Trabalho a ser apresentado no IV SINTEGRA

Trabalho formulado a partir de uma intervenção realizada pela Equipe do Projeto de Cultura Encontros Literários: 

http://site.ufvjm.edu.br/encontrosliterarios/entre-ayotzinapa-e-a-av-paulista/

Site do evento

Título: Entre Ayotzinapa e a Av. Paulista

Autoras: Juliana Leal, Keytlin Viamontes e Regiane Farias

Modalidade: Pôster

Resumo Expandido

Posted in Sem categoria | Leave a comment

Resultado da 2ª edição da Um quê

A revista “Um Quê” da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da UFVJM divulga os textos e imagens escolhidos para participar de sua segunda edição. A comissão avaliadora convidada pela revista – composta pelos professores da UFVJM, Conceição Bento, Rebecca Monteiro e Rodrigo Guimarães – selecionou os seguintes trabalhos:

Textos:

O inverno vem chegando, de Valdinei Pedro Sales Vieira;

Berço Esplêndido, de Erika Vieira.

Imagens:

Baianas, de José Geraldo da Silva;

Brasileira, de José Geraldo da Silva;

Grafite, de Marcus P. Vieira.

A revista “Um quê” é uma criação do Projeto de Extensão Encontros literários e tem por objetivo incentivar e inspirar a prática artística, a troca criativa, o intercâmbio cultural e a busca compartilhada de novos caminhos e formatos para o gesto poético

Agradecemos à todos os participantes que enviaram os seus trabalhos e contamos com as inspirações de vocês nas próximas edições.

Posted in Sem categoria | Leave a comment

Triz

Poderia a performance (re)construir, em meio à avalanche de signos de um cotidiano atravessado por uma lógica existencial segregacionista, alimentada por uma indústria cultural, midiática e mercadológica desumanizante, o sentido de coletividade (profundamente fraternal), em cujo seio, o homem se interconectava com uma totalidade de seres, vivos e mortos, que dialogavam e aprendiam entre si (PAZ, 1993. p.78-79)? Um “algo” produtor de ecos que tentem vibrar os “segredos guardados” (QUEIROS, 2014, p.53) do espectador, levando-os a construir textualidades e sentidos, a partir da instauração de uma conversa inequívoca entre sua experiência, única e insubstituível, e a intervenção artística? “Triz” quer construir um espaço-tempo sensorial, produtor de “efeitos e afetos” (GARRAMUÑO, 2014, p.95), a partir de imagens, gestos e textualizações poéticas em torno do feminino, bem como das contradições e desafios inerentes ao seu vir a ser: seus-quase, seus-nuncas, feitos de silenciamentos e gritos.

O Encontros Literários e o Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD) são projetos de cultura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus de Diamantina/MG. Com quatro anos de existência e com mais de 30 pessoas envolvidas, alunos vinculados a diversos cursos de graduação da UFVJM e da comunidade externa, ambos os projetos, coordenados pelas professoras Dra. Juliana Leal e Me. Priscila Lopes, já se apresentaram dentro e fora da instituição, destacando-se entre os mais importantes projetos na área cultural e artística da UFVJM. O interesse principal dos projetos que, a partir deste ano estão atuando juntos, é a potencialização do trabalho com o corpo (enquanto matéria e ideia) em diálogo com outras linguagens, especialmente a literária e a performática, visando o estabelecimento de um diálogo crítico com o real e de uma conversa estreita com a cultura.

https://www.facebook.com/grupodeginastica?ref=ts&fref=ts

https://www.facebook.com/pages/EncontrosLiter%C3%A1rios/458265134231627?fref=ts

http://site.ufvjm.edu.br/encontrosliterarios/laboratorio-de-criacao/triz/

https://www.youtube.com/channel/UC4l4uAHkTESeQ8nr5Ls3WYQ

Posted in Sem categoria | Leave a comment

Chamada para a 2ª edição da revista 1Q

Está aberta a chamada para recebimento de contribuições para a revista 1Q, editada por professores da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da UFVJM. Os trabalhos selecionados farão parte da  Edição da revista, a ser publicada em novembro/dezembro deste ano. A 1Q é uma realização do Projeto de Cultura Encontros Literários, coordenado pelas professoras Juliana Leal e Rebecca Monteiro, do curso de Letras da FIH. A revista tem como objetivo publicar ilustrações, fotografias, poemas e textos ficcionais da comunidade acadêmica da UFVJM (TAs, alunos e professores), da comunidade de Diamantina e de artistas de outras regiões de Minas e do Brasil. Esse segundo número contará com a produção de artistas convidados.
Os interessados devem enviar seus originais, impreterivelmente, até o dia 30 de julho, para o email : encontrosliterariosufvjm@hotmail.com.
Os trabalhos enviados devem usar como ponto de partida e de inspiração o tema da segunda edição: 1Q de BRASIL”. As obras serão avaliadas pelo Comitê Editorial da Revista. É importante que o material enviado não exceda o tamanho de uma página A4, se for uma imagem (300 dpi), ou se for texto, 3.000 caracteres com espaço.
O resultado será divulgado até o dia 20 de setembro, na home page do Projeto de Cultura Encontros Literários: www.ufvjm.edu.br/site/encontrosliterarios

Posted in Sem categoria | Leave a comment

Importante!

Estamos selecionando 01 bolsista para o Projeto de Cultura Encontros Literários/PROEXC/UFVJM. Interessados: enviar, até o dia 15/04, currículo lattes para a professora Juliana Leal, coordenadora do projeto: juleal@yahoo.com.

Aluna selecionada: Keytlin Viamontes

Posted in Sem categoria | Leave a comment

Extra, extra!

O Projeto de extensão Encontros literários da FIH/UFVJM agora é, oficialmente, Projeto de Cultura.

Obtivemos o primeiro lugar no Edital PROCARTE/2013. Confiram em: Resultado Final PROCARTE


Parabéns à Equipe do Projeto!

Não deixem de curtir nossa Página no Facebook para receberem nossas atualizações: Encontros Literários

Posted in Sem categoria | Leave a comment

Chamada para a Revista multiartística “Um quê”

Chamada para recebimento de contribuições para composição da 1ª edição da Revista multiartística “Um quê” da FIH/UFVJM. A Revista “Um quê”, cujo principal objetivo é reunir trabalhos artísticos, especialmente de desenho, fotografia e literatura da comunidade acadêmica da UFVJM (TAs, alunos e professores), bem como da comunidade de Diamantina e região, foi idealizada pela equipe executora do Projeto de Extensão “Encontros literários: entre palavras, canções e imagens”, coordenado pelas professoras Juliana Leal e Rebecca Monteiro.
A Revista pretende ser espaço de divulgação de produções artísticas variadas: “um quê” de ilustrações, de desenhos, de fotografias artísticas, HQs; “um quê” de contos e crônicas curtas, cordel, poemas, hai kais, etc., objetivando publicizar a produção artística da comunidade acadêmica da UFVJM, de Diamantina e região e incentivar o incremento e circulação dessa produção, além de formar leitores interessados em obras dessa natureza.
Os trabalhos selecionados nessa primeira chamada comporão a 1ª edição da “Um quê”, a ser publicada em dezembro deste ano. Os interessados devem enviar seus originais IMPRETERIVELMENTE entre os dias 10 de agosto e 10 de setembro de 2013, para o email encontrosliterariosufvjm@hotmail.com. Os trabalhos enviados devem usar como ponto de partida e de inspiração o tema da primeira edição: “Um quê… de começo”.
As obras serão avaliadas pelo Comitê Editorial da Revista. É importante que o material enviado não exceda o tamanho de uma página A4, se for uma imagem (300 dpi), ou 3000 caracteres com espaço, se for texto.
O resultado será divulgado até 15 de outubro de 2013 no site do Projeto Encontros literários: www.ufvjm.edu.br/site/encontrosliterarios
Para outras informações, envie um email para encontrosliterariosufvjm@hotmail.com.

Posted in Sem categoria | Leave a comment

Encontros literários: entre palavras, canções e imagens

http://www.ufvjm.edu.br/proexc/projetos/1819-dia-de-leitura-entre-palavras-cancoes-e-imagens.html

Posted in Sem categoria | Leave a comment