• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Geografia

Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura


Conceito da profissão

O profissional da educação na área de Geografia (o geógrafo-professor) tem atribuições para atuar em diferentes espaços e temáticas que envolvam o campo da educação e da geografia (gestão escolar, políticas públicas, docência, elaboração de projetos, desenvolvimento de atividades de formação etc.), sendo possível exercer sua profissão em espaços formais e não formais de ensino (em conformidade com as diretrizes do  Parecer CNE/CES nº 492/2001).



Perfil do profissional/ Mercado de Trabalho

O Licenciado em Geografia é habilitado ao trabalho em instituições educativas escolares e não escolares, como professor de Geografia. Além disso, tem competência para coordenar, mediar e participar de demais atividades que envolvem o amplo campo da educação e da Geografia. Sua formação ao longo do curso propõe experiências de ensino, pesquisa e extensão, de forma a fomentar a apropriação das ferramentas teóricas e metodológicas da Geografia para compreender, analisar e atuar na realidade, de forma crítica, emancipatória e de promoção da cidadania.

 

O curso de Geografia na UFVJM

O curso de Geografia funciona em Diamantina, no Campus JK, turno noturno e possui 35 vagas semestrais. Possui um laboratório, o LabGeo, localizado na Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, equipado com materiais próprios ao desenvolvimento das disciplinas. O curso participa, ainda, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid Geografia desde 2011 e oferece atualmente 24 bolsas aos estudantes do curso, que atuam em escolas públicas de Diamantina, Senador Modestino Gonçalves, nos ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (instagram). Contamos com a Residência Pedagógica em Geografia, que também oferta 15 bolsas aos estudantes do curso e que tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática no curso de licenciatura em Geografia, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

A Geografia possui vários projetos e grupos que possibilitam ao estudante oportunidades de vivências, experiências e de bolsas aos estudantes na forma de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Dentre eles, podemos citar o Espaço de Divulgação Científica GAIA, Arqueologia e Estudo da Paisagem- LAEP; Laboratório de População e Ambiente - LPA; Grupo de estudo em Ecologia e Biogeografia do Espinhaço -GEEBE ; Observatório dos Vales e do Semiárido mineiro; ; Canal Descomplicado (youtube), Laboratório de Produção de Conteúdos Educacionais - L@proce; Geoquímica Ambiental - LGA; Laboratório YBYLAB – Cartografia Temática.

O Centro Acadêmico do Curso, chamado Aziz Ab’Saber, foi instituído em 2016 e promove muitas ações entre os estudantes. Confira no instagram CA Geografia UFVJM e na Atlética PANGEIA

Conheça um pouco mais das nossas ações no dia-a-dia da UFVJM pelo Instagram da Geografia!

Identificação do Curso:

Ano de Início do curso: 2009 (Resolução CONSU nº 29, de 7 de novembro de 2008)
A partir de 2018/2,  vigência de novo Projeto Pedagógico do Curso
Grau: Licenciatura
Carga Horária: 3260 horas
Turno: Noturno
Vagas/período: 35 vagas/semestre
Modalidade: Presencial
Tempo de Integralização: mínimo 4 anos e máximo de 8 anos

Local de oferta: Campus Diamantina/UFVJM

 

 

 

 

 

 

 

Plano de Oferta Remota do Curso de Geografia - Semestre 2020/5

Semestre 2020-5 do curso de Licenciatura em Geografia

Última atualização em Qui, 23 de Novembro de 2023 19:38