Palestrantes e Comissão

 

PALESTRANTES - BREVE CURRÍCULO

AMÉRICO ANTUNES

Jornalista formado pela PUC-MG, Américo Antunes trabalhou nos jornais O Globo e Diário do Comércio. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas e da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ. Atuou também em publicidade, sendo diretor da ASA Comunicação. Na área do patrimônio cultural, coordenou a campanha Diamantina Patrimônio Mundial, as expedições de pesquisa histórica Engenheiro Halfeld, no rio São Francisco, Jequitinhonha e Caminhos Antigos das Minas à Bahia, e o trabalho de pesquisa e geoprocessamento dos caminhos do ouro e dos diamantes da Estrada Real. Atualmente, é coordenador-geral de Difusão e Projetos do Iphan.

CANDICE BALLESTER

Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em Preservação do Patrimônio Cultural, pelo Programa de Pós Graduação em Urbanismo - PROPUR/ Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN no Rio Grande do Sul. Coordenadora do Parque Histórico Nacional das Missões;

CARMEN ECHAZARRETA

Licenciatura en Geografía e Historia. Universidad de Barcelona. Licenciatura en Ciencias de la Información. Universidad Autónoma de Barcelona. Máster en Gestión de la Comunicación en les Organizaciones. Universidad de Barcelona. Máster de Comunicación y Educación. Facultad de Ciencias de la Comunicación de la Universidad Autónoma de Barcelona. Post-grado Diseño de Materiales Didácticos multimedia. Universidad Abierta de Cataluña UOC. 1995. Título de Doctora con la calificación de “sobresaliente cum laude”. Título de la tesis: Sociedad y Reforma Educativa: un análisis de la prensa en Cataluña. Universidad de Barcelona.

CECÍLIA FERNANDES DE VILHENA

Turismóloga (PUC Minas). Especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável (UFMG). Especialista em Avaliação de Impactos Ambientais e Recuperação de Areas Degradadas (UFVJM). Analista Ambiental - Gerente de Proteção da Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas - Escritório Regional Alto Jequitinhonha (IEF/ERAJ). Coordenadora do "Mosaico do Espinhaço: Alto Jequitinhonha - Serra do Cabral". Professora no Curso de Turismo da UFVJM

DIEGO JARAMILLO PAREDES

Arquiteto, 1981. Mestre em Estudos da Cultura, 2003. Diretor de Áreas Históricas e Patrimoniais de Cuenca. Professor Principal da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Cuenca. Professor Principal da Faculdade de Design de Universidade do Azuay. Investigador do Projeto “WORLD HERITAGE CITY PRESERVATION MANAGEMENT”. Programa VLIR-UOS-Universidade de Cuenca.

EDGARDO VENTURINI

Arquiteto. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Nacional de Córdoba, 1977. Mestre  em Gestão Ambiental do Desenvolvimento Urbano, Universidade Nacional de Córdoba, 2002. Investigador Categoria I, Sistema Nacional de Pesquisa Universitária. Desde 1994 atua como co-diretor do Programa de Pesquisa (Instituto do Ambiente Humano, [FAUD]/[UNC]) e como diretor de projetos de pesquisa. Diretor do Instituto do Ambiente Humano, Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design, Universidade Nacional de Córdoba, a Argentina. Co-diretor e Professor da Mestria em Gestão Ambiental do Desenvolvimento, Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design, Universidade Nacional de Córdoba.

FABIANA DE MELO OLIVEIRA

Especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais e Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente no Ministério do Turismo, exerce atividades ligadas especialmente ao desenvolvimento e implementação de políticas públicas no âmbito do Turismo Cultural. Representa a pasta em grupos de trabalho relacionados ao segmento, dentre eles o Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC). Acompanha a execução de diversos programas e projetos ligados ao Programa de Estruturação dos Segmentos Turísticos do MTur, como o Programa de Qualificação dos Museus para o Turismo, parceria com o IBRAM, Projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos, parceria com Instituto Casa Brasil de Cultura, e o Programa de Benchmarking em Turismo, parceria com SEBRAE Nacional e ABAV.

ELISA GLADIS CÁCERES

Desde 1992 trabaja para la Administración de Parques Nacionales en el Parque Nacional Iguazú, dedicada a tareas de atención al visitante. Desde el año 2005 es parte del equipo del Área de Educación Ambiental del  Parque Nacional Iguazú. Participó en talleres y cursos de capacitación, en la temática de  educación ambiental y accesibilidad en áreas protegidas,  en la Argentina como así también en Brasil, obteniendo el certificado de educadora ambiental. Ha participado en  proyectos de educación ambiental dentro del área protegida  y en la zona de amortiguación  de a misma. Actualmente se desempeña como coordinadora del Centro de Visitantes "Yvirá Retá " del Parque Nacional Iguazú, Patrimonio Mundial Natural (UNESCO 1984).

HERNANI CASTRO

Engenheiro e Administrador, MBA em Marketing, Mestre e Doutor em Engenharia. Executivo da Exitus Consultoria em Turismo e Eventos Corporativos. Professor universitário durante 22 anos. Expert em Turismo de Negócios e Eventos. Consultor do Instituto Marketing de Destino da Confederação Brasileira de Cnvention & Visitors Bureaux. Membro do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais, coordena a Câmara Temática Tendências e Inovações do Turismo. Membro do Conselho Municipal de Turismo de Belo Horizonte, coordena a Câmara Temática Promoção e Apoio à Comercialização.

JUREMA MACHADO

Arquiteta, coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil desde 2001, supervisiona a implementação dos programas e Convenções da UNESCO relacionados à temática da Cultura no país.De 1995 a 1998, presidiu o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, dedicado à preservação do acervo de bens culturais daquele estado. Como arquiteta, atuou em diversos programas e projetos de reabilitação de centros históricos.

KARINA PUDOR

Professora em Educação Diferenciada da Universidade Nacional de Misiones. Intérprete de Língua de Senhas a Argentina. Assessora permanente de Subsecretariado de Turismo da Província de Misiones e diferentes Municípios da Argentina. Consultora em Acessibilidade na Empresa Iguazú Argentina - concessionária da área Cataratas do Parque Nacional Iguazú.

LUIS FEDERICO BOVIER

Administración Área Natural Protegida Península Valdés. Industria Ente Publico No Estatal, Argentina.  Ministerio de Comercio Exterior, Turismo e Inversiones, Subsecretaria de Inversiones y Comercio Exterior. Industria Gobierno, Argentina. Telecom Argentina, Unidad Comercial de Grandes Clientes. Industria Telecomunicaciones, Argentina.  Recursos Humanos. Analista de Liquidación de Haberes. Industria Telecomunicaciones, Argentina. Responsable de Compras. Industria Gastronomía, Argentina. Dirección de Auditoria. Depto. Auditoria de Sistemas. Industria Gobierno, Argentina. Mesa de entradas. Industria Gobierno, Argentina.  Agente Promotor de Comercio Exterior: Profesor de Teoría y Solfeo: Conservatorio Gattel.

RONALD DE CARVALHO GUERRA

Atualmente é Assessor Especial de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. É, também, Secretário Executivo do Comitê Gestor da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço. Foi gerente da APA Estadual da Cachoeira das Andorinhas; trabalhou como Analista Ambiental do Projeto Manuelzão. Participou da Expedição pelo Rio das Velhas 2009 e da Expedição Manuelzão Desce o Rio das Velhas em 2003.

WALTER DEBENEDETTI

Postgrado en Ordenamiento Territorial y Diplomado en Patrimonio Cultural Latinoamericano. Ex Secretario y actual miembro del Consejo de la Antigua Colonia del Sacramento (Comisión del Sitio, Patrimonio Cultural de la Humanidad). Coordinador General del Comité Departamental de Patrimonio de Colonia. Docente Tutor de Urbanismo. Universidad de Grenoble. Francia (2006) y de curso de 5º de la Facultad de Arquitectura de la Universidad de Morón. Argentina (2008-2009). Co redactor y director responsable del Plan Director de Desarrollo y Ordenamiento Territorial de la ciudad de Colonia. 2 becas de estudio del Gobierno de España. Director de la Digitalización y actualización del Inventario del Patrimonio Arquitectónico y Urbanístico del Barrio Histórico de Colonia del Sacramento. Conferencista en temas de Ordenamiento Territorial y Patrimonio en Seminarios, Congresos en Latinoamérica y Europa. Actualmente es Director de Patrimonio y Ordenamiento Territorial del Departamento de Colonia, Uruguay.

WANDER CONCEIÇÃO

Graduado em Língua Portuguesa. Funcionário de carreira do Banco do Brasil S/A (18 anos até 1995). Desde então, tem estudado da historiografia de Diamantina, concentrando sua pesquisa mais especificamente sobre as memórias do século XX. Autor em parceria com o Professor Antônio Carlos Fernandes escreveu os livros “CAMINHOS DO DESENVOLVIMENTO – Síntese histórica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri”, “LA MEZZA NOTTE – O lugar social do músico diamantinense e as origens da Vesperata” em parceria com Antonio Carlos Fernades e Anísis Figueiredo  “A TERRA, O PÃO, A JUSTIÇA SOCIAL – A importante participação da Igreja nas políticas públicas do Brasil”. Há dez anos, pesquisa a influência da cultura de Minas Gerais para a elaboração da Bossa Nova no Brasil.

 

COORDENAÇÃO GERAL

Virginia Martins Fonseca
Coordenação do Curso de Turismo/UFVJM
Orlanda Mabel Cordini De Rosa
Diretoria de Assuntos Internacionais/UFVJM

COORDENAÇÃO ADJUNTA

Profª. Msc. Helga Silva Espigão
Chefe deo Departamento do Turismo/UFVJM
Profª. Msc. Raquel Faria Scalco
Vice-Coordenadora do Curso de Turismo/UFVJM

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof. Dr. Carlos Eduardo Silveira - FCH/UFVJM
Profª. Dra. Danielle Piuzana Mucida - IH/UFVJM
Profª. Msc. Juliana Medaglia Silveira - FCH/UFVJM
Prof. Dr. Marcelo Fagundes - IH/UFVJM
Prof. Dr. Paulo Afrânio Sant´Anna - IH/UFVJM
Coordenação: Profª. Esp. Virginia Martins Fonseca - FCH/UFVJM

COMISSÃO ACADEMICA

Ana Michele Araujo Salomão
Daniella Eloi de Souza
Gladston Alves Catarino
Grasiele dos Reis Santos
Flávia Ramos Teixeira
Jocilaine Emanuelle de Souza Fontes
Nádia Caroline da Silva Viveiros
Nauê Gonçalves Bulhões
Sidney Daniel Batista
Taina Gonçalves Bulhões