Engenharia de Produção

Curso de Graduação em Engenharia de Produção

Projeto Pedagógico – Engenharia de Produção 2022/2 

Conceito da profissão

Compete à Engenharia de Produção desenvolver profissionais capazes de projetar, implantar, operar, melhorar e a dar manutenção a sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados do cálculo, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projetos de engenharia.

Perfil do profissional

O egresso estará apto a engajar-se em qualquer área do curso, as quais podem ser verificadas no site da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Este profissional tem a habilidade de identificar demandas do mercado, projetar produtos competitivos e seu processo de fabricação, bem como otimizar a entrega do mesmo para o cliente final. Busca também obedecer aos padrões de qualidade e minimizar custos, aplicando técnicas de engenharia e proporcionando a satisfação de todas as partes interessadas.

Mercado de trabalho

A globalização e o crescimento da demanda interna têm levado a indústria brasileira a se tornar cada vez mais competitiva, o que tem proporcionado o aumento da demanda por profissionais formados em Engenharia de Produção. Este profissional é capacitado para criar negócios estratégicos, atuar no meio acadêmico, sendo também muito requisitado por indústrias diversas como a de aviação, laticínios, automobilísticas, dentre outras. No setor de serviços estão em evidência a indústria financeira, o mercado acionário e transportes. Devido à amplitude de atuação, o Engenheiro de Produção tem chances de colocação em todo o país.

O curso na UFVJM

O curso na UFVJM apresenta um corpo docente diferenciado, neste caso, profissionais de alto nível e que aplicam as mais atuais metodologias de ensino. Os conteúdos abordados são voltados para as tecnologias pilares da Indústria 4.0, preparando o egresso para lidar com os diferentes desafios do mercado de trabalho. Ao longo da graduação o discente tem a oportunidade de desenvolver projetos específicos da área e aprender sobre ferramentas e tecnologias que auxiliam na gestão de recursos de uma organização, como impressão 3D, ferramentas que simulam processos e produtos, avaliando a qualidade, ferramentas para a minimização de custos, dentre outras.

Identificação do curso

Curso de Graduação Engenharia de Produção
Área de conhecimento Engenharias
Grau Bacharelado
Habilitação Bacharel em Engenharia de Produção
Modalidade Presencial
Regime de matrícula Semestral
Formas de ingresso I – Processo Seletivo pelo Sistema de Seleção Unificada (SISu) via Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Processo Seletivo por Avaliação Seriada (SASI) da UFVJM;II – Transição pós-BC&T;III – Processo Seletivo / Vagas Remanescentes;IV – Programas de Convênio;V – Transferência ex-officio.
Número de vagas oferecidas 40 vagas semestrais
Turno de oferta Integral
Carga horária total 3980 horas
Tempo de integralização Mínimo: 5 anos
Máximo: 7,5 anos
Local da oferta UFVJM – Campus do Mucuri: Rua do Cruzeiro, nº 01 – Jardim São Paulo, Teófilo Otoni – MG
Ano de início do curso 2012/1º
Ato de criação e funcionamento do curso Resolução Conselho Universitário (CONSU) Nº 29, de 7 de novembro de 2008.
Atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento do curso - Autorização do curso: Portaria MEC nº 318, de 2 de agosto de 2011 (Registro e-MEC Nº 200909778);- Reconhecimento do curso: Portaria MEC nº 297, de 14 de abril de 2015 (Registro e-MEC Nº 201209434);-Renovação de reconhecimento do Curso: Portaria MEC nº 111, de 04 de fevereiro de 2021 (Registro e-MEC Nº 202105385).

Coordenação:
Coordenador: EVERTON COSTA SANTOS
Vice-coordenadora: RAQUEL DE SOUZA POMPERMAYER

Secretaria das Coordenações das Engenharias
Dayene Duarte Melgaço
Gianna Cláudia de Castro Reis
E-mail: secretaria.engenhariasto@ufvjm.edu.br          ☏  (33) 3529-2741