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Elaboração de Projetos Pedagógicos

1- Da definição de Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

  • O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é o documento orientador que define o currículo do curso, estabelece sua identidade ao traduzir as ações pedagógicas pensadas coletivamente (concernentes à ação docente, discente e dos gestores) e toma como referência as legislações em vigor. 

  • O PPC deve atender ao disposto no Anexo I da Resolução CONSEPE nº 15/2020.
  • As propostas de PPC, ao serem encaminhadas para análise da Divisão de Apoio Pedagógico - DAP (do seu respectivo Campus) deverão estar estruturadas e identificadas em função de sua finalidade:

              1. Projeto Pedagógico para Criação de Curso;
              2. Alteração de Projeto Pedagógico de Curso vigente.


2- Dos prazos e fluxos de tramitação:
 

Os PPCs deverão passar por processo de revisão pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) em até dois anos de vigência, o qual submeterá sínteses ao respectivo colegiado de curso (mesmo que seja para ratificar seu conteúdo integral) e o colegiado as encaminhará à DAP do seu respectivo Campus.

 As propostas de alteração de PPCs podem ocorrer:

  •  Em decorrência de avaliação interna e/ou externa;
  •  Em decorrência de necessidade de adequação às legislações vigentes;
  •  Em atendimento às necessidades pedagógicas conforme especificidade de cada curso.

 A  PROGRAD definirá os prazos para as modificações previstas nos itens I e II, podendo as modificações previstas o item III ocorrer a qualquer momento.


3- Encaminhamento da proposta de alteração do Projeto Pedagógico do Curso à PROGRAD:

  • Processo SEI à secretaria da Prograd
  • Ofício
  • PPC alterado nos termos da Resolução CONSEPE nº15/2020;
  • Plano de transição curricular para os estudantes em curso (se for o caso) e outros documentos que se fizerem necessários.

 


Os PPCs, ao serem encaminhados via SEI à secretaria da PROGRAD para aprovação  nas instâncias competentes (CONGRAD E CONSEPE), seguirão os trâmites após emissão do Relatório Técnico Pedagógico (Anexo III) da Divisão de Apoio Pedagógico (DAP) do seu respectivo Campus.


Base legal:

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Resolução nº. 15 Consepe, 14 de dezembro de 2020 - Estabelece orientações que visam a regulamentar a elaboração e o fluxo de tramitação dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM.