Apresentação de Trabalhos (PRORROGADO)

TRABALHOS CIENTÍFICOS

Os trabalhos enviados ao evento serão divididos em duas categorias, para apresentação:

a) Exposição oral de Trabalhos Científicos: trabalhos de pesquisadores e profissionais graduados.

b) Pôsteres de Trabalhos Científicos: trabalhos realizados por alunos de graduação, pós-graduação e profissionais.

PRORROGADO

Prazo para envio dos trabalhos: até 30 de AGOSTO de 2010.

Divulgação dos trabalhos aprovados: a partir de 15 de OUTUBRO de 2010.

 

Todos os trabalhos devem ser submetidos em forma de artigo científico por via eletrônica, em dois formatos .DOC e .PDF (análise duplo cego e publicação), à Comissão Organizadora, no email do evento: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Os trabalhos serão analisados por dois avaliadores em sistema de duplo cego (double blind review, em que os avaliadores não têm acesso à identificação dos autores do trabalho que estão avaliando), e o parecer será comunicado aos autores por e-mail e no site do evento.

Os trabalhos expostos e discutidos por autores inscritos e aprovados pela Comissão Científica serão publicados nos Anais do I Encontro de Rotas do Patrimônio Mundial na America Latina, disponibilizados por mídia digital (CD-R).

 

1. REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

 

1.1. Escopo: Os trabalhos terão duas categorias de apresentação:
a) oral.
b) pôster.

1.2. Originalidade: Trabalhos já publicados em outros meios de comunicação, mesmo na forma de resumos, não deverão ser encaminhados. Os trabalhos na forma de artigos, aceitos para publicação nos Anais do I Encontro de Rotas do Patrimônio Mundial na America Latina, permanecerão com caráter de originalidade para a publicação, na íntegra, nos Anais do I Encontro de Rotas do Patrimônio Mundial na America Latina.

1.3. Tamanho: Os trabalhos terão limite mínimo de 8 (oito) páginas e máximo de 20 (vinte) páginas incluindo as referências, gráficos e tabelas.

1.4. Idioma: Os idiomas oficiais do I Encontro de Rotas do Patrimônio Mundial na America Latina são o português e o espanhol.

1.5 Convenções, unidades, símbolos, abreviaturas e siglas:
a) Adotar códigos de nomenclatura aceitos internacionalmente; nomes científicos e palavras estrangeiras (ex.software) deverão vir em itálico.
b) Usar o Sistema Internacional de Unidades e suas abreviaturas consistentemente e sempre que possível.
c) Citações e referências bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT.

1.6. Limites: Cada Artigo poderá ter até quatro autores. Todavia, só receberá certificado de apresentação o(s) autor(es) que fizer a exposição. Na publicação, constará o nome de todos os autores.
Cada autor pode inscrever, no máximo, dois trabalhos, independente da categoria.

1.7. Figuras: Devem ser incluídas somente quando essenciais à elucidação do texto e numeradas seqüencialmente em algarismos arábicos, com a devida referência no texto.

1.8. Tabelas: Numerá-las seqüencialmente com algarismos arábicos, com a devida referência no texto. O material tabulado deverá ser o mínimo necessário: incluir somente dados essenciais à compreensão.

 

2. ARTIGOS CIENTÍFICOS

Os Trabalhos Científicos devem conter:

2.1. Título: Deve ser preciso e informativo com, no máximo, 25 caracteres. Não deve conter ponto final. Deve ser escrito em letra maiúscula e em negrito. Quando pertinente, indicar a entidade financiadora da atividade ou projeto como primeira chamada de rodapé.

2.2. Autores: Mencionar, primeiro, o sobrenome e, na seqüência, o nome. Os nomes intermediários podem ser indicados apenas pelas iniciais. Em nota de rodapé, deve ser informada a formação acadêmica, a instituição, o grupo de pesquisa (se houver) e o e-mail.

2.3. Resumo: Apresentados após o título e os nomes dos autores e redigidos de forma direta, preferencialmente no pretérito perfeito, contendo, no máximo, 100 palavras. O resumo deve ser seguido por, no máximo, seis palavras-chave, em ordem alfabética no idioma português ou espanhol.

2.4. Corpo de texto: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados, Conclusões e Referências.

2.5. Formatação: Fonte: Times New Roman, 12; Distância entre linhas: 1,5; Margens: superior e inferior 2,5 cm e direita e esquerda 3,0 cm; Tamanho do papel: A4.

2.6. Referências: Deverão incluir todos os elementos referidos no texto, dispostas em ordem alfabética (pelo sobrenome do autor) e numeradas consecutivamente, seguindo as normas da ABNT.

*As orientações acerca das apresentações (oral ou posteres) serão disponibilizadas em momento oportuno.

 

LINHAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS:

1. Experiências, relatos e estudos de Destinos Patrimônio
Experiências de processos para transformação de um destino em Patrimônio da Humanidade; estudos históricos e científicos de destinos Patrimônio da Humanidade;

2. As relações entre a comunidade e Patrimônio da Humanidade;
Processos de inclusão e participação comunitária nas localidades Patrimônio da Humanidade; o Patrimônio da Humanidade e a sua relação com os atores locais, o planejamento de núcleos urbanos e sítios declarados.

3. Integração Institucional e Criação de Produtos;
Rotas e itinerários na America Latina – atuais e potenciais; Formação de redes de integração dos roteiros de destinos Patrimônio da Humanidade; Estratégias políticas, institucionais e mercadológicas dos destinos caracterizados como Patrimônio da Humanidade; Apoios institucionais para o Patrimônio da Humanidade; Estudos relacionados a formatação de produtos e roteiros nos destinos Patrimônio da Humanidade;

4. Destinos Patrimônio e Mercado
Estudos de competitividade, estratégias de marketing e comercialização de roteiros nos destinos Patrimônio da Humanidade;