UFVJM inicia elaboração da Política de Comunicação Institucional

Seg, 07 de Maio de 2018 11:01

No final de abril, a UFVJM deu um importante passo para o reconhecimento institucional da legitimidade e da dimensão estratégica da área de Comunicação. A Diretoria de Comunicação Social (Dicom) iniciou as discussões para a construção da Política de Comunicação Institucional, que terá o objetivo de instituir diretrizes e princípios de comunicação no âmbito da UFVJM, visando integrar as atividades comunicacionais desenvolvidas na universidade. Essa ação faz parte do programa UFVJM Conectada, do Agenda 19, que visa conectar cada vez mais a UFVJM por meio da tecnologia e ações de comunicação.ㅤ

A convite da Dicom, o diretor de Comunicação Institucional e professor do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Rennan Lanna Martins Mafra, veio à UFVJM para compartilhar a experiência de elaboração da política da UFV, que foi aprovada em dezembro de 2017, e colaborar na parceria que se inicia entre as duas universidades.

“Uma Política de Comunicação Institucional tende a tornar a gestão de uma instituição pública mais aberta e comunicativa, uma vez que reconhece a existência de públicos e, com isso, institui a possibilidade de um diálogo permanente, ampliando seu potencial democrático”, destaca Rennan Lanna.

Reunião entre os servidores da Dicom e o professor Rennan Lanna. (Foto: divulgação Dicom)

O processo de construção de uma política de comunicação não é simples: vai desde a construção do documento, passando por todos os processos de tramitação interna, até chegar à sua aprovação e publicação. Segundo a diretora de Comunicação Social da UFVJM, Amanda Thomaz Monteiro, é necessário iniciar um movimento coletivo de elaboração da política, que vai gerar um compromisso para todos os envolvidos.

“Precisamos reconhecer a complexidade comunicacional da UFVJM, que vai muito além do trabalho já desenvolvido por seus veículos institucionais, como o Portal e a Rádio Universitária. A elaboração da nossa Política de Comunicação Institucional tem que ser feita coletivamente envolvendo a comunidade acadêmica em reuniões e seminários para debater a questão da comunicação na universidade”, enfatiza a diretora.

O reitor da UFVJM, Gilciano Saraiva Nogueira, ressalta que um dos avanços de se ter a Política de Comunicação Institucional é reconhecer e regulamentar essa prática profissional no âmbito da universidade. “A Política de Comunicação vai dar respaldo para a integração e organização da comunicação institucional alinhada aos princípios institucionais e de interesse público”, finaliza o reitor.

O reitor da UFVJM, Gilciano Nogueira; o professor da UFV, Rennan Lanna, e a diretora da Dicom, Amanda Monteiro. (Foto: Marco Túlio/UFVM)

Última atualização em Seg, 07 de Maio de 2018 11:04

Campus I - Diamantina/MG