Contexto

Contexto em que se insere o Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis

O Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis está ancorado em demanda social por desenvolvimento e estabelecimento de conceitos, práticas e geração de novas tecnologias industriais que venham ocupar o espaço que será deixado pelo cenário econômico-industrial baseado na exploração e no múltiplo uso do petróleo. Tal convicção sustenta-se na combinação das seguintes observações e projeções amparadas em estudos científicos amplamente divulgados: (i) o declínio das reservas de petróleo, associado ao aumento da taxa de consumo de energia e insumos industriais no mundo, tornará a exploração do petróleo economicamente restritiva; (ii) os modelos conceituais sobre o aquecimento global têm apontado os gases do efeito estufa, gerados principalmente por emissões da combustão de derivados fósseis, como principais componentes deste fenômeno; (iii) a reciclagem de resíduos sólidos, urbanos, agrícolas, industriais e domésticos, sobretudo de petroderivados, como plásticos, pesticidas e uma enorme variedade de produtos químicos, está se tornando cada vez mais cara e problemática; e (iv) o crescimento da população mundial e o aumento da parcela com acesso a bens de consumo tem exigido incremento consequente da disponibilidade de energia e de produtos industriais de consumo.

O equacionamento racional do cenário descrito acima passa por abordagem estratégica de exploração de biomassas vegetais para a produção de energia e de substitutos para os produtos industriais derivados do petróleo. As espécies vegetais tradicionalmente cultivadas, e plantas nativas ou exóticas, em fase de domesticação, são todas fontes abundandantes de químico-precursores, tais como amido, açúcares, celulose e óleos, que constituem um manancial inesgotável para o estabelecimento de processos sustentáveis de obtenção e oferta de bioenergia.  O fabrico e o desenvolvimento de produtos derivados de biomassas verdes estão ancorados no conceito de biorrefinaria, ou processamento industrial da biomassa. O conceito, no sentido industrial, é análogo ao do refino clássico do petróleo, a petroquímica, em que são produzidos, além de vários combustíveis, insumos que suportam diversos setores da indústria química. Três grandes domínios da biorrefinaria industrial podem ser considerados: produtos químicos, materiais e
energia. A título de exemplos, as substâncias derivadas de biomassas verdes podem ser usadas como solventes, surfactantes e intermediários químicos, em substituição aos derivados do petróleo. As fibras podem ser valorizadas em materiais como compósitos para a alta tecnologia. Os carboidratos e os óleos são ora também usados para a produção de biocombustíveis líquidos, como etanol ou biodiesel; as biomassas lignocelulósicas tendem a sustentar a ainda emergente indústria de biocombustíveis de segunda geração e a biorrefinaria com base em lignina. Os lipídios são usados para produzir uma grande variedade de produtos, como biodiesel, solventes, lubrificantes, graxas ou surfactantes.

O processamento industrial da biomassa estará ligado à criação de novos processos, com base em princípios de beneficiamentos limpos, economia de substâncias e de matérias-primas renováveis. A substituição de derivados de petróleo por produtos de base biológica irá desenvolver uma nova economia e novos processos industriais, com respeito primordial ao conceito de desenvolvimento sustentável. Além disso, do ponto de vista tecnológico, o desenvolvimento conjunto de processos de transformação de biomassas vegetias em químico-derivados compatíveis com a sociedade industrial estabecelica pela economia do petróleo determinará prazos mais longos para transformações mais profundas e, quiçá, revolucionárias do ponto de vista da relação que o homem mantém com o ambiente que vive.

As questões colocadas nos parágrafos anteriores ganham particularidade quando seu foco se estabelece sobre determinada região do globo, envolvendo aspectos geográficos, econômicos, políticos e sociais, entre outros. No âmbito brasileiro, um mosaico enorme de particularidades se reverte em objeto de estudo nas mais diferentes áreas do conhecimento, mesmo quando se pensa em biocombustíveis. O Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis vinculado às IFES UFVJM e UFU, pela sua aproximação com a ciência aplicada, tem como principal repositório de desafios acadêmicos e tecnológicos as demandas emanadas do estado de Minas Gerais, área de abrangência de suas instituições. Minas Gerais é hoje o segundo maior produtor de cana de açúcar do Brasil, e tem recebido investimentos vultosos para a expansão na área canavieira. Nos últimos anos o estado também tem recebido aportes consideráveis de recursos privados para implantação de áreas plantadas com oleaginosas para a produção de biodiesel. Minas Gerais também é o estado brasileiro com maior área de florestas plantadas e consome cerca de 60% de todo o carvão vegetal produzido no país. Neste cenário, a UFVJM, com área de abrangência nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e no Norte do estado, e a UFU, com atuação proeminente no Triângulo Mineiro, dispões de campo de trabalho abundante no contexto das biomassas energéticas. O parque industrial mineiro também é rico em setores que demandam por pesquisa e desenvolvimento na área de biocombustíveis. No Norte de Minas, em Montes Claros, encontra-se instalada e em funcionamento a Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, a maior do estado, e foco de irradiação e promoção de atividades agroindustriais voltadas para o biocombustível. O Triângulo Mineiro, por sua vez, concentra várias usinas sucroalcooleiras e outras tantas usinas de biodiesel. O estado de Minas Gerais tem se preparado para receber indústrias de biorrefinaria e biotecnologia, e muitas empresas de capital nacional e estrangeiro têm vislumbrado Minas Gerais como local ideal para instalação de empresas de base tecnológica, principalmente relacionadas com os setores de alcoolquímica, sucroquímica, oleoquímica, e mesmo para implantação de tecnologias emergentes como a produção de etanol de segunda geração. Portanto, o PPGBiocomb, localizado em região com particularidades muito diversas do ponto de vista sócio-econômico, agronômico, geológico e climático, vê nestas diferenças desafios, oportunidades e demandas que compatibilizam com outras regiões do Brasil e do Mundo.