• PDF
  • Imprimir

Pibid-Diversidade

O Pibid-Diversidade da UFVJM é um projeto vinculado à Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) e conta com apoio financeiro da CAPES. É constituído por oito subprojetos que estão sendo desenvolvidos em oito escolas do campo da região do vale do Jequitinhonha e norte de Minas Gerais. Os municípios contemplados são: Almenara, Araçuaí, Vargem Grande, Virgem da Lapa, Montes Claros, Veredinha e Itamarandiba.

O projeto institucional conta com a participação de cinco professores do quadro efetivo da UFVJM que atuam como coordenadores: um coordenador institucional e quatro coordenadores dos subprojetos. Além dos coordenadores, participam do projeto oito professores das escolas contempladas que atuam como supervisores e trinta discentes da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM.

Cada subprojeto tem uma temática específica, construída a partir das diversas realidades das escolas do campo, visando à integração das práticas pedagógicas ao contexto sócio-cultural da região.

A lógica do PIBID é oferecer ao futuro professor uma trajetória formativa diferenciada, que o capacite a dialogar com a diversidade dos contextos educacionais existentes e a partir destes, propor estratégias metodológicas adequadas a cada situação. Nesse sentido, a formação do professor não pode estar limitada ao espaço acadêmico das universidades. O licenciando, ao longo de sua formação, tem que interagir com a realidade da escola, pois é na escola que ele poderá aprender com a experiência acumulada dos docentes e é lá, que ele poderá aprender fazendo, construindo e contribuindo para a melhoria da educação básica no Brasil.
Mais informações, visite a página do Pibid-Diversidade (clique aqui)