• PDF
  • Imprimir

Orientações para Elaboração de Projetos Pedagógicos


Procedimentos e Prazos para alteração no Projeto Pedagógico de curso (Anexo I da Resolução Nº 02 CONGRAD de 2013)

1- Elaboração, discussão e aprovação da reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) no âmbito do Colegiado do Curso. 


2- Encaminhamento do Projeto Pedagógico de reestruturação do Curso à PROGRAD.
Documentação a ser enviada:
  • Ofício
  • PPC reestruturado, acompanhado de justificativa
  • Plano de transição e adaptação curricular para os alunos em curso (se for o caso).
Origem: Colegiado de Curso
Destino: PROGRAD
Tempo para tramitação: 1º semestre: Até o último dia de fevereiro de cada ano, para vigência a partir do semestre seguinte. 2º semestre: Até o último dia de agosto de cada ano, para vigência a partir do semestre seguinte. 

3- Apreciação final das alterações pela PROGRAD e emissão de parecer
Origem: PROGRAD
Destino: -
Tempo para tramitação: 60 dias 

4- Encaminhamento do PPC ao CONGRAD para avaliação, apreciação e submissão ao CONSEPE
Documentação a ser enviada:
  • Ofício
  • PPC
  • Parecer da Pró-Reitoria de Graduação
  • Proposta de Resolução para aprovação do PPC.
Origem: PROGRAD
Destino: CONGRAD
Tempo para tramitação: 10 dias

5- Apreciação do PPC pelo CONGRAD
Origem: CONGRAD
Destino: -
Tempo para tramitação: Conforme agenda de reuniões do CONGRAD

6- Encaminhamento da proposta de reestruturação do PPC ao CONSEPE
Documentação a ser enviada:
  • Ofício
  • PPC
  • Parecer da Pró-Reitoria de Graduação
  • Proposta do CONGRAD 
Origem: CONGRAD
Destino: CONSEPE
Tempo para tramitação: Conforme agenda de reuniões do CONSEPE