Apresentação

Segundo a UNESCO (1972), são considerados como patrimônio cultural os monumentos, conjunto e sítios, que, por sua arquitetura, unidade ou integração à paisagem, têm valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência.

De acordo, ainda com a UNESCO (2010), é objetivo estratégico identificar instrumentos e métodos para inserção da cultura e do patrimônio no desenvolvimento sustentável concebidos, por meio de diversas ações, dentre elas: o desenvolvimento de conteúdos de suporte à promoção turística dos bens culturais brasileiros, sob a ótica da diversidade cultural, com vistas à promoção desses bens, ao tratamento ético dos valores culturais nos projetos do setor turístico e ao combate aos estereótipos.

Neste contexto é que encontra-se a importância do evento denominado "Encontro de Rotas do Patrimônio Mundial na América Latina". Espera-se, como resultados, o levantamento de novas estratégias de gestão sustentável do patrimônio cultural que possam efetivamente serem incorporadas pelos gestores públicos, formatando produtos como: estudos sobre trocas internacionais de bens e serviços culturais brasileiros, estudo sobre a legislação da cultura e seus impactos na economia da cultura, elaboração de cadernos Roteiros da Cultura Brasileira e estudos do perfil de demanda turística por categorias de roteiros.

Nesse sentido, faz-se pertinente a realização do evento "Encontro de Rotas do Patrimônio Mundial na America Latina", organizado pela Coordenação do Curso de Turismo e Diretoria de Assuntos Internacionais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Diamantina.

O evento tem como principal objetivo promover a interlocução dos sítios Patrimônio da Humanidade em América Latina, intensificando assim o diálogo sul-sul, recomendado pelo Governo Federal.

Sua realização na cidade de Diamantina, Patrimônio Cultural da Humanidade, proporcionará a discussão de temas atuais relacionados à estruturação de cidades patrimônio como destinos turísticos consolidados ou em processo de estruturação, como alternativa socioeconômica de desenvolvimento local e regional.

 

Objetivos do Evento

  • Promover a interlocução dos sítios Patrimônio da Humanidade em América Latina, intensificando assim o diálogo sul-sul, recomendado pelo Governo Federal.
  • Identificar e divulgar experiências de rotas e itinerários turísticos na América Latina;
  • Discutir as rotas existentes e formatação de roteiros turísticos internacionais integrados;
  • Discutir as perspectivas para formatação de roteiros com enfoque no Turismo Solidário na America Latina.

Público-alvo

  • Comunidade local;
  • Representantes de cidades e sítios latino-americanos com título da UNESCO;
  • Instituições vinculadas ao Patrimônio;
  • Comunidades acadêmicas de Cursos de Turismo e áreas afins;
  • Agentes de Desenvolvimento de Turismo;
  • Agentes de Turismo;
  • ONGs ligadas ao Patrimônio e/ou ao Turismo.