Notícias

NOTÍCIA 5:

CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO DE OPERADORES DE MÁQUINAS FLORESTAIS

Informações e Inscrições:

ctflor2010@hotmail.com

NOTÍCIA 4:

CURSO DE FORMAÇÃO DE OPERADORES DE MÁQUINAS FLORESTAIS

O curso é constituído de 2 (dois) módulos com duração de 01 semana, perfazendo carga horária de 40 horas

MÓDULO I (teórico – 12 horas)

MÓDULO II (prático em simulador – 28 horas)

Os treinamentos abordam conteúdos variados e de suma importância para a capacitação técnica de operadores de máquinas de colheita florestal, como:

a)     Noções de meio ambiente e impactos ambientais;

b)     Sistemas e planejamento da colheita florestal;

c)     Máquinas e equipamentos utilizados na colheita florestal;

d)     Ergonomia, saúde e segurança no trabalho (Baseadas na NR 12 e NR 31);

e)     Simbologia / análise pictográfica;

f)      Inspeção visual diária e manutenção básica.

Os cursos ministrados pela equipe do CTFlor apresentam como diferencial:

– Equipe técnica / profissionais altamente qualificados;

– Grade pedagógica / conteúdo teórico específico;

– Prática em simuladores virtuais com acompanhamento e avaliação de desempenho;

– Material didático / apostila atualizada, visando proporcionar aos participantes maior conhecimento sobre os diversos assuntos relacionados com as atividades de colheita florestal e operação de máquinas / equipamentos florestais.

OBS: As modalidades de treinamento anteriores incluem pacote completo com todas as despesas inclusas (transporte Diamantina – Campus JK (CTFlor), hospedagem, alimentação e treinamento) ou, pacote que inclui somente o treinamento, com todas as despesas por conta da empresa.

Para acesso a programação / calendário dos próximos cursos, consulte a home-page do CTFlor (http://www.ufvjm.edu.br/site/ctflor/), no ícone Agenda.

Outras informações, custos e inscrições: ctflor2010@hotmail.com 

NOTÍCIA 3:

CENTRO TÉCNICO DE FORMAÇÃO DE OPERADORES DE MÁQUINAS FLORESTAIS (CTFLOR) DA UFVJM RECEBE VISITA DE PROFISSIONAIS DA ARCELORMITTAL BIOENERGIA (ARCELORMITTAL BIOFLORESTA E APERAM BIO ENERGIA)

No dia 24/03/2011 o CTFlor recebeu em suas instalações (Campus JK da UFVJM) a visita de 22 profissionais da Arcelor Mittal Bioenergia (ArcelorMittal BioFlorestas e Aperam BioEnergia) para uma reunião onde foi discutido assuntos de interesse em comum, relacionados a treinamentos de operadores de máquinas florestais.

Participaram da reunião os gerentes das quatro regionais da Empresa (Carbonita, Martinho Campos, Dionísio – MG e Teixeira de Freitas – BA), supervisores de processos, facilitadoras de treinamento, instrutores de máquinas, além da Coordenadora de Qualidade e Desenvolvimento de Pessoal (Nívea Maria Teixeira Ramos) e o Gerente de RH e Qualidade (Vanderlan Bernardino dos Santos), ambos do Escritório Central da empresa, em BH.

Os trabalhos foram constituídos de uma apresentação do CTFlor por parte de seu coordenador, Prof. Ângelo Márcio Pinto Leite do Departamento de Engenharia Florestal – UFVJM, que falou sobre a finalidade e importância do Centro de Treinamento para as empresas florestais de Minas Gerais e de todo o Brasil, além de apresentar a estrutura atual do Centro de Treinamento e as futuras instalações no novo prédio do DEF. Foi realizada ainda uma demonstração de operação prática em simulador por operadoras de máquinas de colheita da Empresa em treinamento no CTFlor, bem como uma mesa redonda para a discussão de uma proposta de Curso de Atualização Técnica em Sistemas e Métodos de Colheita Florestal para os gerentes regionais e supervisores de processo da Empresa, conforme Foto 1.

Segundo o Prof. Angelo Leite este importante projeto é fruto de uma parceria entre o Departamento de Engenharia Florestal (DEF – UFVJM), o Instituto Social Sotreq / Caterpillar Brasil (ISSO – CAT) e a Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNDAEPE), que vem desde 30/08/10 ofertando treinamento / capacitação profissional de excelência para operadores de máquinas de colheita florestal (Feller-buncher e Harvester) em simulador de realidade virtual, para diversas empresas florestais e prestadores de serviço associados.

O CTFlor tem obtido excelentes resultados e procura cada vez mais se consolidar, com vistas a atender / suprir a carência de mão-de-obra qualificada do mercado, tendo atualmente como principal e mais importante cliente / parceiro as empresas Arcelor Mittal Biofloresta e Aperam Bioenergia.

A empresa visualiza esta parceria como uma grande oportunidade de desenvolvimento da mão de obra da empresa, aumentando assim o número de empregados capacitados para atuar como operadores, bem como, da qualificação da mão de obra local (comunidades). A parceria com o CTFlor propicia um aprimoramento contínuo dos treinamentos, direcionando-os para as necessidades da empresa e abre novas perspectivas com a inserção das melhorias no processo e o desenvolvimento de supervisores de colheita florestal.

Esta atuação em parceria com as instituições de ensino, buscando alinhar as necessidades da empresa e promover o desenvolvimento social das comunidades do entorno faz parte da Política de Responsabilidade Social Corporativa da ArcelorMittal, segundo Vanderlan.

Para mais informações sobre o CTFlor, visite o site: http://www.ufvjm.edu.br/blogs/ctflor

NOTÍCIA 2:

CTFLOR participa do II FORÚM NACIONAL DE CARVÃO VEGETAL

 

Atendendo ao convite da SOTREQ/CAT, o Centro Técnico de Formação de Operadores de Máquinas Florestais (CTFLOR) participou de 27 a 29/10/10 do II FORÚM NACIONAL DE CARVÃO VEGETAL, em Sete Lagoas, MG, tendo instalado no estande da respectiva Empresa, um simulador de realidade virtual “Harvester”, para demonstração e uso do público presente.

Além de uma maior divulgação do CTFLOR lançado recentemente por meio da parceria entre o DEF/UFVJM, ISSO/CAT e a FUNDAEPE, a participação no II Fórum de Carvão Vegetal possibilitou o estabelecimento de compromissos de algumas empresas em futuras turmas de treinamentos, bem como a troca de experiências com profissionais e representantes de empresas vinculados aos segmentos, florestal e de mineração.

Assim, iniciativas desta natureza são fundamentais, tendo em vista permitir um ambiente propício para a realização de negócios, com foco no relacionamento direto com os representantes das empresas participantes, diz o professor Ângelo Leite, coordenador geral do Centro de Treinamento.

NOTÍCIA 1:

Centro de Técnico de Formação de Operadores de Máquinas Florestais (CTFLOR) é lançado em Diamantina – MG

A partir de um inédito convênio firmado entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e o Instituto Social Sotreq (ISSO), tendo como gestora a Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNDAEPE), foi lançado nesta segunda-feira à noite em Diamantina, MG (30/08/2010), o Centro Técnico de Formação de Operadores de Máquinas Florestais (CTFLOR). A cerimônia de lançamento contou com a presença do Reitor da UFVJM, Prof. Pedro Ângelo Almeida Abreu e, após uma Aula Inaugural do Projeto Escola de Formação de Operadores de Máquinas Florestais, os convidados participaram de um coquetel de confraternização, no Centro Cultural da Universidade.

Entre os presentes, além da comunidade acadêmica (professores do DEF, servidores técnicos administrativos e alunos da UFVJM), dos parceiros envolvidos no projeto (profissionais da Sotreq / Caterpillar e do Instituto Social Sotreq), participaram do evento diversas empresas florestais como a Arcelor Mittal, Plantar Reflorestamento, BBM, Emflora, Reflorestar, etc.

 

Da esquerda para a direita: Profa. Gleyce Dutra chefe do DEF-UFVJM, Rodrigo Mendes Consultor Florestal da SOTREQ, Tereza Lopes Gerente de Ambiente Humano do Grupo Sotreq, Prof. Pedro Angelo Abreu Reitor da UFVJM, Wanderley Paranaiba da Arcelor Mittal, Florentino Bernal Gerente Florestal da Caterpillar e Prof. Angelo Leite da UFVJM Coordenador do CTFLOR.

Momentos do coquetel de lançamento
Da esquerda para a direita – Prof. Angelo Leite da UFVJM Coordenador do CTFLOR, Raquel Marques do Instituto Social Sotreq, Prof. Pedro Angelo Abreu Reitor da UFVJM, Tereza Lopes Gerente de Ambiente Humano do Grupo Sotreq

Tratando-se de um importante projeto de parceria, o CTFLOR será decisivo e extremamente importante para o desenvolvimento do setor florestal brasileiro, contribuindo não somente com a formação e a disponibilização de operadores de máquinas florestais qualificados para suprir a demanda do mercado, mas, também, auxiliar no desenvolvimento sócio-econômico de MG e do Brasil, ofertando vagas gratuitas para membros da comunidade local e regional. Contribuirá ainda com a melhoria da infraestrutura física e de ensino prático no âmbito das atividades de graduação e de pós-graduação do Curso de Engenharia Florestal da UFVJM, oportunizando uma formação diferenciada aos alunos, requerida pelo mercado de trabalho atual.

Visando o treinamento de operadores de máquinas de colheita florestal (Feller buncher e Harvester), o CTFLOR objetiva também prestar assessoria técnica especializada em desenvolvimento, análise e implantação de sistemas de colheita de madeira e transporte florestal.

Segundo o Prof. Ângelo Leite, coordenador do Centro, o primeiro curso de capacitação proposto pelo CTFLOR iniciou-se nesta segunda-feira (30/08), com uma turma de oito profissionais (5 funcionários da Arcelor Mittal, 2 da Reflorestar e 1 da comunidade local), tendo sido instalados no âmbito da UFVJM, dois simuladores de realidade virtual, além de uma sala de aula equipada com diversos equipamentos.

Alunos da primeira turma de treinamento do CTFLOR

Parceiros do CTFLOR (ISSO, SOTREQ, CATERPILLAR), Prof. Angelo Leite na sala de simuladores do CTFLOR

Para outras informações sobre CTFLOR visite o site:

http://www.ufvjm.edu.br/site/ctflor/