• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Forped

Índice do Artigo
Forped
I Forped
II Forped
Comissão de Trabalho do II Forped
III Forped
Documentos
Todas as Páginas

 

Histórico

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, em consonância com a sua missão e política institucionais e visando o desenvolvimento profissional dos docentes, instituiu o Programa de Formação Pedagógica Continuada para a Docência – Forped, por meio da Resolução Consepe nº 34/2009. O Programa tem como objetivo promover o aprimoramento pedagógico permanente do corpo docente, mediante: (i) o estímulo à reflexão sobre a prática pedagógica no Ensino Superior a partir da estruturação didática do processo de ensino e dos elementos que a constituem; (ii) a avaliação crítica da retenção e da evasão dos estudantes; (iii) a apropriação de novas concepções e metodologias de ensino-aprendizagem e processos avaliativos; o estímulo à inovação didática e curricular, à troca de experiências bem sucedidas e à produção de material didático-pedagógico; (iv) o estímulo à capacitação para uso de tecnologia da informação no processo de ensino-aprendizagem e (v) a promoção de ações que visem o exercício da interdisciplinaridade.

Para dar início às atividades do Forpede, a Pró-Reitoria de Graduação promoveu em setembro de 2010, o “I Seminário de Formação Pedagógica Docente”, propiciando aos docentes momentos de reflexão e discussão sobre a sua prática educativa, a partir da abordagem de temáticas tais como, “Profissão docente: ensinar e aprender”; “A missão da Universidade no séc. XXI e os desafios da docência no Ensino Superior; “O ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação” e Questões contemporâneas sobre currículo e ensino universitário”.

Todavia, percebeu-se que, a consolidação de um programa de formação profissional somente se concretizará se houver a participação e o envolvimento dos docentes na sua construção. Assim, entende-se que um programa de formação consistente, com ações sistematizadas, requer empreender esforços no sentido da sua construção coletiva, cuja sustentabilidade se ancore na política Institucional, mas, sobretudo, nasça das bases e expresse as reais necessidades dos docentes e cursos de graduação.
Nesse sentido, a Prograd instituiu uma comissão de trabalho com o objetivo de contribuir para a elaboração do programa de formação pedagógica continuada docente, que após discussão em diversas reuniões, decidiu realizar Fóruns nas Unidades Acadêmicas para a construção do referido programa.

Modelo de formulário para submissão de propostas ao FORPED
Contato: forped@ufvjm.edu.br

 

Planejamento Semestral Forped 2017_1

 


 

I Seminário de Formação Pedagógica Docente - Forped

As constantes transformações que ocorrem no mundo, tanto no campo da produção e difusão do conhecimento, quanto no campo de trabalho, acenam para mudanças em todos os setores da atividade produtiva. Esse cenário, marcado pela revolução tecnológica, pela sociedade do conhecimento e por exigências contínuas de novos perfis profissionais, desafia as instituições de ensino superior – enquanto lócus privilegiado de formação profissional - a promover inovações pedagógicas em todos os níveis de ensino.

Nesse contexto, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em consonância com sua missão e política institucionais e buscando corresponder aos desafios e expectativas da sociedade no que tange à formação de profissionais, elege como uma de suas ações prioritárias para melhoria qualitativa do ensino e para o desenvolvimento profissional, o fortalecimento da política de formação continuada docente.

A Pró-Reitoria de Graduação, com o objetivo de consolidar a política de formação pedagógica da UFVJM, pretende propiciar espaços permanentes de estudo, reflexão e discussão sobre a prática educativa desenvolvida nos curso de graduação, investindo nos docente enquanto sujeitos do trabalho e de formação e ampliando as possibilidades de sua formação pedagógica.

Palestras:

 

 


 

 

II Seminário de Formação Pedagógica Docente - Forped


O para este ano de 2011, o trabalho foi dividido em etapas. Veja abaixo o planejamento do II Forped:

1ª. Etapa:

Carga Horária: 20 h                 Local: UFVJM
Período: Agosto, Setembro e Outubro de 2011

Fóruns nos Colegiados e Áreas de Conhecimentos
Fóruns nos Colegiados – com pauta específica sobre Formação Pedagógica de Professores da UFVJM e Políticas e Diretrizes para os mesmos (Agosto e Setembro).

Obs.: Consideramos importante que o Coordenador do curso aproveite a oportunidade e convide todos os professores para contribuir tanto nas discussões e definições com base na finalidade do curso e necessidades do corpo docente, quanto nas necessidades dos alunos para uma real aprendizagem e formação profissional.

Instrumentos de Coleta de Dados:
a)    Instrumento individual (a ser enviado a cada professor)
b)    Instrumento coletivo (a ser preenchido sob ciência do Colegiado do curso)

Obs.: Acompanham estes instrumentos de coleta de dados os seguintes documentos:
1.    Diretrizes Curriculares do curso principal no qual o professor atua.
2.    Considerações sobre Formação Continuada e Pedagógica de professores.

Aguardamos a devolução dos instrumentos, devidamente preenchidos,  à DAP/PROGRAD até o dia 12 de setembro de 2011.
1º. Encontro das Quatro Áreas de Conhecimento
1) Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
2) Ciências Exatas e Tecnológicas;
3) Ciências Biológicas e da Saúde e
4) Ciências Agrárias

Data: 06 de outubro de 2011 - 12h
Fórum Conhecimento Geral - Período: Manhã
Objetivo: realização de atividades de discussão temática com vistas à construção de propostas de Atuação e Formação Pedagógica para professores no Ensino Superior da UFVJM e contribuições para a elaboração de Diretrizes de Políticas de Formação Continuada para Professores da UFVJM.

Fórum Conhecimentos Específicos  (Quatro Áreas de Conhecimento)  - Período: Tarde 
Objetivo: a elaboração de Projeto do Núcleo de Formação Continuada para os Professores da UFVJM.

Fórum Conhecimentos Representantes  - Período: Noite
Exposição feita pelos Representantes das Grandes Áreas de Conhecimento das contribuições de cada área.

2ª. Etapa

Carga Horária: 20 h

Fóruns nos Colegiados (outubro e novembro) – Local: UFVJM
Carga Horária: 12 h
Revisão das propostas sobre Formação Pedagógica de Professores da UFVJM e Políticas e Diretrizes para os Professores da UFVJM (Outubro e novembro).
Outubro - Reuniões com base nos Colegiados dos Cursos da UFVJM;
Novembro – Reuniões com base nos Colegiados dos Cursos da UFVJM;

Obs.: Consideramos importante que o Coordenador do curso aproveite a oportunidade e convide todos os professores para contribuir na aprovação das propostas a serem encaminhadas ao Fórum Geral que será realizado em novembro de 2011.

Fórum Geral  do II Seminário de Formação Pedagógica para Professores da UFVJM
Período: Outubro e Novembro de 2011
Local: UFVJM
Carga Horária: 20 h

Manhã: - Palestra A – Tema: Avaliação no Ensino Superior
- Exposições - Representantes das Grandes Áreas de Conhecimento da UFVJM sobre a atuação e formação do professor:
1) Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
2) Ciências Exatas e Tecnológicas;
3) Ciências Biológicas e da Saúde e
4) Ciências Agrárias

Tarde: – Fórum Ampliado: Texto e contexto do Professor das Grandes áreas de Conhecimento da UFVJM – Quatro Fóruns das Grandes Áreas de Conhecimento: 1) Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; 2) Ciências Exatas e Tecnológicas; 3) Ciências Biológicas e da Saúde e  4) Ciências Agrárias
a) Políticas e Diretrizes de Formação Continuada para professores da UFVJM;
b) Projeto do Núcleo de Formação Continuada para Professores da UFVJM.

(Encontro Geral dos Professores com vistas à exposição das contribuições das 4 Grandes Áreas de Conhecimento sobre formação continuada de Professores da UFVJM com a consultoria dos palestrantes A e B)

Noite - Políticas e Diretrizes para Atuação e Formação de Professores da UFVJM
Palestra B – Formação Continuada de Professores   
Exposição Final:
 a) Políticas e Diretrizes de Formação Continuada para professores da UFVJM;
 b) Projeto do Núcleo de Formação Continuada para Professores da UFVJM.


 

Comissão de Trabalho do II Forped

Objetivo: Contribuir na elaboração de Políticas e Diretrizes para a Formação Continuada Docente na UFVJM, bem como na construção do Projeto do Núcleo de Formação Pedagógica Continuada Docente.

Prof. Dr. Flávio César Freitas Vieira (FCH)
Prof. Ms. Alexandre Wesley Carvalho Barbosa (FCBS)
Prof. Ms. Mirtes Ribeiro (FCBS)
Prof. Ms. Eduardo Henrique de Matos Lima (FACET)
Prof. Dra. Maria Cristina Cohen (FCBS)
Sr. Antônio César dos Santos - Téc. Assuntos Educacionais (FCA)
Prof. Dra. Delba Fonseca Santos (FCBS)
Prof. Dr. Romero Alves Teixeira (FCBS)
Prof. Dr. Carlos Ignácio (ICT)
Prof. Dr. Roberto Antônio Penedo do Amaral (FCH)
Srª. Soraia Helena Santos Peixoto - Téc. Assuntos Educacionais (DAP/PROGRAD)
Srª. Lucimar Daniel Simões Salvador – Pedagoga (DAP/PROGRAD)
Prof. Ms. Vagner Antonio Marques (FACSAE)
Profa. Ms. Felismina Dalva Teixeira Silva (FACSAE)
Prof. Ms. Harriman Aley Morais (DCB)
Prof. Dr. Joerley Moreir (FCA)
Profa. Dra. Alessandra de Paula Carli (ICTM)
Prof. Dr. Alexandre Gutenberg da Costa Moura (ICT)
Profa. Ms. Quênia Luciana Lopes Cota Lannes (FACET)
Profa. Dra. Soraya de Carvalho Neves (FCBS)


III Forped (2012/1)

No dia 28 de março de 2012 foi realizado o III Seminário de Formação Permanente Docente, possibilitando espaço de reflexão e discussão sobre a prática docente na UFVJM.

Programação: icon Folder Forped 2012

Diamantina: Campus I: Anfiteatro

Manhã:
8:00h    Abertura
8:30h    Palestra: icon Docência na Educação Superior
Profª. Ilma Alencastro - UNB
10:30h    Intervalo
10:45h    Espaço de diálogo com os palestrantes
12:00h    Encerramento
Tarde:
14:00h    Exposição dialogada: icon TDICs na Prática Docente
Prof. Eduardo Lima – UFVJM
15:30h    Intervalo
15:45h    Exposição de Experiências e diálogo com os participantes
18:00h    Encerramento

Teófilo Otoni: Campus do Mucuri: Auditório

Tarde:
14:00h    Abertura
14:30h    Palestra: “Desafios em formar professores: didática do Ensino Superior”
Prof. João Valdir - UFMG
15:30h    Intervalo
15:45h    Espaço de diálogo com os palestrantes
18:00h    Encerramento

 


 

 

Documentos

icon Conceitos de Formação Pedagógica

icon Instrumento Individual: Questionário para o Docente

icon Instrumento Coletivo: Questionário para o Colegiado do Curso

icon Resolução CONSEPE nº14 de 16 de setembro de 2011 - Aprova suspensão das atividades acadêmicas da UFVJM