O livro “Revolucionários” é tema da 51ª edição do Café Literário nesse mês de novembro

Uma revolução está acontecendo!

Um revolucionário pacifista deseja vencer os homens mais ricos e poderosos do país por meio da desobediência civil. Seu melhor amigo, no entanto, deseja assassinar todos os políticos corruptos e seus comparsas.

Pacífica ou violenta, a Revolução no Brasil cobrará seus mártires!

Escolha seu lado e mergulhe nessa história!

Café literário

Posted in Posts | Tagged , , , , , | Comentários desativados

O livro “Colônia Santa Izabel: História e Memória do Isolamento Compulsório de doentes de lepra” é tema da 50ª edição do Café Literário

No livro a autora Profª Dra. Keila Carvalho analisa o isolamento compulsório de doentes de lepra em Minas Gerais no período 1920-1960, focando em um microcosmo: a Colônia Santa Izabel, considerada modelo daquela experiência no estado. O livro se insere em uma tradição historiográfica recente, que procura compreender as doenças e as políticas de saúde no ambiente mais amplo da história de uma sociedade. Na elaboração do trabalho a autora esmiúça dois momentos cruciais desta história: o primeiro, que vai dos anos 1920 à década de 1940, quando analisa o processo que levou a lepra – definida como “problema de saúde pública” – a ser objeto da política de isolamento compulsório. No segundo momento, focaliza o processo inverso, no qual o questionamento da eficácia científica, política e moral da política de isolamento levaram à sua consequente desarticulação.

Mais detalhes:

WhatsApp Image 2018-10-11 at 16.06.04

Posted in Posts | Tagged , , , | Comentários desativados

Obra: “Histórias de sibilas: entre Braga e Diamantina” foi tema da 49ª edição do Café Literário

Apresentado pela Profª Dra. Maria Claudia Magnani, o livro trata da identificação da origem das figurações do tema das sibilas do Tijuco, a partir de Braga, Portugal.

“Figuras proféticas da mitologia antiga, as Sibilas tiveram um alcance temporal extraordinariamente longo no decorrer da história da humanidade. Elas faziam o elo entre o profano e o sagrado, o humano e o divino. Suas profecias não diziam respeito a sagas individuais, mas a futuros coletivos como resultados de guerra, decisões políticas e a riqueza ou pobreza das nações. A cidade histórica possui um patrimônio artístico talvez não encontrado em nenhuma outra cidade colonial do Brasil: os panos quaresmais sibilísticos, além das pinturas sobre madeira na abóbada da capela-mor da Capela de Nosso Senhor do Bonfim.

As sibilas de Diamantina e região têm uma importância universal e reafirmam a sobrevivência de um antigo mito que foi se adaptando em diferentes lugares. O mito das sibilas tem um fôlego inigualável e de certa forma sobrevive até hoje. A previsão do futuro é desde os primórdios da humanidade um saber desejado e altamente sedutor.” Fonte: SEC – Secretaria de Estado de Cultura

Mais detalhes sobre o evento:

40414439_319478505281151_8342213170563121152_n

Posted in Posts | Tagged , , , , , | Comentários desativados

O livro “O ensaio sobre a cegueira” de José Saramago é apresentado pela Profª Dra. Letícia Pádua nesta edição. Ainda tivemos uma exposição de quadros!

O ensaio sobre a cegueira de José Saramago é uma grande obra e foi o único escrito em língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura.

Breve resumo: Um dia como qualquer outro, uma cidade, carros aguardando o semáforo para se colocar em movimento e, de repente, uma súbita cegueirra branca acomete um motorista. A partir daí, a cegueira se espalha pandemicamente até assomar [quase] toda a humanidade. Diante deste cenário, o caos se instala e somos colocados diante daquilo qque somos em essência: Saramago nos leva em uma viagem ao inferno, uma jornada de aflição, angústia, horror onde todos os estatudos éticos e morais são suspensos. Tudo isso somado a uma escrita única, vibrante em uma estrutura que só grandes gênios poderiam dominar.

cafe-002

cafe 001 cafe 08 cafe 07 cafe 06

cafe 01 café 04 cafe 03 cafe 02 cafe 05

 

Posted in Posts | Tagged , , | Comentários desativados

A autora Luisa Godoy veio lançar seu livro em nosso evento. Veja!

Professora e autora, Luisa Godoy apresenta seu livro  Corpo Celeste – Poemas no Café!

Breve descrição: A vida interior e a jornada de autoconhecimento de uma mulher são o fio narrativo que perpassa os 57 poemas, escritos no intenso período de mudanças e descobertas entre os 23 e os 35 anos de idade. Relacionamentos, rompimentos, nascimentos e renascimentos. O desejo, a perda e o encontro. A incompreensão e a negação da versão da mulher sobre sua própria experiência. A descoberta de um poder feminino oculto, mas inegável – um canal “entre aqui e o céu”, como conta o poema “Profetas”. A escrita como registro e redenção. Um lugar secreto e individual para se entender e se libertar. “Um momento de insuspeita liberdade”, como num verso do poema “A prosa e a rosa”.

Luisaa

Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Luisa Godoy

Luisa

 

Posted in Posts | Tagged , , , , , | Leave a comment