Get Adobe Flash player

Número 05 – Ano III – 05/2014

Ministério da Educação
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Minas Gerais – Brasil
Revista Multidisciplinar Vozes dos Vales da UFVJM
Reg.: 120.2.095–2011 – PROEXC/UFVJM
ISSN: 2238-6424
Qualis – Capes / Latindex
Nº. 05 – Ano III – 05/2014
www.ufvjm.edu.br/vozes

https://www.facebook.com/revistavozesdosvales

A Revista Vozes dos Vales (www.ufvjm.edu.br/vozes) Multidisciplinar da UFVJM – MG – Brasil – ISSN: 2238-6424, indexada no Sistema Regional  de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex: 22524), Qualis / Capes, difundida em 38 países e em programas brasileiros e estrangeiros (Mestrados e Doutorados), anuncia a sua publicação (05/2014 – Tema: O Futuro da Universidade & A Universidade do Futuro), cumprindo quatro funções: 01 – Disseminação e validação de pesquisas científicas; 02 – Reconhecimento do seu Conselho Editorial composto por doutores renomados; 03 – Promoção e Incentivo de novos estudos (Leitores acadêmicos) e 04 – Divulgação (inter)nacional da UFVJM. Confiram os artigos aprovados e publicados:

Título: Reflexiones sobre la influencia de la prospectiva francesa en la planificación universitaria latinoamericana: Una revisión bibliográfica
Instituição: Universidad de Lima – Peru / Pontificia Universidad Católica del Perú
Autor(es): Prof. Ing° Marcos Fernando Ruiz Ruiz
Palavras-chave: Futuro, planeación universitaria, prospectiva francesa, universidad.

Título: Rádio ciência: integração acadêmica e comunitária
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Mucuri  – MG – Brasil
Autor(es): Profª. Drª. Flaviana Tavares Vieira / Prof. Dr. Carlos Henrique Alexandrino / Jheniffer Santana dos Santos
Palavras-chave: Rádio. Socialização. Comunicação. Educação.

Título: O futuro da universidade: como “planejar” políticas públicas numa sociedade do conhecimento?
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS /  Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT)
Autor(es): Profª. Drª. Egeslaine de Nez
Palavras-chave: Universidade. Políticas públicas. Sociedade do conhecimento.

Título: Lições sobre a Universidade questões relativas ao ensino e à formação docente
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI  da Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP / Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP / Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação – USP
Autor(es): Adaci A. Oliveira Rosa da Silva / Maria Luísa Liesack de Carvalho Laiate / Daniella Zanellato
Palavras-chave: Ensino superior. Inclusão discente. Formação docente. América Latina.

Título: Federalização: possibilidades passadas e anseios presentes
Instituição: Universidade Federal de Viçosa – UFV – Campus Florestal/MG/Brasil / Doutorado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP
Autor(es): Profª. Patrícia Claudia da Costa
Palavras-chave: Federalização. Universidade. Expansão das universidades federais.

Título: Convívio entre professores em espaços multidisciplinares: um estudo no curso superior de tecnologia em hotelaria
Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PPGE – PUCRS – Brasil
Autor(es): Marcelo Oliveira da Silva / Profª. Drª. Maria Inês Corte Vitória
Palavras-chave: Formação Continuada; Aprendizado em Espaços Não-Formais; Hotelaria.

Título: Conflitos e ações coletivas nas universidades: elementos teóricos sobre novas formas de militância nas instituições acadêmicas
Instituição: Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Autor(es): Julião Gonçalves Amaral
Palavras-chave: Movimentos sociais. Conflito. Ações coletivas. Universidade. Produção do conhecimento.

Título: Avaliação da qualidade dos serviços prestados numa perspetiva do cliente externo
Instituição: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra – Portugal / Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Universidade Portucalense – Porto – Portugal
Autor(es): Leila Maria Chagas Serra / Cláudia Sofia Magalhães de Carvalho
Palavras-chave: Qualidade. Prestação de Serviço. Clientes Externos. Percepções. Ensino Superior.

Título: Ações afirmativas e permanência no ensino superior: o caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior em Minas Gerais – Brasil
Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF – MG – Brasil
Autor(es): Álisson de Almeida Santos
Palavras-chave: Assistência estudantil. Ações afirmativas. Ensino superior.

Título: A política de formação de professores em cursos da modalidade a distância na UFVJM
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Diamantina – MG – Brasil
Autor(es): Profª. Mara Lúcia Ramalho / Prof. Eduardo Gomes Fernandes / Profª. Drª. Arlete Barbosa dos Reis / Raquel Arruda / Profª. Caroline Queiroz Santos
Palavras-chave: Educação a Distância, Políticas públicas educacionais, Formação de professores.

Título: A Educação a Distância no Ensino Superior: perspectivas para a aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação – TDICs
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – Teófilo Otoni – MG – Brasil
Autor(es): Neilane de Souza Viana
Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias Digitais. Políticas Públicas.

Título: A Educação a distância na UFVJM: Estudo de caso sobre a implantação de nova modalidade de ensino Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Diamantina – MG – Brasil
Instituição: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – Diamantina – MG – Brasil
Autor(es): Profª. Drª. Arlete Barbosa dos Reis / Profª. Mara Lúcia Ramalho / Profª. Drª. Ione Andriani Costa / Ricardo Nogueira / Prof. Eduardo Gomes Fernandes
Palavras-chave: Educação a distância, Políticas públicas, Modalidade de ensino, Estudo de Caso.


banner-andifes banner-capes banner-cnpq banner-fapemig banner-fundaepe banner-periodicos banner-reuni bannertransparenciamenorlogo-w200logo-proexc DICOM