Diamantina

Diamantina: Cidade sede do Evento

Com quase três séculos de fundação, passando de povoado a arraial até chegar a município, Diamantina é uma cidade rica em história e tradições. Possui um patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico e preservado. A formação do município está intrinsecamente ligada à exploração do ouro e do diamante. O casario colonial, de inspiração barroca; as edificações históricas; as igrejas seculares; a belíssima paisagem natural e uma forte tradição religiosa, folclórica e musical conferem uma singularidade especial à cidade.

O rico acervo arquitetônico e urbanístico de Diamantina justificou não apenas o tombamento de seu núcleo histórico em nível federal, realizado em 1938, como o título recebido da UNESCO de Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1999.

Além do mais, Diamantina está localizada na Serra do Espinhaço, sendo reconhecida como Reserva da Biosfera pelo programa O Homem e a Biosfera/MAB, também da UNESCO, devido à diversidade de recursos naturais existentes, que é considerada uma das mais ricas do mundo. As Reservas da Biosfera (RBs) são a principal linha de ação do Programa e tal título faz com que sejam adotadas medidas urgentes para a conservação de todo o complexo montanhoso incluindo-se aí seus aspectos biológicos, geomorfológicos e históricos.

Vale evidenciar que tais títulos foram obtidos tendo como consideração o instrumento internacional da UNESCO, a Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, a qual se propõe à promover a identificação, proteção e preservação do patrimônio cultural e natural de todo o mundo considerado especialmente valioso para a humanidade.

Atualmente dos 851 sítios de Patrimônio Mundial, o Brasil possui 17 localidades, sendo a Cidade Histórica de Ouro Preto, Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, Centro Histórico da Cidade de Diamantina (MG), Centro Histórico da Cidade de Goiás, Áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas (GO), Centro Histórico de Olinda (PE), Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões (RS), Centro Histórico de Salvador (BA), Costa do Descobrimento - Reservas da Mata Atlântica (BA/ES), Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), Plano Piloto de Brasília (DF), Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), Centro Histórico de São Luiz do Maranhão (MA), Mata Atlântica - Reservas do Sudeste (SP/PR), Parque Nacional do Jaú (AM), Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MS/MT) e Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas (RN). Enquanto que, das 482 Reservas da Biosfera existentes no mundo, o país possui sete: Amazônia Central, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e o Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, Pantanal, Serra do Espinhaço.

Segundo a Agência Minas (2008), Diamantina, localizada no Circuito Turístico dos Diamantes, tem 77,6% de aproveitamento na dimensão aspectos culturais, nas variáveis produção cultural associada ao turismo, patrimônio histórico e cultural e governança. A média nacional no aspecto cultural foi de 54,7%. Esses números foram apresentados, durante o Seminário Técnico do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turísticos Regional, em 2008, realizado no município.

O principal objetivo do Estudo de Competitividade, elaborado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e o Sebrae Nacional, foi realizar um diagnóstico detalhado e avaliar o grau da competitividade turística de 65 destinos indutores brasileiros para que dentro dos princípios da sustentabilidade os mesmos possam oferecer melhores produtos e serviços para o turista nacional e estrangeiros, propiciando assim, o desenvolvimento turístico regional.

Além de aspectos culturais, também foram avaliadas outras 12 dimensões para captar as informações dos indutores: infra-estrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais e aspectos ambientais. A cidade também se destacou no estudo nas dimensões infra-estrutura geral e cooperação regional. Diamantina obteve índice de 70,2%, acima da média nacional de 63,3%, em serviços considerados essenciais para atividade turística como saneamento básico, eletricidade, comunicação, saúde e segurança.

Quanto à avaliação sobre o envolvimento dos atores de turismo, sociedade, governos, empresários, trabalhadores, instituições de ensino, turista e comunidade, Diamantina alcançou 60,8%, também acima da média nacional que é de 48,9%.

Assim, Diamantina demonstra que tem as condições turísticas e político-estruturais para bem receber um evento deste porte.

PARCERIA AGÊNCIA MINHAS GERAIS

A organização do evento firmou parceria com a Agência Minhas Gerais para auxiliar os participantes quanto a reserva em meios de hospedagens em Diamantina, bem como ofeerecer diversos serviços turísticos diferenciados.

A Agência Minhas Gerais visa ser referencia no turismo regional, priorizando a transparência, a qualidade, a competência com responsabilidade social e o bom atendimento  nos serviços prestados sempre preocupada com a satisfação dos nossos clientes e comprometida em promover o destino Diamantina e região.

End.: Rua Direita, 68 - Centro - Diamantina - MG - 38 35311667 / 38 88025078 - email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   / www.minhasgerais.com

 

 

logomarca_minhas_gerais1

 

Opções de Hospedagem   Opções de Alimentação