Apresentação

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) é um órgão de planejamento e gestão administrativa dirigida à formulação e implementação de políticas de gestão de pessoas da UFVJM.

É o órgão responsável pelos processos de seleção, movimentação e desenvolvimento de pessoas, assistência à saúde do servidor, também pelos processos referentes à administração de pessoal, gestão de benefícios, cadastro e lotação, pagamento dos servidores, aplicação da legislação de pessoal e guarda e arquivo da documentação de pessoal.

Tem como missão atuar com responsabilidade, transparência e de forma ética na gestão da vida funcional dos servidores, propondo soluções que fortaleçam a motivação, fazendo com que os mesmos entendam a importância da instituição no seu desenvolvimento profissional.

 

A  Progep tem a seguinte estrutura administrativa:

 

Diretoria de Administração de Pessoal

______________________________________________________________________________________________________________

 

A Diretoria de Administração de Pessoal tem por competências formular diretrizes, responder consultas, coordenar, controlar e supervisionar assuntos relacionados a cadastro, folha de pagamento, controle e aplicação da legislação, aposentadoria e pensão e arquivo e guarda de documentos referente a pessoal, sendo composta pelas seguintes divisões e suas atividades:

 

Divisão de Legislação e Normas


  • Receber, editar e solicitar portarias no âmbito da universidade.
  • Receber, analisar, instruir e despachar processos e documentos.

  • Conhecer e atualizar-se sobre legislação e jurisprudência pertinentes ao setor.

  • Prestar informações relativas à gestão de pessoas no âmbito da universidade.

  • Atender ao público interno.

  • Acompanhar as publicações oficiais pertinentes ao setor.

  • Atualizar informações no sistema governamental Sisacnet.

  • Operar e atualizar o sistema da universidade SIGA.

  • Edição e publicação do Boletim de Pessoal.

  • Enviar material para edição e impressão em gráfica.

 

Divisão de Cadastro

  • Registrar, atualizar e controlar dados cadastrais e funcionais dos servidores, atos relativos à movimentação de pessoal, atos de incorporação de vantagens e concessão de direitos, benefícios concedidos aos dependentes dos servidores, benefícios relativos à previdência dos servidores.

  • Registrar, atualizar e controlar a estrutura organizacional da universidade no SIAPE.

  • Atendimento ao público interno.

 

Divisão de Pagamento

  • Cálculo diversos relativos à remuneração, recisão e admissão de servidores.

  • Análisar, cálcular e conceder indenizações, gratificações e adicionais.

  • Receber, analisar, instruir e despachar processos e documentos relativos ao setor.

  • Homologar folha de pagamento e prestar informações à PROPLAN após seu fechamento.

  • Controlar frequência dos técnicos administrativos, docentes e servidores estudantes.

  • Atendimento ao público interno.

 

Divisão de Aposentadoria e Pensão

  • Conceder, revisar e controlar benefícios previdênciários aos servidores e dependentes.

  • Prestar assistência relativas à saúde suplementar.

  • Organizar e manter atualizado os registros dos servidores.

  • Receber, analisar, instruir e despachar processos e documentos.

  • Conhecer e atualizar-se sobre legislação e jurisprudência pertinentes ao setor.

  • Prestar informações relativas à previdência no âmbito da universidade.

  • Atendimento ao público interno e externo.

 

Divisão de Arquivo

  • Receber, arquivar, classificar e preservar documentos de acordo com a legislação vigente.

  • Orientar e monitorar arquivos corrente e intermediário das unidades organizacionais.

  • Receber demanda e solicitar materiais de consumo no âmbito da PROGEP.

  • Fornecer às pessoas autorizadas informações relativas a dados funcionais dos servidores.

  • Manusear, catalogar, atualizar e organizar as pastas funcionais de servidores.

 

Diretoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas

______________________________________________________________________________________________________________

 

A Diretoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas é responsável pela gestão de ações relativas ao planejamento, execução e acompanhamento das atividades relativas ao provimento, acompanhamento, capacitação e desenvolvimento dos servidores, movimentação, recepção e integração e dos novos servidores e assistência à saúde suplementar, sendo composta pelas seguintes divisões e atividades:

 

Divisão de Seleção e Controle de Vagas

  • Coordenar a realização de concursos públicos docentes e técnico-administrtivos, bem como, os processos seletivos para substitutos, temporários e visitantes, desde a divulgação do edital de abertura até a nomeação e posse ou contratação.

  • Atendimento ao público interno e externo.

  • Receber, analisar e publicar editais de seleção de pessoal.

  • Dar encaminhamento ao recursos de primeira e segunda instância.

 

Divisão de Capacitação e Desenvolvimento

  • Receber, analisar, instruir e despachar documentos e processos relativos a capacitação e desenvolvimento dos servidores técnico-administrativos.

  • Comunicar às chefias e servidores sobre atos relativos a avaliações e capacitações.

  • Acompanhar os processos relativos à estágio probatório até sua homologação.

  • Atendimento ao público interno e externo.

 

Divisão de Gerenciamento da Informação e Assistência à Saúde

  • Orientar os servidores ativos, aposentados e beneficiários de pensão civil, bem como receber e conferir os documentos referentes ao convênio do plano de saúde.

  • Orientar os servidores ativos, aposentados e beneficiários de pensão civil, bem como receber e conferir os relatórios/boletos de planos de saúde, sobre os cálculos de valores devidos de ressarcimento de auxílio saúde.

  • Receber, acompanhar e dar andamento aos processos de adicional de insalubridade e periculosidade;

 

Divisão de Pessoal do Campus do Mucuri

  • A Divisão de Pessoal do Campus do Mucuri compete coordenar, controlar, acompanhar e supervisionar as atividades inerentes à área de gestão e desenvolvimento de pessoas no Campus do Mucuri, bem como, prestar suporte à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

 

Horário de atendimento Campus JK::
segunda a sexta-feira
10h00 às 12h00 e de 13h30 às 17h00
Horário de atendimento Campus do Mucuri:
segunda a sexta-feira
8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00