licenciatura em letras – português e espanhol da FIH

12º

Práticas de letramento e comunicação comunitária: um instrumento de aperfeiçoamento da capacidade de leitura e produção de texto para a licenciatura em educação do campo – polo Araçuaí

13º

Oficinas como apoio à aprendizagem em fisiologia vegetal

14º

Estomatosoft: sistema computadorizado para apoio diagnóstico em clínica de  estomatologia

15º

Estudo de funções elementares do cálculo com auxílio do geogebra

16º

Como está o tempo hoje? A estação meteorológica artesanal como prática pedagógica

17º

Oficina agrícola didática do ICA/UFVJM

18º

Comunicação comunitária: um instrumento de preparação para o ensino, formação política e aperfeiçoamento da capacidade de leitura e produção de texto na educação do campo – polo São Gonçalo do Rio das Pedras.

19º

A implantação da prática como componente curricular no curso de licenciatura em matemática, modalidade à distância, da UFVJM

20º

A disciplina de química sob uma perspectiva agroecológica

21º

O projeto pedagógico do curso de odontologia da UFVJM na perspectiva do discente – uma abordagem pedagógica

22º

Ensino como formação e pesquisa: as práticas de ensino em questão

23º

Salivando com odontologia: o estudo da saliva de forma prática

24º

Programa de nivelamento discente nos períodos iniciais da licenciatura em matemática da UFVJM

25º

Empregabilidade e atualização profissional em auxílio à graduação “combatendo a evasão, a retenção e aprimorando a visão do mercado de trabalho”.

26º

Uma proposta pedagógica para o ensino e aprendizagem dos tópicos dados no curso de nivelamento do BC&T do campus de Diamantina

27º

Programa de tutoria do curso de ciências agrárias: geometria analítica e álgebra linear

28º

Estágio supervisionado do curso de ciências biológicas em escolas de Diamantina: ações, intervenções e desafios.

29º

Reforço ao cálculo I

30º

Elaboração de materiais didático-pedagógicos (apostila de aula prática e vídeo aulas) para fundamentação de conceitos apresentados na disciplina de química geral e química analítica

31º

Nova metodologia para as aulas práticas na disciplina fisioterapia aplicadas à traumato-ortopedia II

32º

Comunicação comunitária aplicada à formação de professores e ao aperfeiçoamento da capacidade de leitura e produção de texto na educação do campo – polo Ouro Verde de Minas

33º

Arte, linguagens e produção de conhecimento

34º

Avaliação de egressos do curso de licenciatura em ciências biológicas da UFVJM como instrumento para subsidiar reformas curriculares

35º

Combate à retenção e evasão nas disciplinas de física do bacharelado em ciência e tecnologia através do uso de novas tecnologias (ambiente virtual de aprendizagem) e com o apoio dos cursos básicos de álgebra linear, funções de uma variável, funções de várias variáveis, equações diferenciais e o nivelamento.

36º

Uso de mapas conceituais na avaliação continua de discentes

37º

Desenvolvimento docente: repercussões do aprendizado na organização das atividades acadêmicas

38º

Aplicação da geometria espacial em ambientes multivariados

39º

A prática de ensino como uma disciplina articuladora de aspectos pedagógicos, políticos e sociais do curso de licenciatura em educação do campo a partir do exercício da comunicação comunitária no polo de Capelinha.

40º

Estudo de conteúdos do ensino médio e fundamental e desempenho na universidade.

41º

Elaboração e aplicação de protocolos para aulas práticas de microbiologia do solo

42º

Suficiência matemática como ferramenta de combate à retenção do curso de bacharelado em ciências agrárias

43º

Fortalecendo ações e formação em divulgação científica

44º

Estimulando o aprendizado de física por meio da inter-relação entre ciência, universo e cotidiano.

45º

Programa de tutoria do curso de ciências agrárias: química geral e analítica

46º

Cirurgias seguras salvam vidas: implementação de protocolo para recuperação dos instrumentais cirúrgicos danificados através de ações integrativas ensino-pesquisa-extensão.

47º

Acompanhamento e avaliação dos resultados das oficinas terapêuticas utilizadas como opção de tratamento para psiquiatria

48º

Práticas investigativas no ensino de microbiologia

49º

Estruturação dos acervos de mineralogia e gemologia do curso de engenharia geológica da UFVJM

50º

 

TÍTULO DO PROJETO

ANÁLISE DE CONJUNTURA ECONÔMICA

OBJETIVO(S)

-ESTIMULAR A APRENDIZAGEM A PARTIR DA ANÁLISE DE CONJUNTURA ECONÔMICA, A QUAL VISA MOTIVAR OS ESTUDANTES PARA QUESTÕES E ESTUDOS DE CORRENTES TEÓRICAS DESTE RAMO DE CONHECIMENTO, OU SEJA, A ANÁLISE E QUESTÕES SUSCITADAS A PARTIR DA CONJUNTURA ECONÔMICA COMO PORTA DE ENTRADA PARA O ESTUDO DE AUTORES CLÁSSICOS, BEM COMO A FORMAÇÃO DE ECONOMISTAS COM HABILIDADES DE PERCORRER DO CONCRETO AO ABSTRATO E DO ABSTRATO AO CONCRETO ESTABELECENDO AS MEDIAÇÕES COM AS PARTICULARIDADES HISTÓRICAS;

 

-PROMOVER MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS DOCENTES PARTICIPANTES DO PROJETO E ESTUDANTES DO CURSO, SOBRETUDO DOS PRIMEIROS PERÍODOS;

 

-ESTIMULAR O BOLSISTA DO PROJETO NO ENSINO E NA EXPOSIÇÃO DIDÁTICA DE TEMAS SUSCITADOS PELA ANÁLISE DE CONJUNTURA ECONÔMICA A PARTIR DE APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS SISTEMATIZADOS COMO BASE EM VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS.

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E EXATAS – FACSAE/UFVJM

 

Nº DE REGISTRO

001.002.2015

COORDENADOR

ELLEN LUCY TRISTÃO

CONTATO

ellen.lucy.tristao@gmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

O CORPO HUMANO VIRTUAL: PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA

OBJETIVO(S)

- IMPLEMENTAR PRÁTICAS EDUCATIVAS VIRTUAIS EM ANATOMIA HUMANA PARA ESTUDANTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO COM BASE NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS VIRTUAIS (MOODLE, BLOG, JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS (ONLINE) E FÓRUM) DESENVOLVIDOS NO LABORATÓRIO DE ANATOMIA DA UFVJM;

- ELABORAR E DISPONIBILIZAR EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) (MOODLE E BLOG) UM ACERVO DE IMAGENS DIGITALIZADAS DE MODELOS SINTÉTICOS E/OU PEÇAS ANATÔMICAS DE CADÁVERES HUMANOS DO LABORATÓRIO DE ANATOMIA DA UFVJM E EVENTUALMENTE CRIAÇÃO DE CONTEÚDO TEÓRICO VIRTUAL.

- BUSCAR CONHECER OS COMPORTAMENTOS DOS ESTUDANTES QUE DIFICULTAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE;

 

- INCENTIVAR ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA MUDANÇA DE COMPORTAMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA (OFICINAS, PRÁTICAS EDUCATIVAS PRESENCIAIS E VIRTUAIS);

- VERIFICAR O IMPACTO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ANATOMIA HUMANA SOBRE O COMPORTAMENTO DOS ESTUDANTES COM UTILIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS DE AVALIAÇÃO DE MOTIVAÇÃO ACADÊMICA;

- INCENTIVAR A CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS DE ANATOMIA PARA ESTREITAR AS RELAÇÕES E O VÍNCULO ENTRE OS MEMBROS DO PROJETO E PROFESSORES ENVOLVIDOS NESTE TRABALHO E NO ENSINO DE ANATOMIA NA UFVJM;

- PROMOVER O TREINAMENTO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE UFVJM PARA ATUAREM EM FUTURAS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS, PESQUISAS E ENSINO EM ANATOMIA HUMANA;

- INCENTIVAR A PRÁTICA DE ESTUDOS FORA DO AMBIENTE DE AULA PRESENCIAL UTILIZANDO FERRAMENTAS DO ENSINO À DISTÂNCIA (MOODLE, JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS ONLINE, CHAT, FÓRUM, BLOG ANATOMIA HUMANA UFVJM);

-IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS VIRTUAIS COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR AO ESTUDO DE ANATOMIA HUMANA;

- REALIZAR RELATÓRIOS SEMESTRAL E FINAL DO PROJETO;

- PARTICIPAR DE EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS LOCAIS E EXTERNOS.

 

UNIDADE ACADÊMICA

 FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS-FCBS

Nº DE REGISTRO

002.002.2015

COORDENADOR

EDSON DA SILVA

CONTATO

edsondasilvaaatm@hotmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

TÍTULO DO PROJETO

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA ENQUANTO PRÁTICA LETRADA, DE ENSINO E FORMAÇÃO POLÍTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO – PÓLO MONTES CLAROS.

OBJETIVO (S)

1)      - PROMOVER A SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EM PRÁTICAS DE ENSINO DA INSTITUIÇÃO;

2)      - CONTRIBUIR COM A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO, SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO E COM A PRODUÇÃO DE APRENDIZAGENS, INCENTIVANDO-SE A PRÁTICA DA LEITURA E ESCRITA;

3)      - FOMENTAR A INCLUSÃO DIGITAL, QUALIFICANDO DISCENTES PARA O USO CRÍTICO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;

- PROMOVER O EXERCÍCIO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA ARTICULAÇÃO DE SABERES DE DIFERENTES DISCIPLINAS, FORTALECENDO A APROXIMAÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES E DESTES COM ATORES SOCIAIS DAS COMUNIDADES.

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES- FIH

Nº DE REGISTRO

003.002.2015

COORDENADOR

LUIZ HENRIQUE MAGNANI XAVIER DE LIMA

CONTATO

henriquemagnani@gmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

     

 

TÍTULO DO PROJETO

DESENVOLVIMENTO DE SIMULADORES COMPUTACIONAIS DE REATORES QUÍMICOS UTILIZANDO SOFTWARES LIVRES E GRATUITOS

— LABORATÓRIO VIRTUAL DE REATORES QUÍMICOS

OBJETIVO(S)

- AMPLIAR E APROFUNDAR O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS SOBRE CONCEITOS FUNDAMENTAIS NO ESTUDO DA CINÉTICA QUÍMICA E PROJETO DE REATORES QUÍMICOS DOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA DO INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA/UFVJM;

- HABILITAR O DISCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA PARA O USO DE AMBIENTES DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO NA ÁREA DE REATORES QUÍMICOS, AMPLIANDO SUA CAPACIDADE CRÍTICA E ARGUMENTATIVA A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS EM TAIS SIMULADORES;

- REFORÇAR, TANTO ENTRE OS DISCENTES – USUÁRIOS FINAIS – QUANTO ENTRE OS PARTICIPANTES DO PROJETO – DESENVOLVEDORES – A IMPORTÂNCIA DO USO E A ROBUSTEZ DE ALGUNS SOFTWARES LIVRES E GRATUITOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTES DE SIMULAÇÃO;

- PROPORCIONAR AOS PARTICIPANTES DO PROJETO UMA POSSIBILIDADE A MAIS DE CONTATO COM TEXTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS RELACIONADOS AO TEMA, ALÉM DA AMPLIAÇÃO DAS HABILIDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA FORMA DE RELATÓRIOS E TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS EM CONGRESSOS.

 

UNIDADE ACADÊMICA

INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (ICT)

Nº DE REGISTRO

004.002.2015

COORDENADOR

JOSÉ ALBERTO DE SOUSA

CONTATO

JOSE.ALBERTO@ICT.UFVJM.EDU.BR

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 A 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

APLICAÇÃO DE MODELOS DE SIMULAÇÃO DOS EFEITOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS SOBRE O CICLO HIDROLÓGICO NO ENSINO DE MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

OBJETIVO(S)

- PRODUZIR MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE MODELAGEM DOS EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO CICLO HIDROLÓGICO E DIVULGÁ-LOS PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL DA UFVJM.

- INCENTIVAR O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA PELO USO DE MODELOS E SIMULAÇÕES DOS EFEITOS DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NO CICLO HIDROLÓGICO.

- ESTIMULAR OS ALUNOS A TRABALHAREM COM MODELAGEM NO MANEJO DE RECURSOS HÍDRICOS EM SITUAÇÕES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS, O QUE PODERÁ SER UM CARÁCTER DIFERENCIAL NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DESTES ESTUDANTES.

- INCENTIVAR O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM PESQUISA SOBRE O USO DE MODELOS E SIMULAÇÕES DOS EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO MANEJO DE RECURSOS HÍDRICOS.

 

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS-FCA

Nº DE REGISTRO

005.002.2015

COORDENADOR

CRISTIANO CHRISTOFARO MATOSINHOS

CONTATO

cristiano.christofaro@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E UFVJM NO LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES (LIFE) DA UFVJM

OBJETIVO(S)

 

PROMOVER ATIVIDADES DE FORMAÇÃO QUE SERÃO DESENVOLVIDAS NO LIFE PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REGIÃO DE DIAMANTINA E A ESTRUTURAÇÃO DE UM GRUPO DE TRABALHO;

-AMPLIAR O CONHECIMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E O USO DAS TICE DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO, PROFESSORES DE CIÊNCIAS (FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA) DO ENSINO BÁSICO DA REGIÃO E DA UFVJM;

- DESENVOLVER UMA CULTURA DE DISCUSSÃO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA INSTITUIÇÃO;

- ESTIMULAR COLABORAÇÕES ENTRE PESQUISADORES DA UFVJM E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES;

- PROMOVER FORMAÇÃO CONTÍNUA COM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA A ELABORAÇÃO, VALIDAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS (SDI) MEDIADAS PELAS TICE;

- APLICAR AS SDI, CONSTRUÍDAS PELOS PROFESSORES PARTICIPANTES DAS OFICINAS DO LIFE, NAS AULAS DE CIÊNCIAS E EM DIFERENTES ESPAÇOS: ESTÁGIO, EDUCAÇÃO BÁSICA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, UNIVERSIDADE.

 

UNIDADE ACADÊMICA

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

Nº DE REGISTRO

006.002.2015

COORDENADOR

PROF.GERALDO W. ROCHA FERNANDES

CONTATO

geraldo.fernandes@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

CONSTRUINDO ATIVIDADES PRÁTICAS DE FÍSICA POR MEIO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL

 

OBJETIVO(S)

- OFERECER AOS DISCENTES A UTILIZAÇÃO DOS MODELOS CONSTRUÍDOS NO GEOGEBRA COMO COMPLEMENTAÇÃO ÀS ATIVIDADES REALIZADAS NO LABORATÓRIO;

- PERMITIR QUE OS ALUNOS MATRICULADOS NA DISCIPLINA FENÔMENOS MECÂNICOS EXPLOREM DE MODO MAIS EFICIENTE A APLICAÇÃO DAS FUNÇÕES AFINS E QUADRÁTICAS NO CONTEÚDO DE CINEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA;

- INCENTIVAR O USO EFETIVO E PRODUTIVO DA LINGUAGEM COMPUTACIONAL POR PARTE DOS DISCENTES, COMO FORMA DE APOIO À APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE COM O RECURSO DE SOFTWARES LIVRES, COMO O GEOGEBRA;

- ESTIMULAR O RACIOCÍNIO DOS DISCENTES POR MEIO DE ATIVIDADES QUE PROVOCAM O DESAFIO COM RESPEITO A PROPOSTAS DE CONSTRUÇÃO DE MODELOS QUE SIMULEM QUESTÕES REAIS DE FÍSICA;

- MELHORAR O RENDIMENTO ACADÊMICO DOS DISCENTES NA DISCIPLINA FENÔMENOS MECÂNICOS COM O USO DO RECURSO TECNOLÓGICO, ESTIMULANDO A INVESTIGAÇÃO DE NOVOS MODELOS QUE SERÃO PRODUZIDOS NO GEOGEBRA;

- UTILIZAR A REDE SOCIAL COMO PROCEDIMENTO AUXILIAR À PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ENSINO, COM O DOCENTE AGINDO COMO MEDIADOR NAS DISCUSSÕES DE TEMAS RELACIONADOS AOS CONTEÚDOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA E NAS PRÁTICAS DOS LABORATÓRIOS EXPERIMENTAL E COMPUTACIONAL, CONTRIBUINDO DESSA FORMA PARA MINIMIZAR O DESÂNIMO PRECOCE DOS ALUNOS, EFEITO CARACTERÍSTICO DE TURMAS MUITO GRANDES.

 

UNIDADE ACADÊMICA

BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA - ICET

 

Nº DE REGISTRO

007.002.2015

COORDENADORA

Professora. DEBORAH FARAGÓ JARDIM

 

CONTATO

dfjardim@gmail.com

 

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

PRÁTICAS EDUCACIONAIS DE HISTOLOGIA

 

OBJETIVO(S)

- ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO CRÍTICO, NA BUSCA DE FORMAR CIDADÃOS PREPARADOS PARA A REALIDADE CONTEMPORÂNEA.

- EXERCITAR NOS DISCENTES (EXECUTORES DO PROJETO) A CAPACIDADE DE EXPOR O TEMA DE HISTOLOGIA PARA ESTUDANTES DE DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS E NÍVEIS DE ESCOLARIDADE.

- CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES, FUTUROS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO.

- INSTIGAR O RACIOCÍNIO E A REFLEXÃO SOBRE OS FENÔMENOS NATURAIS, ENSINANDO OS ESTUDANTES A QUESTIONAR O MUNDO QUE OS CERCA.

- ESTIMULAR A PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA E DESPERTAR CURIOSIDADE POR TEMAS COMO COMPOSIÇÃO CELULAR, TIPOS BÁSICOS DOS TECIDOS ANIMAIS E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTITUIÇÃO DO CORPO DOS ANIMAIS E DO SER HUMANO.

- POSSIBILITAR AOS PROFESSORES E ESTUDANTES UM CONTATO DIRETO COM EQUIPAMENTOS LABORATORIAIS, AUSENTES EM SUAS ESCOLAS.

UNIDADE ACADÊMICA

 FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE- FCBS

Nº DE REGISTRO

008.002.2015

COORDENADORA

PROFª. CRISTIANE TOLENTINO MACHADO

CONTATO

cristiane.tolentino@gmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA DE APRENDIZADO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA FUNDAMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO APRESENTADO NAS DISCIPLINAS CONSTRUÇÕES RURAIS E DESENHO TÉCNICO

OBJETIVO(S)

- DESENVOLVER UMA METODOLOGIA DE APRENDIZADO DE CARÁTER DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA FUNDAMENTAÇÃO E FIXAÇÃO DE CONHECIMENTO RELATIVO AOS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS CONSTRUÇÕES RURAIS E DESENHO TÉCNICO, PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS UTILIZANDO AS PRÓPRIAS CONSTRUÇÕES DO CAMPUS JK DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI – UFVJM.

 

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (FCA)

INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (ICT)

Nº DE REGISTRO

009.002.2015

COORDENADORA

PROFª. MARIA CLARA DE CARVALHO GUIMARÃES

CONTATO

mariaclara.guimaraes@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA  A  DISCIPLINA  FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL COM  APLICAÇÔES NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS

OBJETIVO(S)

-DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELO ESTUDO CONTINUADO;

-PROMOVER O ESTUDO E O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EM EQUIPE;

-CONSTRUIR A INTERDISCIPLINARIDADE DA DISCIPLINA FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL COM AS DEMAIS DISCIPLINAS DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS;

-FAVORECER A OBTENÇÃO DE CONHECIMENTO E HABILIDADE NO USO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS APLICADOS ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS;

-PREPARAR OS ALUNOS BOLSISTAS PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM PÚBLICO;

-DESENVOLVER METODOLOGIAS QUE CONTRIBUAM PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM EM AULA;

-APLICAR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO AO ENSINO;

 

UNIDADE ACADÊMICA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - ICA

Nº DE REGISTRO

10.002.2015

COORDENADOR

PROF. EMERSON BASTOS

CONTATO

emersonbastos@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

TÍTULO DO PROJETO

“METABOLISMO INTERATIVO”: UTILIZAÇÃO DE MODELOS BIOLÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE BIOQUÍMICA

OBJETIVO(S)

- CONFECCIONAR OS MODELOS BIOLÓGICOS INTERATIVOS QUE POSSAM MATERIALIZAR OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DAS VIAS METABÓLICAS;

- ESTIMULAR O APRENDIZADO E A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS NA CRIAÇÃO DOS MODELOS;

-DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PARA FORMAS ALTERNATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM;

- AVALIAR OS EFEITOS DOS MODELOS SOBRE O APRENDIZADO DOS ALUNOS;

- DIMINUIR A TAXA DE RETENÇÃO/EVASÃO NA UNIDADE CURRICULAR BIOQUÍMICA; --DIFUNDIR OS RESULTADOS OBTIDOS, POR MEIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS EXTENSO-CIENTÍFICOS, INCLUINDO O SINTEGRA E/OU EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS.

UNIDADE ACADÊMICA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – ICA

Nº DE REGISTRO

011.002.2015

COORDENADOR

PROF.WELLINGTON FERREIRA CAMPOS

CONTATO

wellington.campos@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

     

 

TÍTULO DO PROJETO

QUIERO LEER Y HABLAR EN ESPAÑOL: OFICINAS LITERÁRIAS PARA OS DISCENTES DOS CURSOS DE HUMANIDADES E DE LICENCIATURA EM LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL DA FIH

OBJETIVO(S)

- OPORTUNIZAR AOS DISCENTES OUTRAS SITUAÇÕES DE IMERSÃO NA LÍNGUA ESPANHOLA;

- CONSOLIDAR O DOMÍNIO ATIVO E CRÍTICO DE DIVERSOS AUTORES, OBRAS, ESCOLAS LITERÁRIAS, MOVIMENTOS ARTÍSTICOS E ESTÉTICOS REPRESENTATIVOS DAS DIFERENTES LITERATURAS EM LÍNGUA ESPANHOLA, ESTUDADAS AO LONGO DOS CURSOS;

- REVISAR E APROFUNDAR CONHECIMENTOS RELATIVOS A TERMOS E CONCEITOS ESPECÍFICOS DA ÁREA DE LITERATURA ESTRANGEIRA, ALÉM DE VISÕES TEÓRICAS;

- ORIENTAR A AQUISIÇÃO DE UMA BIBLIOTECA BÁSICA ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DA LEITURA DE GRANDES ENSAÍSTAS TAIS COMO JOSÉ ORTEGA Y GASSET, GABRIELA MISTRAL, OTTO MARIA CARPEAUX, MORTIMER J. ADLER, MARIO VARGAS LLOSA.

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES- FIH

Nº DE REGISTRO

012.002.2015

COORDENADORA

PROFª. ANTONIA JAVIERA CABRERA MUÑOZ

CONTATO

PROFESSORAANTONIA@GMAIL.COM

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

PRÁTICAS DE LETRAMENTO E COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA: UM INSTRUMENTO DE APERFEIÇOAMENTO DA CAPACIDADE DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO PARA A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO – POLO ARAÇUAÍ

OBJETIVO(S)

- PROMOVER A SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EM PRÁTICAS DE ENSINO DA INSTITUIÇÃO;

- CONTRIBUIR COM A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO, SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO E COM A PRODUÇÃO DE APRENDIZAGENS, INCENTIVANDO-SE A PRÁTICA DA LEITURA E ESCRITA;

- FOMENTAR A INCLUSÃO DIGITAL, QUALIFICANDO DISCENTES PARA O USO CRÍTICO DAS TECNOLOGIAS DE  INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;

- PROMOVER O EXERCÍCIO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA ARTICULAÇÃO DE SABERES DE DIFERENTES DISCIPLINAS, FORTALECENDO A APROXIMAÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES E DESTES COM ATORES SOCIAIS DAS COMUNIDADES LOCAIS;

- FOMENTAR COLETIVOS DE COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E INTERCOMUNITÁRIA, POTENCIALIZANDO PROCESSOS.

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES-FIH

Nº DE REGISTRO

013.002.2015

COORDENADOR

Prof. Paulo Afranio Sant’Anna

CONTATO

pa.anna1@gmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

OFICINAS COMO APOIO À APRENDIZAGEM EM FISIOLOGIA VEGETAL

OBJETIVO(S)

- APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS ATRAVÉS DE MÉTODOS PRÁTICOS;

- PROPORCIONAR MAIOR INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES;

- FACILITAR O APRENDIZADO;

- DESPERTAR O SENSO CRÍTICO, A CURIOSIDADE, A CRIATIVIDADE E O INTERESSE DOS DISCENTES TANTO PARA OS ASSUNTOS ABORDADOS COMO PARA A PESQUISA;

UNIDADE ACADÊMICA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (ICA)

Nº DE REGISTRO

014.002.2015

COORDENADORA

PROFª. TANIA PIRES DA SILVA

CONTATO

tania.pires@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

ESTOMATOSOFT: SISTEMA COMPUTADORIZADO PARA APOIO DIAGNÓSTICO EM CLÍNICA DE  ESTOMATOLOGIA

OBJETIVO(S)

- AUXILIAR O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA DA UFVJM A FAZER UM DIRECIONAMENTO MAIS CORRETO DAS HIPÓTESES DE DIAGNÓSTICO DURANTE A PRÁTICA CLÍNICA DE ESTOMATOLOGIA;

- INFORMATIZAR E MODERNIZAR A CLÍNICA DE ESTOMATOLOGIA DA UFVJM;

- PROPORCIONAR AOS PROFESSORES DA DISCIPLINA UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM, COLABORANDO COM O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DO SETOR.

 

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE-FCBS

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS -FACET

Nº DE REGISTRO

015.002.2015

COORDENADORA

PROFª. ANA TEREZINHA MARQUES MESQUITA

CONTATO

hanamesquita@hotmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

ESTUDO DE FUNÇÕES ELEMENTARES DO CÁLCULO COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA

 

OBJETIVO(S)

-DIMINUIR RETENÇÃO E EVASÃO NAS DISCIPLINAS BÁSICAS DE EXATAS NO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (BC&T/ICT) – NIVELAMENTO E FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL, ESPERANDO COM ISSO, INDIRETAMENTE, DIMINUIÇÃO DE EVASÃO DO CURSO DE BC&T/ICT.

-BUSCAR CONTRIBUIÇÕES PARA ESTUDOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS ALIADAS À EDUCAÇÃO.

-DESENVOLVER MATERIAL DIDÁTICO.

-TRAZER AO CONHECIMENTO DO BOLSISTA O SOFTWARE EDITOR LATEX: PROGRAMA EDITOR DE TEXTO UTILIZADO PELA MAIORIA DOS DOCENTES NA ÁREA DE EXATAS EM NÍVEL SUPERIOR. 

 

UNIDADE ACADÊMICA

INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (ICT)

Nº DE REGISTRO

016.002.2015

COORDENADOR

PROF. LEONARDO GOMES

CONTATO

leonardo.gomes@ict.ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

COMO ESTÁ O TEMPO HOJE?

A ESTAÇÃO METEOROLÓGICA ARTESANAL COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA

OBJETIVO(S)

-REVISAR A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS, NO PROCESSO PRÁTICO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, FRENTE AO USO TEÓRICO DE MATERIAIS TRADICIONAIS;

-ESBOÇAR E MONTAR UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA, APÓS A IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS MAIS EFICIENTES E ACESSÍVEIS; E

-EXPOR E RECOMENDAR O EXPERIMENTO DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA NO ENSINO BÁSICO VIA TRABALHOS DE CAMPO E OFICINAS PEDAGÓGICAS.

 

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES- FIH

Nº DE REGISTRO

017.002.2015

COORDENADOR

PROF. Pacelli Henrique Martins Teodoro

CONTATO

phmteodoro@hotmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

OFICINA AGRÍCOLA DIDÁTICA  DO ICA/UFVJM

OBJETIVO(S)

- MONTAR UM LABORATÓRIO DIDÁTICO UTILIZANDO SUCATA DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS DA REGIÃO DE UNAÍ/MG, RESTAURANDO OS EQUIPAMENTOS E UTILIZANDO-OS EM AULAS PRÁTICAS. 

-DIMINUIR A EVASÃO E RETENÇÃO DOS DISCENTES NA ÁREA DE MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA.

- ESTIMULAR OS ESTUDANTES À INICIAÇÃO NA PESQUISA CIENTÍFICA E NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS MÁQUINAS AGRÍCOLAS.

UNIDADE ACADÊMICA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – ICA/UFVJM – CAMPUS UNAÍ/MG

Nº DE REGISTRO

018.002.2015

COORDENADOR

PROF. LEANDRO AUGUSTO FELIX TAVARES

CONTATO

leandro.tavares@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA: UM INSTRUMENTO DE PREPARAÇÃO PARA O ENSINO, FORMAÇÃO POLÍTICA E APERFEIÇOAMENTO DA CAPACIDADE DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO – POLO SÃO GONÇALO DO RIO DAS PEDRAS.

OBJETIVO(S)

PROMOVER A SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EM PRÁTICAS DE ENSINO DA INSTITUIÇÃO;

CONTRIBUIR COM A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO, SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO E COM A PRODUÇÃO DE APRENDIZAGENS, INCENTIVANDO-SE A PRÁTICA DA LEITURA E ESCRITA;

FOMENTAR A INCLUSÃO DIGITAL, QUALIFICANDO DISCENTES PARA O USO CRÍTICO DAS TECNOLOGIAS DE  INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;

PROMOVER O EXERCÍCIO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA ARTICULAÇÃO DE SABERES DE DIFERENTES DISCIPLINAS, FORTALECENDO A APROXIMAÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES E DESTES COM ATORES SOCIAIS DAS COMUNIDADES LOCAIS;

FOMENTAR COLETIVOS DE COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E INTERCOMUNITÁRIA, POTENCIALIZANDO PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E TROCAS SOCIOCULTURAIS;

FORTALECER A CAPACIDADE COMUNICATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BEM COMO SUA LEITURA CRÍTICA DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO CONTEMPORANEAMENTE APRESENTADA.

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES- FIH

Nº DE REGISTRO

019.002.2015

COORDENADORA

PROFª. IVANA CRISTINA LOVO

CONTATO

ivana.lovo@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

A IMPLANTAÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UFVJM.

OBJETIVO(S)

-DESCREVER E ANALISAR A ORGANIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS QUE POSSUEM CARGA HORÁRIA DE PRÁTICA DE ENSINO COMO COMPONENTE CURRICULAR A PARTIR DO PPC DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UFVJM.

-ANALISAR COMO A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR TEM SIDO EFETIVAMENTE IMPLEMENTADA PELOS PROFESSORES QUE MINISTRAM AS DISCIPLINAS EM QUE TAL CARGA HORÁRIA ENCONTRA-SE PREVISTA NO PPC DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UFVJM.

UNIDADE ACADÊMICA

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA (DEAD)

Nº DE REGISTRO

020.002.2015

COORDENADOR

PROF. EDUARDO GOMES FERNANDES

CONTATO

eduardo.fernandes@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

A DISCIPLINA DE QUÍMICA SOB UMA PERSPECTIVA AGROECOLÓGICA

OBJETIVO(S)

FAZER UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA ANALÍTICO DAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA EM FUNÇÃO DO QUE SE REQUER NOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE AGROECOLOGIA.

INTEGRAR O CONTEÚDO DISCIPLINAR DAS DISCIPLINAS COM O DE OUTRAS ÁREAS, PROPONDO A INTERDISCIPLINARIDADE, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA A RELAÇÃO DISCIPLINA-CIÊNCIA-TECNOLOGIA.

SELECIONAR O CONJUNTO DE ATIVIDADES A SER UTILIZADA PARA GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS.

UNIDADE ACADÊMICA

BACHARELADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS - ICA

Nº DE REGISTRO

021.002.2015

COORDENADOR

PROF.LEONARDO BARROS DOBBSS

CONTATO

leonardo.dobbss@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFVJM NA PERSPECTIVA DO DISCENTE – UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA

OBJETIVO(S)

-ESTABELECER ESPAÇO PERMANENTE PARA O AMPLO DEBATE SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ODONTOLOGIA NA PERSPECTIVA CRÍTICA DO DISCENTE.

-ANALISAR COMPARATIVAMENTE O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO NOSSO PPCO E DE RENOMADAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS.

-IDENTIFICAR GARGALOS QUE DIFICULTAM A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE, DA ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E DE METODOLÓGICAS DIFERENCIADAS.

-AVALIAR A CONSISTÊNCIA DA DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS EM HARMONIA COM AS ATIVIDADES PRÁTICAS LABORATORIAIS E RESPECTIVAS CLÍNICAS.

-ANALISAR, ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NOS MUNICÍPIOS, A INTEGRAÇÃO DO ENSINO UNIVERSITÁRIO COM O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS).

-PROVER ELEMENTOS PEDAGÓGICOS AO NDE E AO COLEGIADO DO CURSO DE ODONTOLOGIA QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA DEFINIR O PERFIL PROFISSIONAL DO BACHAREL EM ODONTOLOGIA DA UFVJM E SUBSIDIAR A REESTRUTURAÇÃO DO PPCO.

 

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE- FCBS

Nº DE REGISTRO

022.002.2015

COORDENADOR

PROF.JANIR ALVES SOARES

CONTATO

janirsoares@msn.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

ENSINO COMO FORMAÇÃO E PESQUISA: AS PRÁTICAS DE ENSINO EM QUESTÃO.

OBJETIVO(S)

- MAPEAR QUAIS FORAM AS PRÁTICAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS NAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO PERÍODO DE 2011 A 2014;

- PESQUISAR E DESENVOLVER PRÁTICAS DE ENSINO PARA TEMÁTICAS NO CAMPO DAS GEOCIÊNCIAS;

- ORGANIZAR E REALIZAR GRUPO DE ESTUDOS, OFICINAS E MINICURSOS PARA DISCUSSÃO SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NOS DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO (FUNDAMENTAL, MÉDIO, SUPERIOR);

- ESTABELECER APROXIMAÇÃO COM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA A FIM DE INVESTIGAR SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES, SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DE TRABALHO COLABORATIVO ENTRE A UNIVERSIDADE E ESCOLA;

- INVESTIGAR SOBRE ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES A PARTIR DAS ÁREAS DA GEOGRAFIA, DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA GEOLOGIA PARA ABORDAR CONTEÚDOS NO CAMPO DAS GEOCIÊNCIAS;

 

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES (FIH)

Nº DE REGISTRO

023.002.2015

COORDENADORA

PROFª ALINE WEBER SULZBACHER

CONTATO

SULZBA@GMAIL.COM

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

SALIVANDO COM ODONTOLOGIA: O ESTUDO DA SALIVA DE FORMA PRÁTICA

OBJETIVO(S)

- APROFUNDAR O APRENDIZADO NA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA BUCAL E NO CONTEÚDO SALIVA ATRAVÉS DAS PRÁTICAS QUE SERÃO REALIZADAS COM PACIENTES ASSISTIDOS PELA UNIVERSIDADE.

- INSERIR O DISCENTE PRECOCEMENTE NAS ATIVIDADES CLÍNICAS, REVELANDO SUAS HABILIDADES E APTIDÕES;

- INIBIR A EVASÃO DOS ALUNOS DO CURSO.

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE-FCBS

Nº DE REGISTRO

024.002.2015

COORDENADOR

PROF.MARCUS HENRIQUE CANUTO

CONTATO

quimcanuto@yahoo.com.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

PROGRAMA DE NIVELAMENTO DISCENTE NOS PERÍODOS INICIAIS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFVJM

OBJETIVO(S)

- REALIZAR PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE METODOLOGIAS QUE SE ADÉQUEM A REALIDADE DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MATEMÁTICA.

- CRIAR MATERIAL DIDÁTICO DIRECIONADO, OFERECER MONITÓRIAS EM HORÁRIOS ALTERNATIVOS E COM METODOLOGIAS DIFERENCIADAS E DISPONIBILIZAR MATERIAL ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE.

- FINALIZAR E REVISAR A APOSTILA DE FUNDAMENTOS II E DAR INÍCIO A APOSTILA DE FUNDAMENTOS I.

- ARTICULAR COM O PROFESSOR DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS II PARA APLICAÇÃO DO MATERIAL JÁ CONFECCIONADO E REVISÃO DE MESMO (O PROFESSOR É COLABORADOR DO PROJETO).

- ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO SEMANAL DOS ALUNOS DE FUNDAMENTOS II SOBRE A UTILIZAÇÃO DO VÍDEO AULAS SELECIONADAS, APOSTILA E MONITORIAS.

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E EXATAS (FACSAE)

Nº DE REGISTRO

025.002.2015

COORDENADOR

PROF.EDSON MARTINS GAGLIARDI

CONTATO

edson.gagliardi@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

EMPREGABILIDADE E ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM AUXÍLIO À GRADUAÇÃO “COMBATENDO A EVASÃO, A RETENÇÃO E APRIMORANDO A VISÃO DO MERCADO DE TRABALHO”.

OBJETIVO(S)

-ELABORAR COM AUXÍLIO DO BOLSISTA, UM KIT MULTIMÍDIA ÁUDIO VISUAL ENVOLVENDO SOLOS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA.

-MONTAR, COM O AUXÍLIO DO BOLSISTA, UM PROGRAMA DE AUXÍLIO AOS ESTUDANTES QUE ESTÃO CURSANDO AS DISCIPLINAS DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA E FÍSICA DO SOLO, COMPLEMENTANDO AS INFORMAÇÕES PASSADAS EM AULAS PRÁTICAS, COM O INTUITO DE MELHORAR O ENTENDIMENTO ENTRE AS ÁREAS EM QUESTÃO;

-ESTABELECER, COM O AUXÍLIO DO BOLSISTA, UM PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO PARA OS FORMANDOS DO CURSO DE AGRONOMIA, COM CONCEITOS DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA, INTERAÇÃO MÁQUINA SOLO.

-AUXILIAR OS FORMANDOS E DEMAIS ALUNOS, QUE SE IDENTIFICAREM POR ESSAS ÁREAS EM CONTATOS PARA ESTÁGIOS, PÓS-GRADUAÇÃO E PREPARO PARA ENTREVISTAS DE EMPREGOS.

-ESTIMULAR AS AÇÕES DE PESQUISA E EXTENSÃO ENTRE OS DISCENTES.

-ESCLARECER DÚVIDAS RECORRENTES SOBRE ESTÁGIOS

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS- FCA

Nº DE REGISTRO

026.002.2015

COORDENADOR

PROF.WELLINGTON WILLIAN ROCHA

CONTATO

wwillian@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS TÓPICOS DADOS NO CURSO DE  NIVELAMENTO DO BCT DO CAMPUS DE DIAMANTINA

OBJETIVO(S)

- DIMINUIR A RETENÇÃO E EVASÃO NAS DISCIPLINAS DE NIVELAMENTO E PRINCIPALMENTE NAS DISCIPLINAS DE FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL E ÁLGEBRA LINEAR, DO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (BCT/ICT), BEM COMO EM OUTRAS DISCIPLINAS QUE USAM BASTANTE DA MATEMÁTICA EM SEUS DESENVOLVIMENTOS.

APRESENTAR UMA COMUNICAÇÃO INTERNA À UFVJM, COM OS RESULTADOS OBTIDOS NO TRANSCORRER DO PROJETO, QUE PODERÁ SER FEITA POR EXEMPLO NO SINTEGRA. 

UNIDADE ACADÊMICA

INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (ICT)

Nº DE REGISTRO

027.002.2015

COORDENADOR

PROF. ANDERSON LUIZ PEDROSA PORTO

CONTATO

ander.porto@ict.ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

PROGRAMA DE TUTORIA DO CURSO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS: GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR

OBJETIVO(S)

-APOIAR OS ESTUDANTES RECÉM-INGRESSANTES NO CURSO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TAMBÉM OS ALUNOS REPETENTES NA DISCIPLINA DE GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR, NO SENTIDO DE MINIMIZAR DEFICIÊNCIAS DE CONHECIMENTOS BÁSICOS EM MATEMÁTICA;

- APOIAR TANTO NO QUE SE REFERE AO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DA DISCIPLINA, QUANTO À ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO PARA DIMINUIR O NÚMERO DE EVASÕES E RETENÇÕES.

UNIDADE ACADÊMICA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS- ICA

Nº DE REGISTRO

028.002.2015

COORDENADOR

Prof. Rafael Faria Caldeira

CONTATO

rafael.faria@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

O ESTÀGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM ESCOLAS DE DIAMANTINA: AÇÕES, INTERVENÇÕES E DESAFIOS.

OBJETIVO(S)

-FORMAR O PROFESSOR ENQUANTO PROFISSIONAL REFLEXIVO CAPAZ DE COMPREENDER E ATUAR NA REALIDADE EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA, PROPONDO NOVAS ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DA PRÁTICA DE ESTÁGIO CENTRADO NUM PROCESSO DE PESQUISA.

-BUSCAR UM REFERENCIAL TEÓRICO QUE FUNDAMENTE A PRÁTICA DO ESTÁGIO COMO ATIVIDADE DE PESQUISA.

-ACOMPANHAR, INCENTIVAR, APOIAR E ASSESSORAR AS ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO.

-SUBSIDIAR OS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS NA INVESTIGAÇÃO

-AUXILIAR NA ANÁLISE DE DADOS, COMPATIBILIZANDO-OS COM OS OBJETIVOS PROPOSTOS NO PROJETO DE ESTÁGIO COMO INTERVENÇÃO E PESQUISA.

-CRIAR A OPORTUNIDADE DE DIVULGAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS.

 

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE-FCBS

Nº DE REGISTRO

029.002.2015

COORDENADORA

PROFª MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO DE LIMA COSTA

CONTATO

socorrolimacosta.ufvjm@gmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

REFORÇO AO CÁLCULO I

OBJETIVO(S)

- AUXILIAR OS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DO BC&T, NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO AO CURSO SUPERIOR NA ÁREA DE EXATAS, NO SENTIDO DE SE ADAPTAREM AO FORMALISMO MATEMÁTICO, PRESENTE NA LITERATURA UTILIZADA.

- ORIENTAR O ESTUDO DOS ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO, PARA QUE ESTES CONSIGAM SANAR ESSAS DEFICIÊNCIAS, AO MESMO TEMPO EM QUE CURSAM A DISCIPLINA.

-ESTIMULAR OS ALUNOS QUE SÃO REPETENTES DA DISCIPLINA E\OU COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PARA QUE ESTES CONCLUAM A MESMA.

- PROPORCIONAR AOS ALUNOS A FORMAÇÃO NECESSÁRIA EM CÁLCULO, PARA CURSAREM DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA SUBSEQUENTES DO CURSO BC&T.

- ELABORAR UM RELARÓRIO COM A COLETA DE DADOS CONTENDO OS PRINCIPAIS ERROS, RELACIONADOS À MATEMÁTICA BÁSICA DO ENSINO MÉDIO, APRESENTADOS PELOS ALUNOS DURANTE A PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES DO PROJETO E NAS AVALIAÇÕES ESCRITAS DA DISCIPLINA DE FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL.

- PROPORCIONAR AOS ALUNOS BOLSISTAS A OPORTUNIDADE DE USAR O SOFTWARE LATEX, QUE É MUITO UTILIZADO EM TEXTOS ACDÊMICOS NA ÁREA DE EXATAS.

UNIDADE ACADÊMICA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (ICT)

Nº DE REGISTRO

030.002.2015

COORDENADOR

PROF. DOUGLAS FREDERICO GUIMARÃES SANTIAGO

CONTATO

douglas.santiago@ict.ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS (APOSTILA DE AULA PRÁTICA E VÍDEO AULAS) PARA FUNDAMENTAÇÃO DE CONCEITOS APRESENTADOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL E QUÍMICA ANALÍTICA

OBJETIVO(S)

- DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE QUÍMICA GERAL E ANALÍTICA EM MATERIAIS DIDÁTICO/PEDAGÓGICOS, POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE APOSTILA DE AULA PRÁTICA, JUNTAMENTE COM SUAS RESPECTIVAS VÍDEO AULAS.

UNIDADE ACADÊMICA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – ICA

 

Nº DE REGISTRO

031.002.2015

COORDENADOR

PROF. MARCOS DE SOUZA GOMES

CONTATO

marcos.gomes@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

NOVA METODOLOGIA PARA AS AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA FISIOTERAPIA  APLICADA À TRAUMATO-ORTOPEDIA II

OBJETIVO(S)

- APROXIMAR AS PRÁTICAS DA DISCIPLINA “FISIOTERAPIA APLICADA À TRAUMATO-ORTOPEDIA II” DE UMA AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA REAL, UTILIZANDO PACIENTES QUE SE ENCONTRAM EM TRATAMENTO NA CLÍNICA-ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UFVJM.

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE- FCBS

Nº DE REGISTRO

032.002.2015

COORDENADOR

PROF.FÁBIO LUIZ MENDONÇA MARTINS

CONTATO

fmartins.ufvjm@gmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA APLICADA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AO APERFEIÇOAMENTO DA CAPACIDADE DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO – POLO OURO VERDE DE MINAS

OBJETIVO(S)

-PROMOVER A SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EM PRÁTICAS DE ENSINO DA INSTITUIÇÃO;

-CONTRIBUIR COM A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO, SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO E COM A PRODUÇÃO DE APRENDIZAGENS, INCENTIVANDO-SE A PRÁTICA DA LEITURA E ESCRITA;

-FOMENTAR A INCLUSÃO DIGITAL, QUALIFICANDO DISCENTES PARA O USO CRÍTICO DAS TECNOLOGIAS DE  INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;

-PROMOVER O EXERCÍCIO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA ARTICULAÇÃO DE SABERES DE DIFERENTES DISCIPLINAS, FORTALECENDO A APROXIMAÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES E DESTES COM ATORES SOCIAIS DAS COMUNIDADES LOCAIS;

-FOMENTAR COLETIVOS DE COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E INTERCOMUNITÁRIA, POTENCIALIZANDO PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E TROCAS SOCIOCULTURAIS;

-FORTALECER A CAPACIDADE COMUNICATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES BEM COMO SUA LEITURA CRÍTICA DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO CONTEMPORANEAMENTE APRESENTADA.

-PROPICIAR O APERFEIÇOAMENTO DA CAPACIDADE DE LEITURA PRODUÇÃO TEXTUAL;

-PROMOVER A APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM AS COMUNIDADES DAS QUAIS PROVÊM OS ESTUDANTES DA LEC.

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES (FIH)

Nº DE REGISTRO

033.002.2015

COORDENADOR

PROF.JOSÉ CLÁUDIO LUIZ NOBRE

CONTATO

JOSE.NOBRE@UFVJM.EDU.BR

 

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

ARTE, LINGUAGENS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO.

OBJETIVO(S)

 - PROPOR ATIVIDADES QUE LEVEM OS EDUCANDOS (UNIVERSITÁRIOS) A REFLETIR SOBRE AS FUNÇÕES SOCIAIS EXERCIDAS PELAS  MÍDIAS.

- ESTUDAR COMO AS MIDIAS SÃO USADAS NO CONTEXTO DA GRADUAÇÃO DA UFVJM COMO RECURSO DIDÁTICO, PELOS EDUCADORES/DOCENTES, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO, INICIALMENTE FOCANDO O  CURSO DE BACHARELADO EM HUMANIDADES , PODENDO SE ESTENDER PARA AS LICENCIATURAS, QUE COMPÕEM O REFERENTE CURSO.

- PROPORCIONAR AO ACADÊMICO PARTICIPANTE DO PROGRAMA, PARTICIPAR DE ATIVIDADES DE OFICINA, UTILIZANDO O RECURSO DAS LINGUAGENS CINEMATOGRÁFICAS, DOCUMENTAIS E ARTÍSTICAS, DE MODO A DISCUTIR SOBRE TEMAS RELACIONADOS AOS SABERES DESENVOLVIDOS NOS  CURSOS DE BACHARELADO E LICENCIATURAS.

 - REALIZAR EVENTOS QUE ENVOLVAM OS DOCENTES QUE FAZEM USO DA LINGUAGEM ARTÍSTICA PARA DISCUTIR QUAIS OS IMPACTOS DESSAS FERRAMENTAS NO SEU FAZER DOCENTE.

 - ANALISAR COMO O USO DAS MÍDIAS CONTRIBUI PARA A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO CONCEITUAL DO ACADÊMICO.

- AVALIAR JUNTO AOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NO PROCESSO FORMATIVO, AMPLIANDO E DIVULGANDO FAZERES QUE SEJA DESENVOLVIDOS NA GRADUAÇÃO DO BHU.

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE INTERDISCIPLINAR DE HUMANIDADES- FIH

 

Nº DE REGISTRO

034.002.2015

COORDENADORA

PROFª. JOSELIA BARROSO QUEIROZ LIMA

CONTATO

joselia.barroso@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

AVALIAÇÃO DE EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFVJM COMO INSTRUMENTO PARA SUBSIDIAR REFORMAS CURRICULARES

OBJETIVO(S)

- TRAÇAR O PERFIL SOCIOECONÔMICO DO BIÓLOGO LICENCIADO NA UFVJM

- CONHECER A AVALIAÇÃO QUE OS EGRESSOS DO REFERIDO CURSO FAZEM DA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

- IDENTIFICAR A INSERÇÃO DOS EGRESSOS NO MERCADO DE TRABALHO E AS OCUPAÇÕES MAIS PREVALENTES ENTRE ELES

- RELACIONAR OS NICHOS PROFISSIONAIS OCUPADOS PELOS EGRESSOS COM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA

- CONHECER AS PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS SOBRE AS LACUNAS E PONTOS ALTOS DO CURSO EM TERMOS DE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA

- IDENTIFICAR A AVALIAÇÃO QUE OS EGRESSOS FAZEM DA SUA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA, DISTINGUINDO OS EGRESSOS PROFESSORES DOS NÃO PROFESSORES.

- RECOLHER SUGESTÕES E CRÍTICAS DOS EGRESSOS PARA A MELHORIA DO CURSO

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE- FCBS

Nº DE REGISTRO

035.002.2015

COORDENADORA

PROFª. LUCIANA RESENDE ALLAIN

CONTATO

luciana.allain@gmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016


TÍTULO DO PROJETO

COMBATE À RETENÇÃO E EVASÃO NAS DISCIPLINAS DE FÍSICA DO BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA ATRAVÉS DO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS (AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM) E COM O APOIO DOS CURSOS BÁSICOS DE ÁLGEBRA LINEAR, FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL, FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS, EQUAÇÕES DIFERENCIAIS E O NIVELAMENTO.

OBJETIVO(S)

- DIMINUIR A RETENÇÃO E EVASÃO NAS DISCIPLINAS DE FÍSICA E MATEMÁTICA DO CICLO BÁSICO.

-APRIMORAR O NÍVEL DE CONHECIMENTO DO ALUNO EM DISCIPLINAS DO ENSINO MÉDIO PARA UM BOM ACOMPANHAMENTO DAS DISCIPLINAS DO BCT.

-ESTIMULAR AÇÕES NO SENTIDO DE MELHORIA DE APRENDIZADO ATRAVÉS DE ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO A TUTORIA

UNIDADE ACADÊMICA

INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (ICT)

 

Nº DE REGISTRO

036.002.2015

COORDENADOR

PROF.ALEXANDRE GUTENBERG DA COSTA MOURA

CONTATO

alex.gutenberg@ict.ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO CONTINUA DE DISCENTES

OBJETIVO(S)

O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO É QUE A PARTIR DA APLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS, COMO FERRAMENTAS DE AUXILIO, SEJA POSSÍVEL AVALIAR O APRENDIZADO DOS DISCENTES E O APRENDIZADO DE GRUPOS. PARA OS DISCENTES É UMA POSSIBILIDADE DE OBTER UMA FERRAMENTA PARA ORGANIZAR E SISTEMATIZAR SEUS ESTUDOS.

COM A FERRAMENTA CMAPTOOLS OS DISCENTES, A CADA  AULA DE UMA DETERMINADA DISCIPLINA(ESCOLHIDA COM CONCORDÂNCIA E COLABORAÇÃO DO DOCENTE) FARÃO SEUS MAPAS CONCEITUAIS E SERÃO AVALIADOS PELO DOCENTE. O DOCENTE AVALIARÁ OS MAPAS CONCEITUAIS GERADOS INDIVIDUALMENTE E PODERÁ TAMBÉM TRAÇAR UM MAPA DO GRUPO. A CADA NOVA AULA O DOCENTE PODERÁ REFORÇAR CONCEITOS DOS CONTEÚDOS QUE NÃO FICARAM CLAROS OU ATÉ MESMO TRAÇAR NOVAS ESTRATÉGIAS, BASEADOS NAS AVALIAÇÕES DOS MAPAS CONCEITUAIS.

AS AVALIAÇÕES INDIVIDUAIS SERÃO INDICATIVAS DA EVOLUÇÃO OU NÃO DOS ESTADOS COGNITIVOS DOS DISCENTES PARA AQUELA DETERMINADA MATÉRIA. UM BOM COMPARATIVO SERIA AO FINAL, PEGAR OS MAPAS CONCEITUAIS E COMPARAR COM AS AVALIAÇÕES DADAS PELO DOCENTE E, COM ISSO, PODER AVERIGUAR A EFICIÊNCIA DOS DOIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO, A PROVA E OS MAPAS.

OUTRO OBJETIVO É COMPARAR UM GRUPO DE DISCENTES QUE USAM A FERRAMENTA CMAPTOOLS PARA ORGANIZAR SEUS ESTUDOS, COM UM GRUPO QUE USA AS FERRAMENTAS TRADICIONAIS PARA ORGANIZAR SEUS CONHECIMENTOS.

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS

Nº DE REGISTRO

037.002.2015

COORDENADOR

PROF.MARCUS VINICIUS CARVALHO GUELPELI

CONTATO

MARCUS.GUELPELI@UFVJM.EDU.BR

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

DESENVOLVIMENTO DOCENTE: REPERCUSSÕES DO APRENDIZADO NA ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS.

OBJETIVO(S)

- APREENDER A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES QUE PARTICIPAREM DO CURSO DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE QUANTO A APLICABILIDADE DESSE CONHECIMENTO NA PRÁTICA ACADÊMICA.

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE- FCBS

Nº DE REGISTRO

038.002.2015

COORDENADORA

PROFª.CHRISTIANE MOTTA ARAÚJO

CONTATO

Thianemotta@hotmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

APLICAÇÃO DA GEOMETRIA ESPACIAL EM AMBIENTES MULTIVARIADOS

OBJETIVO(S)

-PROMOVER DEBATES, OFICINAS É MOTIVAR O ALUNO POR MEIO DE

ATIVIDADES COM USO DE RECURSOS COMO VÍDEO, LABORATÓRIO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PRÁTICOS.

E CONTEXTUALIZADOS, A FIM DE DESPERTAR O INTERESSE PELO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO E ASSIM,

-DESENVOLVER E MELHORAR SUAS HABILIDADES MATEMÁTICAS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO.

UNIDADE ACADÊMICA

INSTITUTO DE CIENCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA- ICET.

Nº DE REGISTRO

039.002.2015

COORDENADOR

PROF.CARLOS HENRIQUE ALEXANDRINO

CONTATO

carlos.alexandrino@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

A PRÁTICA DE ENSINO COMO UMA DISCIPLINA ARTICULADORA DE ASPECTOS PEDAGÓGICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO A PARTIR DO EXERCÍCIO DA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NO POLO DE CAPELINHA.

OBJETIVO(S)

-PROMOVER A SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EM PRÁTICAS DE ENSINO DA INSTITUIÇÃO;

-CONTRIBUIR COM A DINAMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO, SUA RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO E COM A PRODUÇÃO DE APRENDIZAGENS, INCENTIVANDO-SE A PRÁTICA DA LEITURA E ESCRITA;

-FOMENTAR A INCLUSÃO DIGITAL, QUALIFICANDO DISCENTES PARA O USO CRÍTICO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO;

-PROMOVER O EXERCÍCIO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA ARTICULAÇÃO DE SABERES DE DIFERENTES DISCIPLINAS, FORTALECENDO A APROXIMAÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES E DESTES COM ATORES SOCIAIS DAS COMUNIDADES LOCAIS;

 

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES (FIH)

Nº DE REGISTRO

040.002.2015

COORDENADOR

PROF. DR. ANDRÉ RODRIGO RECH

CONTATO

andrerodrigorech@gmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2015

 

TÍTULO DO PROJETO

ESTUDO DE CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL E DESEMPENHO NA UNIVERSIDADE

OBJETIVO(S)

- REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DO FORMALISMO MATEMÁTICO EM CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO E DO CURSO BC&T;

- ORIENTAR O ESTUDO DOS ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIAS DE FORMAÇÃO NA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO;

-ESTIMULAR OS ALUNOS REPETENTES E\OU COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM;

 

UNIDADE ACADÊMICA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (ICT)

Nº DE REGISTRO

041.002.2015

COORDENADORA

PROFª. CAROLINA CRUZ MENDES BUOSI

 

CONTATO

mendes.carolina@ict.ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE PROTOCOLOS PARA  AULAS PRÁTICAS DE MICROBIOLOGIA DO SOLO

OBJETIVO(S)

-DESENVOLVER UMA FERRAMENTA PARA O CRESCIMENTO E APRIMORAMENTO DOS CONHECIMENTOS POR PARTE DOS ALUNOS DO CURSO DE AGRONOMIA, CUJA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA DO SOLO É OBRIGATÓRIA; E PARA OS ALUNOS DA ENGENHARIA FLORESTAL E ZOOTECNIA CUJA DISCIPLINA É ELETIVA.

-ELABORAÇÃO DE PROTOCOLOS PARA FACILITAR O ACOMPANHAMENTO E EXECUÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS DE MICROBIOLOGIA DO SOLO;

-AMPLIAR E APROFUNDAR O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS SOBRE CONCEITOS FUNDAMENTAIS NO ESTUDO DA MICROBIOLOGIA DO SOLO;

-MELHORAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA;

- REFORÇAR O CONTEÚDO MINISTRADO COM EXERCÍCIOS NO FINAL DE CADA AULA.

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (FCA)

Nº DE REGISTRO

042.002.2015

COORDENADOR

PROF. PAULO HENRIQUE GRAZZIOTTI

CONTATO

grazziot@yahoo.com.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

SUFICIÊNCIA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE COMBATE À RETENÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS

OBJETIVO(S)

 -CARACTERIZAR AS DEFICIÊNCIAS EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS INGRESSANTES (E RETIDOS NAS DISCIPLINAS DO NÚCLEO DAS CIÊNCIAS EXATAS) NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS.

 -DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE POSSAM SER APLICADAS JUNTAMENTE E DE FORMA COMPLEMENTAR AS DISCIPLINAS REGULARES DO SEMESTRE.

- EDUCAR O BOLSISTA EM ESTRATÉGIAS DE ENSINO DIFERENCIADAS, ALÉM DE DESENVOLVER HABILIDADES IMPORTANTES COMO DESENVOLVER, ORGANIZAR E APRESENTAR CONTEÚDO, E ORGANIZAR GRUPOS DE ESTUDO.

 -DESENVOLVER NO BOLSISTA INTERESSE PELA ATIVIDADE DOCENTE EM NÍVEL SUPERIOR.

UNIDADE ACADÊMICA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (ICA)

Nº DE REGISTRO

043.002.2015

COORDENADOR

PROF. ANGELO DANILO FACETO

CONTATO

angelo.faceto@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

FORTALECENDO AÇÕES E FORMAÇÃO EM DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

OBJETIVO(S)

-ELABORAR E DIVULGAR UM ACERVO DE MATERIAIS RELACIONADOS À DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA;

- PROMOVER ESPAÇOS PARA EXIBIÇÃO E DISCUSSÃO DAS ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA;

- DIVULGAR AS ATIVIDADES REALIZADAS EM BLOG, PERFIL EM REDES SOCIAIS, MOSTRAS E OUTROS.

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE- FCBS

Nº DE REGISTRO

044.002.2015

COORDENADORA

PROFª. Maíra Figueiredo Goulart

CONTATO

mairafgoulart@gmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016


TÍTULO DO PROJETO

ESTIMULANDO O APRENDIZADO DE FÍSICA POR MEIO DA INTER-RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA, UNIVERSO E COTIDIANO.

OBJETIVO(S)

- ESTIMULAR O INTERESSE DOS ALUNOS AO APRENDIZADO DE FÍSICA E DE ÁREAS CORRELATAS;

- DINAMIZAR O PROCESSO DE ENSINO DE FÍSICA, CORRELACIONANDO TEORIA E PRÁTICA;

- CONTRIBUIR PARA A DIMINUIÇÃO DA RETENÇÃO EM CURSOS DE FÍSICA E ÁREAS CORRELATAS.

UNIDADE ACADÊMICA

Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)

Nº DE REGISTRO

045.002.2015

COORDENADOR

PROF. EDIVALDO DOS SANTOS FILHO.

CONTATO

edivaldo.santos@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

PROGRAMA DE TUTORIA DO CURSO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS: QUÍMICA GERAL E ANALÍTICA

OBJETIVO(S)

- PERMITIR AOS ESTUDANTES VETERANOS DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS EXERCITAR-SE NA ÁREA ACADÊMICA, VIVENCIANDO DIARIAMENTE AS OPORTUNIDADES OFERECIDAS PELO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO;

- APOIAR OS ESTUDANTES CALOUROS DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL E ANALÍTICA, NO SENTIDO DE MINIMIZAR DEFICIÊNCIAS DE CONHECIMENTOS BÁSICOS;

- APOIAR OS ESTUDANTES RECÉM-INGRESSANTES, TANTO NO QUE SE REFERE AO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL E ANALÍTICA, QUANTO À ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO COM O INTUITO DE REDUZIR O NÚMERO DE EVASÕES E RETENÇÕES.

 

UNIDADE ACADÊMICA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – ICA

Nº DE REGISTRO

046.002.2015

COORDENADORA

PROFª. MÍRIAN DA SILVA COSTA PEREIRA

CONTATO

mirian.pereira@ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

CIRURGIAS SEGURAS SALVAM VIDAS: IMPLEMENTAÇÃO DE PROTOCOLO PARA RECUPERAÇÃO DOS INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS DANIFICADOS ATRAVÉS DE AÇÕES INTEGRATIVAS ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO.

OBJETIVO(S)

-IMPLEMENTAR O PROTOCOLO DE TRATAMENTO DOS INSTRUMENTAIS;

-AVALIAR A PORCENTAGEM DE REDUÇÃO DAS MANCHAS, CORROSÕES E PITTINGS;

-IDENTIFICAR OS PRODUTOS QUÍMICOS CAPAZES DE ELIMINAR AS MANCHAS, CORROSÕES E PITTINGS PRESENTES EM MAIS DE 50% DOS INSTRUMENTAIS AVALIADOS ANTERIORMENTE;

- PROPOR PROJETO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA NOS INSTRUMENTAIS CONFORME LEGISLAÇÃO.

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE -FCBS

Nº DE REGISTRO

047.002.2015

COORDENADORA

Profª. Rosamary Aparecida Garcia Stuchi

CONTATO

meirestuchi@uol.com.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DAS OFICINAS TERAPÊUTICAS UTILIZADAS COMO OPÇÃO DE TRATAMENTO PARA PSIQUIATRIA

OBJETIVO(S)

- IDENTIFICAR OS BENEFÍCIOS DESSAS ATIVIDADES PARA OS FAMILIARES E CUIDADORES DOS PACIENTES;

- CONHECER OS PRINCIPAIS FATORES IDENTIFICADOS PELOS PROFISSIONAIS QUE FACILITAM OU PREJUDICAM A PARTICIPAÇÃO DOS PACIENTES NAS ATIVIDADES TERAPÊUTICAS;

- IDENTIFICAR QUAIS ATIVIDADES TERAPÊUTICAS TEM MAIOR ADESÃO POR PARTE DOS PACIENTES;

- CONCILIAR OS PROJETOS DESENVOLVIDOS COM AS DISCIPLINAS DE SAÚDE COLETIVA, ODONTOLOGIA PREVENTIVA E SAÚDE MENTAL.

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – FCBS

Nº DE REGISTRO

048.002.2015

COORDENADOR

PROF.ANTÔNIO MOACIR DE JESUS LIMA

CONTATO

antoniodtnalima@gmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA

OBJETIVO(S)

- ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO CRÍTICO, NA BUSCA DE FORMAR CIDADÃOS PREPARADOS PARA A REALIDADE CONTEMPORÂNEA.

- EXERCITAR NOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO (EXECUTORES DO PROJETO) A CAPACIDADE DE EXPOR O TEMA DE MICROBIOLOGIA PARA ESTUDANTES DE DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS E NÍVEIS DE ESCOLARIDADE.

- CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO, FUTUROS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO DE FORMA QUE POSSAM INTERAGIR NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES, INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTOS E SABERES.

- ESTIMULAR A PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA E DESPERTAR CURIOSIDADE POR TEMAS COMO ESTRUTURA CELULAR, TIPOS BÁSICOS DE MICRORGANISMOS E SUA IMPORTÂNCIA NO MUNDO QUE NOS CERCA.

- POSSIBILITAR AOS PROFESSORES, ESTUDANTES E O PÚBLICO EM GERAL UM CONTATO DIRETO COM EQUIPAMENTOS LABORATORIAIS, AUSENTES EM SUAS ESCOLAS.

-PREPARAR PLACAS CONTENDO OS PRINCIPAIS TIPOS DE FUNGOS E BACTÉRIAS PARA AVALIAÇÃO MACROSCÓPICA.

- PREPARAR LÂMINAS CONTENDO OS PRINCIPAIS TIPOS DE FUNGOS E BACTÉRIAS PARA AVALIAÇÃO MICROSCÓPICA.

- EXECUTAR PRÁTICAS MICROBIOLÓGICAS PARA ISOLAMENTO DE MICRORGANISMOS DE DIVERSOS AMBIENTES.

 

UNIDADE ACADÊMICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE- FCBS

Nº DE REGISTRO

049.002.2015

COORDENADOR

Prof. Fulgêncio Antônio Santos

CONTATO

fulgenciosantos@hotmail.com

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016

 

TÍTULO DO PROJETO

ESTRUTURAÇÃO DOS ACERVOS DE MINERALOGIA E GEMOLOGIA DO CURSO DE ENGENHARIA GEOLÓGICA DA UFVJM

OBJETIVO(S)

- ESTRUTURAR, ORGANIZAR, CATALOGAR AMOSTRAS DE MINERAIS E GEMAS;

-CONSTRUIR PEQUENOS APARATOS CIENTÍFICOS DOS ACERVOS DE MINERALOGIA, GEMOLOGIA E LAPIDAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA GEOLÓGICA DO ICT-UFVJM;

- APOIAR DE FORMA ESSENCIAL AS AULAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO, DANDO SUPORTE AOS DOCENTES PARA REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS E ASSIM CONTRIBUIR PARA SE EVITAR A RETENÇÃO DOS ESTUDANTES.

UNIDADE ACADÊMICA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA- ICT

Nº DE REGISTRO

050.002.2015

COORDENADOR

PROF.JOSÉ MARIA LEAL

CONTATO

Jose.leal@ict.ufvjm.edu.br

PERÍODO DE VIGÊNCIA

01/10/2015 a 30/09/2016