Notícias da UFVJM
Sex, 15 de Março de 2019 16:49

Em virtude de mensagem que está sendo divulgada em redes sociais, com a notícia de que “o Ministério Público Estadual representou criminalmente por desvio de recursos públicos o atual e ex-reitor da UFVJM”, a Reitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) esclarece que:

1 – Em relação às acusações que se referem ao atual reitor, Gilciano Saraiva Nogueira, não há, no documento que circula, nenhum elemento que demonstre a prática de algum ato ilegal que tenha sido cometido.

2 – No que se refere à Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe), todos os atos da atual gestão foram fundamentados na legalidade e amparados nos Acórdãos do Tribunal de Contas da União sobre a relação das universidades com as fundações de apoio, Relatórios da Controladoria Geral da União, Relatórios de Auditorias Internas da UFVJM e Pareceres da Procuradoria-Geral Federal. Da mesma maneira esta gestão age com qualquer outro procedimento administrativo da UFVJM.

3 – Recentemente a Reitoria entregou ao Ministério Público Estadual diversos documentos que comprovam que as decisões tomadas em relação à Fundaepe só ocorreram após consulta e parecer da Auditoria Interna da UFVJM e Procuradoria-Geral Federal. Causa estranheza o fato de que nenhum desses documentos tenha sido levado em consideração na fundamentação da representação judicial.

4 – O texto da mensagem que acompanha a representação judicial é falso, alarmista e maldoso, pois induz o leitor a acreditar que se trata de ação criminal, quando, na verdade, é uma ação civil de reparação de danos.

5 – Por fim, comunicamos que estão sendo tomadas as medidas judiciais cabíveis tanto em relação à representação judicial quanto à circulação da mensagem falsa em redes sociais.

Diamantina, 15 de março de 2019.

Reitoria da UFVJM

Gestão 2015-2019

Última atualização em Sex, 15 de Março de 2019 16:55
 
Ter, 12 de Março de 2019 12:54

Na semana passada o Campus Unaí da UFVJM também comemorou o Dia Internacional da Mulher. Foi promovida uma atividade em grupo, quando cada servidor fez uma reflexão sobre a data. Também foi servido um café da manhã patrocinado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes). A reitoria parabeniza as servidoras Amanda Soares, Ednalda Gonçalves e Anúbia de Barros pela organização do evento.

Foto: Dani Diogo

Veja mais fotos do evento aqui.

 
Seg, 11 de Março de 2019 14:40

Na semana passada a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) organizou um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A ação, que fez parte do programa Sou UFVJM, do Agenda 19, foi realizada no Espaço do Servidor do Campus JK e contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes).

Durante o café houve roda de conversa com representantes da Associação dos Pós-Graduandos da UFVJM, com o tema “A mulher na pesquisa”. Foto: Marco Túlio/UFVJM

Veja mais fotos do evento aqui.

Última atualização em Seg, 11 de Março de 2019 14:49
 
Qui, 28 de Fevereiro de 2019 09:45

Manifestação do Fórum Mineiro das Instituições Públicas de Ensino Superior

É com grande preocupação que recebemos a nota emitida pela Fapemig no dia 22 de fevereiro de 2019.  A crise financeira vivenciada pelo estado de Minas Gerais tem impactado sobremaneira na Fapemig, principalmente nos últimos anos, causando prejuízos incalculáveis à ciência mineira.

O maior desafio para a pós-graduação no Brasil é o estabelecimento de uma base sólida de financiamento sustentável a longo prazo, permitindo assim o desenvolvimento de uma ciência não dissociada dos grandes problemas nacionais e, no caso de Minas, das suas muitas assimetrias.

Cumpre destacar que o não pagamento dos tradicionais programas da Fapemig, como edital Universal e Pesquisador Mineiro, resultou no atraso ou paralisação de milhares de pesquisas no nosso estado, comprometendo anos de desenvolvimento científico, social e econômico.

As Instituições Públicas de Ensino Superior mineiras também veem com muita preocupação os constantes atrasos nas bolsas de mestrado e doutorado assim como a anunciada suspensão temporária dos Programas de Iniciação Científica (IC) - cotas institucionais. Os discentes beneficiários dessas bolsas têm relatado dificuldades na manutenção e sobrevivência, o que pode comprometer e refletir no resultado das pesquisas realizadas.

A descontinuidade de financiamento para a pós-graduação, especialmente na concessão de bolsas, representará uma perda para a inserção de Minas no cenário científico nacional e internacional comprometendo, inclusive a capacidade de enfrentamento da própria crise pela qual passa nosso estado.

Sendo assim, solicitamos do governo do estado de Minas Gerais maior sensibilidade em relação aos problemas gerados a partir da ausência dos repasses constitucionais do estado para a Fapemig, como uma forma de encontrarmos juntos o melhor caminho para continuar com as pesquisas e a promoção do desenvolvimento de nosso estado. Aliás, cabe salientar que nossas instituições colocam-se à disposição do governo do estado de Minas Gerais para contribuir com os diversos desafios e dificuldades atuais.

Portanto, a descontinuidade de financiamento à ciência mineira, especialmente na concessão de bolsas de IC e da pós-graduação, representa prejuízo para a ciência, tecnologia e inovação no estado e compromete a formação de novas gerações de pesquisadores.

27 de fevereiro de 2019

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet – MG)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG)

Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

 


Página 7 de 99

 

Campus I - Diamantina/MG
Rua da Glória, nº 187 - Centro - CEP 39100-000
Telefones: +55 (38) 3532-6024
Campus JK - Diamantina/MG
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000
Alto da Jacuba CEP 39100-000
Telefone: +55 (38) 3532-1200 e (38) 3532-6800
Campus do Mucuri - Teófilo Otoni/MG
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371
Telefone: +55 (33) 3529-2700
Campus Janaúba - Janaúba/MG
Avenida Um, nº 4.050
Cidade Universitária CEP 39447-790
Telefone: +55 (38) 3532-6812 e (38) 3532-6808
Campus Unaí - Unaí/MG
Avenida Vereador João Narciso, nº 1.380
Cachoeira CEP 38610-298
Telefone: +55 (38) 3677-9950