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Publicações

Licenciatura em Geografia

As publicações dos docentes estão listadas em seus currículos Lattes, que podem ser acessados através deste Link

As publicações dos discentes estão listadas abaixo, na forma de seus trabalhos de conclusão, semestre a semestre, a partir do 2o semestre de 2013 (1a turma).

2015-1

Aluno: Adriano Ribeiro dos Santos (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientador: Humberto Catuzzo

Banca do TCC: Letícia Carolina Teixeira Pádua; Danielle Piuzana Mucida; Humberto Catuzzo

Título: ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL (2014/2) E DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MEDIANTE AS DIRETRIZES DO PCN E CBC MINAS GERAIS.

Resumo: Este artigo trata da análise dos conteúdos do plano de ensino da disciplina Organização do Espaço Mundial ministrada no 2º semestre de 2014, pertencente ao curso de geografia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e se este apresenta similaridades de conteúdos com o que é proposto pelo Currículo Básico comum (CBC) de Minas Gerais e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Procurou estabelecer se as diretrizes compostas nesses documentos dialogam com livros didáticos do ensino fundamental e médio, escolhidos de forma aleatória, bem como, com os conteúdos vistos durante a graduação. Podendo inferir ou não, se o que é aprendido na Universidade é levado para a sala de aula, buscando compreender se o papel da universidade no que se refere aos conteúdos ensinados devem seguir uma diretriz de educação básica ou fomentar reflexões a respeito da educação.

Aluna: Amanda Azevedo Cruz (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientador: Pacelli Henrique Martins Teodoro

Banca do TCC: Aline Weber e Danielle Piuzana

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CARTOGRAFIA SOCIAL: UMA APROXIMAÇÃO DO COTIDIANO AO ENSINO-APRENDIZAGEM.

Resumo: As formas de apropriação social do meio ambiente intensificaram-se ao longo do tempo, com a modificação da relação sociedade-natureza. Vista como fonte de matérias-primas, a natureza passou a ser alvo de intensos processos de degradação, propulsores da denominada crise ambiental. Neste quadro, a educação ambiental ganhou espaço nos ambientes escolares, como uma importante proposta educacional para o enfrentamento dos problemas ambientais, porém, desconexa das realidades locais. Por isto, esta pesquisa possui o objetivo de realizar uma atualização temporo-espacial da educação ambiental nas escolas do município de Diamantina, Estado de Minas Gerais, em vista à influência positiva que a contextualização das temáticas ambientais com a realidade vivenciada exerce no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, uma análise minuciosa dos livros didáticos utilizados por professores de nove escolas foi feita, de modo a identificar e caracterizar as abordagens ambientais. Por meio do mapeamento participativo, um recurso proposto para a obtenção de dados mais próximos à realidade, as prioridades ambientais do entorno destas escolas foram registradas, segundo os desenhos cartográficos de alunos do ensino fundamental (1º a 9º ano). E, por fim, temas ambientais contextualizados com o meio em que vivem os estudantes foram didaticamente propostos.

Aluna: Amanda Dias Araujo (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientador: Hernando Baggio

Banca do TCC: Lucio do Carmo Moura e Pacelli Teodoro

TítuloIMPACTOS AMBIENTAIS NEGATIVOS DO GARIMPO AREINHA:  ABORDAGEM HISTÓRICA E PERSPECTIVAS FUTURAS

Resumo: O garimpo Areinha está inserido na bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha, cujas águas drenam áreas urbanizadas, latifúndios com forte tendência agropecuária e áreas de garimpos, e influencia diretamente nas características ambientais dos recursos hídricos. A modificação nas atividades de garimpo, de manuais para mecanizadas, intensificou os impactos ambientais negativos nessa região, haja vista a necessidade de se removerem grandes quantidades de sedimentos do fundo do rio e da escavação de canais fluviais para a extração do diamante. Apresentam-se neste trabalho análises realizadas por meio de campanha de campo e observações sobre o meio natural modificado pela atividade, além de consulta a órgãos e cooperativas locais ligadas à atividade garimpeira. É apresentado um diagnóstico dos impactos negativos sobre o ambiente natural, causados pelas atividades garimpeiras no garimpo Areinha, na região de Diamantina – Minas Gerais, por meio de uma análise histórica e das perspectivas futuras para a região.

Aluna: Daiana da Conceição Marques (email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientador: Cláudio Marinho

Banca do TCC: Danielle Piuzana e Letícia Pádua

Título: A PINTURA UTILIZADA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A REPRESENTAÇÃO DA PAISAGEM GEOGRÁFICA

Resumo: Esse trabalho tem por objetivo estudar como o conceito de paisagem geográfica pode ser trabalhado com alunos do 6° ano do ensino fundamental, utilizando a pintura como recurso didático, visando um maior interesse, compreensão e interação dos alunos pelo tema, além de oferecer suporte ao professor. Para isso foi feita uma revisão bibliográfica, acompanha por uma proposta de construção de três atividades e um kit pedagógico, para serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados indicam alto potencial para utilização nas escolas de educação básica.

Nome: Janaíne Kênia Santos (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientador: Marcelino Santos de Morais

Banca do TCC: Danielle Piuzana Mucida, Hernando Baggio

TítuloDIFERENTES OLHARES SOBRE A EXTRAÇÃO DE AREIA NO DISTRITO DA SOPA DIAMANTINA–MG

Resumo: Este trabalho realizou um levantamento sobre as questões referente à extração de areia no Distrito da Sopa, município de Diamantina-MG. Empregou-se a coleta de dados junto a órgãos públicos, entrevistas informais acompanhada de análises teóricas. Os resultados mostram aspectos positivos e negativos relevantes à extração de areia no referido distrito.

Alunas: Jasiane Franciele De Aguiar; Ludmila Marujara Ferreira (email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientador: Cláudio Marinho

Banca do TCC: Mateus de Morais Servilha; Glauco José Umbelino

Título: O  USO  DAS  TECNOLOGIAS  DA  INFORMAÇÃO  E  COMUNICAÇÃO NA  EDUCAÇÃO: O GOOGLE EARTH COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA

RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no espaço escolar e como o seu uso pode ser benéfico para o processo de aprendizagem da Geografia. Para tanto foi realizado um estudo de revisão bibliográfica, buscando conceitos e aplicações das novas tecnologias na escola. Objetiva-se também destacar o uso do software Google Earth como ferramenta para o ensino da Geografia, além de mostrar como o mesmo pode ser utilizado e quais os benefícios em relação ao ensino. O surgimento do ciberespaço reformulou as relações sociais e também as práticas pedagógicas. Acredita-se que as novas tecnologias podem gerar grandes benefícios para o ensino da Geografia, influenciando positivamente o processo de aprendizagem por meio de propostas interativas que promovam o desenvolvimento do aluno integralmente.

Aluna: Jocasta Alves Ferreira (email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientador: Prof. Cláudio Marinho

Banca do TCC: Profª. Danielle Piuzana Mucida e Prof. Glauco Umbelino

Título: USO DAS TIC’s NA REALIZAÇÃO DE TRABALHO DE CAMPO VIRTUAL

Resumo: As tecnologias da informação e comunicação estão presentes cada dia mais em nosso cotidiano, inclusive na educação com a intenção de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Assim há necessidade, de novas práticas pedagógicas, que se apliquem ao cotidiano dos alunos. O presente trabalho propõe uma metodologia com o uso do Google Earth em trabalho de campo virtual no município de Gouveia/MG, cujo tema foi “O Meio Ambiente no entorno da escola”, a qual foi desenvolvida para alunos do ensino fundamental do 6º ano, explorando vários aspectos que são de grande importância e valia para os discentes. Concluímos, que o trabalho de campo virtual surge como importante atividade de apoio ao ensino de geografia.

Aluno: Júlio César Tavares de Paiva Silva

Orientador: Douglas Sathler dos Reis

Banca do TCC: Glauco Umbelino e Pacelli Teodoro

Título: CIDADES E MUDANÇAS CLIMÁTICAS:  PLANEJAMENTO URBANO E GOVERNANÇA LOCAL NO BRASIL

Resumo: As abordagens sobre cidades e mudanças climáticas são incipientes no Brasil, tanto na academia quanto entre formuladores e gestores de políticas públicas. Em um futuro próximo, espera-se a intensificação dos estudos sobre o tema e, também, de iniciativas locais voltadas às mudanças climáticas nas cidades brasileiras, a exemplo do que vem ocorrendo em alguns países desenvolvidos economicamente (Estados Unidos da América, Reino Unido, entre outros), sobretudo nos últimos cinco anos. O presente trabalho objetiva avaliar como as sedes das principais Regiões Metropolitanas Brasileiras (RMBs) estão reagindo a uma nova onda de mobilização internacional, em prol de medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas nos centros urbanos. Para cumprir tal objetivo, foi realizado uma investigação minuciosa sobre a existência de arranjos institucionais (comitê local, fóruns, entre outros) e iniciativas de planejamento e gestão (inventários de emissões de gases estufa, planos de adaptação e mitigação, leis específicas municipais, associação a redes de conhecimento – destaque para o Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Globais - ICLEI) nas sedes das 15 maiores RMBs (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória). O estudo demonstrou que, em boa parte dos casos, os municípios sedes das Regiões Metropolitanas tratam as mudanças climáticas como algo secundário nas administrações públicas locais. Os eventos climáticos que podem ocorrer em consequência das mudanças globais do clima, podem causar mortandades, prejuízos naturais, culturais e econômicos em larga escala. Apenas as sedes das RMs analisadas totalizaram em 2010, 38,7 milhões de habitantes (20,27% da população brasileira). Os novos desafios ambientais contemporâneos exigem a superação do atraso das cidades brasileiras em relação à adoção de uma agenda ambiental local alinhada as questões climáticas globais.

Aluna: Maraline Campos Farnezi (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientadora: Profa. Danielle Piuzana Mucida

Banca do TCC: Prof. Marcelino Santos de Morais; Prof. Humberto Catuzzo

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS DE ENSINO NA GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLA DE DIAMANTINA, MG

Resumo: O tema Educação Ambiental vem sendo assunto constante em inúmeros seguimentos de nossa sociedade. Muito disto, se deve ao processo de conscientização do ser humano em relação aos danos que causa ao meio ambiente com o intuito sanar suas necessidades de todos os tipos. Nas últimas décadas, esta preocupação vem se intensificando à medida em que os danos que já foram causados, e ainda são, estão alterando a dinâmica natural e a sociedade, desta forma pesquisadores vão construindo várias teorias em relação a preservação do meio. Entende-se por Educação Ambiental como um processo de ensino-aprendizagem onde o homem deve tomar consciência sobre as consequências dos danos que causa ao ambiente e a necessidade urgente de minimizá-los e de buscar meios de conter estas transformações. A educação faz parte de um processo intelectual ativo, interpessoal, social abrangente que está diretamente relacionada com que é e constante do dia a dia das pessoas. A escola como parte integrante da sociedade tem o compromisso de instruir seus alunos na formação em Educação Ambiental, no qual o processo de aprendizagem parte de uma abordagem de novos conceitos, tecnologias e significados e, que possam fazer um paralelo em relação ao ambiente em que estão inseridos, a escola e os alunos. Este trabalho procurou realizar práticas de ensino que contribuíssem com o professor regente da turma em relação ao ensino-aprendizagem sobre a Educação Ambiental e um paralelo com a conservação do ambiente em que vivem.

Alunas: Ludymila Das Mercês Godinho;  Mariana Fernandes Silva

Orientador: Prof. Cláudio Marinho

Banca do TCC: Profª. Danielle Piuzana Mucida e Prof. Marcelino Morais

Título: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)

Resumo: Este trabalho consiste em um estudo sobre a importância do trabalho de campo para a formação de futuros professores do curso de Licenciatura em Geografia da UVFJM, como ferramenta de ensino aprendizagem. Discute-se assim a eficácia deste instrumento de ensino para dinamizar as aulas de Geografia, para que o aluno possa compreender melhor as relações existentes entre a disciplina apresentada em sala de aula e a sua real aplicação na realidade, ou seja, a relação teoria e prática. Neste ensejo este estudo teve como objetivo discutir e analisar a importância do trabalho de campo como forma dinâmica de aprendizagem, e suas diversas possibilidades de realização no curso de Licenciatura de Geografia da UFVJM no primeiro semestre de 2015.Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa se constituíram em uma pesquisa bibliográfica em bibliotecas e sites que têm publicações disponíveis sobre o tema proposto, com posterior leitura dessas bibliografias para construção do embasamento teórico da pesquisa, e em uma análise documental de todos os trabalhos de campo propostos e realizados pelo curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Conclui-se que a prática dos trabalhos de campo como apoio ao ensino de Geografia e mesmo em outras disciplinas deve ser encarada como atividade complementar e de igual importância para a formação de professores.

Aluno: Thiago Martins Da Costa (EMAIL:   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientador: Hernando Baggio Filho

Banca do TCC: Lucio do Carmo Moura; Marcelino Santos de Morais

Título: COMPOSIÇÃO MINERALÓGICA DOS SEDIMENTOS DETRÍTICOS DA GRUTA MONTE CRISTO, DIAMANTINA- MG: Correlações com a litologia regional.

Resumo: Sedimentos detríticos depositados em cavidades são relativamente bem protegidos dos processos intempéricos superficiais e, dessa forma, tornam se bons objetos de investigação em estudos geomorfológicos e paleoambientais. O presente artigo apresenta uma caracterização mineralógica dos sedimentos detríticos encontrados no salão oeste da Gruta Monte Cristo, Diamantina-MG. A composição mineralógica dos sedimentos foi comparada à cor do mesmo e com as litologias presentes no Espinhaço Meridional. Os valores obtidos para Si e Al mostraram se diretamente relacionados à coloração do sedimento.

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2014-2

Aluna: Ana Paula De Oliveira (e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientadora: Danielle Piuzana Mucida

Banca do TCC: Danielle Piuzana Mucida; Letícia Pádua, Marcelino Santos de Morais

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE SOLOS: LIMITAÇÕES E SUGESTÃO COMO PRÁTICA DE ENSINO

Resumo: A temática Educação Ambiental na educação básica tem se mostrado deficiente frente às necessidades encontradas de se prover às nossas crianças e jovens, competências capazes de desenvolver nos mesmos o entendimento e proporcionar a vivência dos conceitos acerca do desenvolvimento sustentável. São diversos os estudos, nos últimos tempos, relacionados à temática da Educação Ambiental, no entanto, as dificuldades encontradas pelos docentes em aplicar práticas aos alunos, se revelam em atividades dispersas e superficiais, que, ainda se esbarram em questões orçamentárias e estruturais, o que impossibilita a exploração contínua acerca do tema. Numa tentativa de auxiliar o professor da Educação Básica, o presente trabalho visa a construção de uma horta mantida via evapotranspiração: tal prática permite que os alunos tenham contato com todos os elementos constituintes da biosfera (solo, ar, água, luz solar e vegetação) e possibilitando a percepção das feições e composição do solo. O presente trabalho foi construído metodologicamente utilizando enquanto base teórica e revisão bibliográfica os Parâmetros  Curriculares  Nacionais  (PCN’s)  de  Geografia,  Ciências  Naturais  e  Meio  Ambiente,   bem como o Currículo Básico Comum (CBC) de Geografia, fornecendo suporte teórico à prática proposta. A prática pedagógica utiliza materiais simples, que podem ser conseguidos facilmente: caixotes de madeira (encontrados em verdurarias e sacolões), pedaços de lona e canos de PVC, além de uma certa quantidade de terra. Conclui-se que apesar da diversidade de materiais encontrados a respeito da Educação Ambiental, tema este, de grande importância no processo de aprendizagem, ainda faltam orientações e práticas passíveis de reprodução no ensino básico.

Aluno: David Evandro de Amorim (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientador: Humberto Catuzzo

Banca do TCC: Hernando Baggio e Marcelino Morais

Título: O PAPEL DA MÍDIA ELETRÔNICA EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES CLIMÁTICAS CONTEMPORÂNEAS

Resumo: A mídia é o principal canal de informações entre pessoas e as questões ambientais contemporâneas. Os principais canais midiáticos têm abordando a situação climática do planeta de forma desordenada e irresponsável, apontando equívocos e propondo medidas utópicas para a população se portarem frente à suposta situação. Hoje há muitos estudos que contrapõem esses noticiários, fazendo análises empíricas e pautadas em teóricos respeitados no meio científico. Neste trabalho será analisado um importante site de informações diversificadas do Brasil, o site www.veja.abril.com.br. Meio de comunicação escolhido por ter uma expressiva quantidade de acessos, número elevado de publicações sobre temas de caráter ambiental, com destaque para as mudanças climáticas. Na metodologia foi realizada uma análise qualitativa, utilizando o método análise de conteúdo e categorização proposto pela Laurence Bardin. Os resultados mostram que há mídia escolhida usa de sensacionalismo e alarmismo ao abordar o tema, sendo as noticia superficiais e pautadas nos relatórios do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Resultados que explicita o desfavor que parte da mídia de massa faz em relação a um assunto tão importante e necessário no atual cenário climático em que vivemos.

Aluna: Ilania de Jesus Leão Silva (e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientador: Cláudio Marinho

Banca do TCC: Cláudio Marinho; Glauco Umbelino; Douglas Sather

Título: DA TEORIA PARA A PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE USO DAS TICS NA GRADUAÇÃO E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Resumo: O grande avanço tecnológico faz com que ocorram mudanças políticas, econômicas e sociais e na educação não é diferente. O avanço das Tecnologias de Informações e Comunicação -TICs, no âmbito educacional faz com que seja necessária a adequação dos planos de ensino e das práticas pedagógicas. O presente trabalho tem como objetivo analisar como as TICs estão presentes na disciplina Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações geográficas do curso de Licenciatura em Geografia. A partir do aprendizado adquirido pela aluna pesquisadora nesta disciplina, fez-se uma experiência do uso das TICs e sua aplicação no ensino de geociências, durante a realização do estágio supervisionado para alunos do ensino médio. Para alcançar o objetivo proposto foi feito a análise do plano de ensino da disciplina Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas bem como a observação da aluna pesquisadora enquanto discente desta disciplina e para saber o posicionamento do alunado a respeito da atividade aplicada e também o que eles acham da inserção da tecnologia no âmbito educacional foi realizada um o grupo focal da pesquisa sobre os respectivos assuntos. Pode ser constatado que aulas mediadas pelas TICs chamam a atenção do alunado fazendo com que os mesmos participem efetivamente das aulas de modo crítico e reflexivo.

Alunas: Isadora Maria Santos

Cordeiro (mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. );  Lidiane Aparecida da Silva, (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Fagundes

Banca do TCC: Prof. Dr. Marcelo Fagundes, Prof. Dr. Arkley Marques Bandeira 1° Membro – EcoMuseu do Físico – MA. Profa. Dra. Vanessa Linke 2° Membro – UFMG ; Profa. Dra. Danielle Piuzana Suplente – UFVJM

Título: INDÚSTRIAS LÍTICAS DE HORTICULTORES CERAMISTAS: ESTUDO DE CASO DOS SÍTIOS MATO SECO E CANOAS, MÉDIO VALE DO SÃO FRANCISCO, MINAS GERAIS.

Resumo: A pesquisa centrada na cultura material é de grande importância uma vez que evidencia e preserva conhecimentos pretéritos dos grupos indígenas antes da chegada dos colonizadores, permitindo a compreensão das relações entre Homens e seus ambientes, natural e cultural. Este artigo focalizou em apresentar não apenas a descrição dos objetos, mas sim, por meio do estudo da tecnologia lítica de grupos horticultores pré-coloniais, estabelecer seus usos e funções dentro da sociedade. Os estudos aqui empreendidos têm como objetivo principal o entendimento dos modos de vida e cultura das populações pré-coloniais por meio de inferências acerca do contexto sistêmico das ferramentas líticas, assim inferindo-se sobre uma posição mais assertiva de suas funções sociais; das concepções e do domínio das técnicas de produção material, uma vez que se entendem os conjuntos líticos (ferramentas produzidas pelo lascamento de rochas e minerais aptos à produção artefatual), como parte integrante da cultura expressa materialmente de um dado grupo.

Aluno: Marcos Vinicius Pacheco Pereira (e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientadora: Danielle Piuzana Mucida

Banca do TCC: Danielle Piuzana Mucida; Letícia Pádua, Marcelino Santos de Morais

Título: UM TRABALHO LÚDICO PELA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REPRESENTAÇÃO DO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO PASMAR, SERRA DO ESPINHAÇO MERIDIONAL

Resumo: Este trabalho apresenta a importância da Educação Patrimonial como forma de aprendizagem, por meio de confecção de maquete representando o Sítio Arqueológico, localizado na Serra do Pasmar, próximo a cidade de Diamantina/MG. O trabalho foi elaborado por alunos da Licenciatura em Geografia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no espaço do Projeto GAIA visando a construção de uma representação do sítio na forma de maquete para ser exposta em exposição permanente na Casa da Chica da Silva, sede do IPHAN em Diamantina. Como procedimentos metodológicos foi realizada análise de material bibliográfico sobre a fisiografia e ocupação humana pré-histórica no local, trabalhos de campo de reconhecimento e posteriormente confecção da maquete. A maquete encontra-se exposta desde 20 de Setembro de 2013 e tem contribuído no processo de Educação Patrimonial junto a turistas, mas principalmente aos alunos de escolas da própria cidade e arredores que visitam o espaço semanalmente.

Aluna: Mariana Augusta Brant  (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientadora: Danielle Piuzana Mucida

Banca do TCC: Danielle Piuzana Mucida, Marcelino Santos de Morais; Geovane da Conceição Máximo

Título: SIMULADOR DE CHUVA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA COMPREENSÃO DA EROSÃO HÍDRICA NO SOLO E DIFERENCIAÇÃO DE PAISAGENS

Resumo: A prática pedagógica teve por objetivo a elaboração de material didático e pedagógico direcionados ao ensino de solos e paisagens com o intuito de auxiliar nas atividades de aprendizagem das Escolas que possuem Ensino Médio no município de Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Para a realização da prática pedagógica fez-se um estudo bibliográfico que nos fortaleceu um aporte teórico a cerca da temática. Houve a necessidade da realização de um campo para a coleta de material (solo, matéria orgânica, folhas secas e vegetação), preparação de uma aula com embasamentos teóricos para a prática, além de aplicação de questionários estruturados para interpretar a noção dos alunos sobre o conteúdo abordado e por fim criar um grupo na rede social com a intenção de trocas de conhecimentos que os alunos tiveram no pós-prática. A atividade foi apresentada para os alunos, no espaço GAIA da UFVJM/UFMG por meio da disciplina de Solos e Paisagens do curso de licenciatura em geografia sob orientação da professora Danielle Piuzana, com intuito de ampliar a noção dos alunos a respeito do que é apresentado em sala de aula. A partir da análise dos dados oriundos dos questionários foi possível perceber a necessidade que alunos possuem de aulas práticas e as dificuldades dos educadores aplicá-las em sala de aula.

Aluna: Mariana Freitas  (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientador: Hernando Baggio

Banca do TCC: Lúcio do Carmo Moura; Marcelino Santos de Morais

Título: ROTEIRO GEOLÓGICO­GEOMORFOLÓGICO DA SERRA DO ESPINHAÇO MERIDIONAL (SDEM) AOS PLANALTOS DO SÃO FRANCISCO

Resumo: O trabalho é resultado de uma campanha de campo realizada entre Diamantina e Pirapora e teve como objetivo analisar os aspectos físicos e socioambientais dessas regiões. Os pontos de observação determinaram os dados a serem examinados, buscando o conhecimento das formas de relevo e de suas particularidades. A metodologia foi realizada em gabinete por meio de análises bibliográfica, cartográfica e de imagens. Os dados obtidos e as anotações foram compilados para a confecção do Relatório de campo.

Aluna: Patrícia Alves de Souza (e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientadora: Danielle Piuzana Mucida

Banca do TCC: Danielle Piuzana Mucida; Letícia Pádua, Marcelino Santos de Morais

Título: POSSIBLIDADES DO USO DO CONTO O RECADO DO MORRO, DE GUIMARÃES ROSA, NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Resumo: Pensando nas possibilidades inovadoras que podem ser inseridas no ensino básico de geografia contextualizando temas locais por intermédio da literatura na obra de Guimarães Rosa, o volume II de Corpo de Baile, no intuito de elaborar práticas de ensino e fomentar a cultura escrita. O trabalho busca desenvolver com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998a, 2002). Nos eixos transversais, do mesmo, é possível encontrar uma vasta bibliografia sobre várias questões que entrelaçam os temas de ensino e aprendizagem; ao meio ambiente, cultura, reafirmando a importância desses conteúdos no ensino de Geografia. Acreditando que as falhas do livro didático no ensino e a aprendizagem podem ser facilitadas e supridas por intermédio de práticas pedagógicas, não só, mas também considerar a necessidade observada do aprimoramento do ensino e aprendizado no contexto escolar, levando em conta a realidade local em que a escola está inserida. As práticas propostas tem a finalidade de aumentar a capacidade e a habilidade de aprendizado do aluno de acordo com o conteúdo exposto, ampliando o conhecimento em diversas áreas da geociência/educação ao mesmo tempo a abordagem retoma a temática do regional e retrata a cultura e as riquezas do sertão mineiro retratadas no conto “Recado do Morro”.

Aluna: Solange Maria Oliveira (e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientadora: Danielle Piuzana Mucida

Banca do TCC: Danielle Piuzana Mucida; Letícia Pádua, Marcelino Santos de Morais

Título: O ESTUDO DA PAISAGEM POR MEIO DA ANÁLISE DE PERFIS DE SOLOS DE DIFERENTES ZONAS CLIMÁTICAS: PROPOSTA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO

Resumo: O estudo dos solos aparece de forma incipiente ao se analisar os volumes de geografia para o ensino médio nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e no Currículo Básico Comum (CBC) do estado de Minas Gerais, quase que como um fator sem importância no contexto do processo evolutivo da paisagem. Há uma necessidade práticas educativas que promovam a consciência sobre a necessidade da conservação dos solos uma vez que este tema virá a tona no próximo ano, pois 2015 será o Ano Oficial do Solo. Propõe-se, portanto, uma prática pedagógica que auxiliará os professores do ensino básico na abordagem do estudo da paisagem dentro de um viés de processos pedológicos globais, uma vez que, este é um conteúdo pouco trabalhado nos ambientes de formação de docentes em vários cursos de Geografia. O foco principal da prática é construir e caracterizar perfis de solos de Clima úmido nas áreas intertropicais , de clima temperado nos trópicos e de clima seco das áreas polares e desérticas, representando a incidência do intemperismo físico e químico em cada uma dessas zonas e registrando as principais vegetações que ocorrem nessas áreas. A prática é destinado ao primeiro (1o) ano do Ensino Médio e não propõe-se neste trabalho conhecimentos específicos dos solos e sim uma ideia geral sobre seus horizontes e como se formam. Com isso, os alunos terão um aparato global dos perfis de solos de três das principais zonas climáticas da Terra (úmido, seco e temperado) e a ocorrência dos diversos biomas relacionados a tais padrões de solos (floresta equatorial, floresta de pinhais e campos ou tundras).

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2014-1

Alunas: Alineana Soares (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) Isis Arielle Machado (e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientadora: Cláudio Marinho

Banca do TCC: Cláudio Marinho, Danielle Piuzana Mucida,  Marcelino Santos de Morais

Título: A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA; POSSIBILIDADES DA TECNOLOGIA 3D

Resumo: Apresenta-se, a partir do presente estudo, uma análise sobre as possibilidades de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) como ferramenta ou meio didático a ser utilizado pela educação, principalmente a tecnologia 3D no ensino da geografia. Para tanto, realizou-se uma busca, principalmente através da internet, para obtenção de estudos e textos sobre o tema, buscando elaborar o referencial teórico que a seguir se apresenta, o qual representa uma síntese de todo o acervo pesquisado. Partindo de uma contextualização sobre o ensino da geografia e sua evolução, tratando, inclusive dos contornos sobre sua metodologia através dos tempos, para, enfim, apresentar a TIC como meio auxiliar da educação na atualidade, com ênfase na utilização da tecnologia 3D no ensino da geografia. Neste caso, foram apontados exemplos de jogos e atividades, bem como ferramentas disponíveis para o auxílio do professor nas aulas de geografia.

Aluna: Bernadeth Rocha de Araújo (e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientadora: Danielle Piuzana Mucida

Banca do TCC: Danielle Piuzana Mucida; Cláudio Marinho, Marcelino Santos de Morais

Título: O CIBERESPAÇO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA

Resumo: Esta pesquisa destinou-se a analisar as possibilidades pedagógicas do ensino de Geografia no ciberespaço a partir do uso do Google Earth como atividade prática desenvolvida no laboratório de informática de três escolas públicas de Diamantina que fazem parte do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Em análise aos resultados obtidos foi possível perceber que as escolas participantes da pesquisa não utilizavam o Google Earth como meio educacional no processo de ensino/aprendizagem de Geografia. Por isso, como resultado da pesquisa propôs-se um trabalho conjunto entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e as escolas para que, de forma efetiva, o Google Earth possa ser utilizado nas escolas, possibilitando ao discente construir seus conhecimentos de maneira interativa e em consonância com as possibilidades da tecnologia atual.

Aluna: Fabiana Aparecida Silva (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientador: Douglas Sathler dos Reis e  Guilherme de Castro Leiva

Banca do TCC: Guilherme Varajão  e  Carlos Dias

Título: ANÁLISE DA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA-MG

Resumo: O presente trabalho trata-se de um dos capítulos que compõem o projeto de pesquisa intitulado “Estrutura Urbana das Cidades de médio porte: um estudo sobre a morfologia urbana e a distribuição das funcionalidades em Diamantina”. Aqui priorizou-se a análise dos novos vetores de expansão da cidade partindo do conhecimento e identificação do município como patrimônio histórico e ambiental, além de  identificar  as formas atuais de uso e ocupação do solo. Assim, verificou-se que Diamantina sofre pressão tanto do mercado imobiliário, bem como do mercado informal, situações que descaracterizam e impedem que se atinja a cidade desejada pela sociedade.

Aluna: Evani Lopes Silva  (E mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientador: Glauco Umbelino

Banca do TCC: Prof.ª Fernanda Fraga Campos e Prof. Pacelli Henrique Martins Teodoro

Título: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DO DISTRITO SOPA – DIAMANTINA/MG

Resumo: A Educação Ambiental tem sido apontada como uma estratégia capaz de promover a busca de soluções aos problemas ambientais, devendo ser implantada de forma transversal e interdisciplinar nas escolas. Este trabalho faz um diagnóstico da percepção dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal do Distrito Sopa, em Diamantina/MG, no que diz respeito às práticas de Educação Ambiental. Como instrumento de coleta de dados sobre a percepção ambiental aplicou-se um questionário aos alunos, e após a análise dos dados, foram realizadas atividades pedagógicas (palestras, teatro, confecção de lixeiras, confecção de desenhos e cartazes, prática de solos) com o intuito de estimular a consciência ambiental. Posteriormente, o mesmo questionário foi reaplicado, a fim de verificar o efeito promovido pelas atividades. Os resultados apontaram que, embora os alunos tenham consciência dos problemas ambientais, estes possuem uma visão muito simplificada em relação à temática ambiental. Pode-se constatar também que a escola analisada desenvolve poucas atividades de Educação Ambiental, ficando limitadas apenas às disciplinas de ciências e de geografia. Conclui-se que as atividades pedagógicas não foram suficientes para suprir as carências dos alunos, e, portanto, é necessário o desenvolvimento de mais ações interdisciplinares de Educação Ambiental que envolva toda a comunidade escolar.

Aluna: Tatiana Cristina Brant (E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Banca do TCC: Prof. Guilherme Fortes Drummont Varajão e Prof. Carlos Alberto Dias

Título: EVOLUÇÃO DA MANCHA URBANA DE DIAMANTINA

Resumo: A evolução da mancha urbana de Diamantina, assim como de outras cidades de médio porte, é condicionada por uma série de fatores: dinamismo econômico, características do sítio, Mercado imobiliário, crescimento demográfico, perfil da estrutura etária e evolução do ciclo de vida domiciliar, legislação vigente, entre outros. Dentro destes parâmetros, Diamantina apresenta uma série de particularidades em relação a cidades de mesmo porte demográfico situadas em outras regiões de Minas Gerais, no que diz respeito aos fatores que estimulam e limitam a expansão da mancha urbana da sede municipal. O objetivo principal desta pesquisa é realizar uma análise do crescimento da mancha urbana do distrito sede de Diamantina, com recortes temporais que variam de 1984 a 2011, conforme disponibilidade

das imagens de satélite Landsat 5.

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2013-2

Aluna: Alcione Rodrigues Milagres (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientadora: Danielle Piuzana Mucida

Banca do TCC: Marcelino Santos de Morais; Cláudio Marinho, Danielle Piuzana Mucida

Título: ANÁLISE LITOESTRUTURAL DAS CARTAS CORINTO, DIAMANTINA E RIO VERMELHO, MG, PARA IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS CONDICIONAMENTOS HIDROGRÁFICOS.

RESUMO: A análise morfoestrutural de bacias de drenagem, combinada a dados cartográficos, fornece informações importantes para o reconhecimento de condicionamentos hidrográficos na paisagem atual. Este procedimento foi introduzido no estudo das folhas Corinto, Diamantina e Rio Vermelho, localizadas na Serra do Espinhaço Meridional, no estado de Minas Gerais, dominando uma área de 8.780 km². A elaboração desse estudo teve como objetivo avaliar a influência da tectônica na organização de drenagem das três folhas, levando em consideração sua estrutura geológica e litológica para o  reconhecimento de um condicionamento hidrográfico na área. O primeiro passo foi definir suas ordens hierárquicas, as quais se encontram no intervalo de 1ª a 7ª ordem, segundo a proposta de hierarquização de Strahler, 1980, em seguida iniciou-se trabalho de obtenção de medidas das direções de desenvolvimento de cada trecho fluvial, respeitando-se sua ordem hierárquica e confecção do diagrama de rosetas. Feito isso começaram as análises da geometria da drenagem sobrepondo apenas a hidrografia ao mapa geológico de escala 1:100000, para identificar capturas de rios que interferem no padrão de drenagem. A área de pesquisa mostra evidências de anomalias morfoestruturais, apresentando; um padrão de drenagem retangular em algumas áreas das folhas, presença de canais retilíneos ligados em ângulos retos, canal meandrante que torna-se retilíneo, tudo isso influenciado por falhas e lineamentos com direções preferenciais N-S e NW.

Aluno: Dayane Vieira dos Santos (e mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientadora: Danielle Piuzana Mucida

Banca do TCC: Marcelino Santos de Morais; Cláudio Marinho, Danielle Piuzana Mucida

TítuloOS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE FRENTE A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

RESUMO: As várias transformações econômico-culturais e sócio-políticas ocorridas na década de 1990 no Brasil, devido a propagação da ideologia neoliberal, contribuiu para que desencadeasse diversas reformas de cunho reducionista para com as áreas sociais, entre elas a educação, por meio da retirada de direitos e a diminuição de benefícios sociais, acompanhado pelo aumento significativo das redes privadas com fins lucrativos. A principal intenção deste trabalho é analisar como a influência da perspectiva empresarial nas escolas, ou seja, o novo papel da escola e das novas formas de proceder tanto do professor quanto do aluno, tem influenciado não somente a relação afetiva professor- aluno como também acarretado implicações para a prática docente que consequentemente tem desencadeado o fracasso escolar. O interesse pelo tema dessa pesquisa surgiu durante as reuniões pedagógicas e conversas espontâneas na sala de professores, a partir das preocupações e dificuldades que vivencio diariamente na minha atuação como professora da educação básica, da insatisfação de escutar frequentemente que a educação já é tida como “instituição falida” na qual nem os alunos ou professores acreditam que possam vir a mudar. O estudo está delineado da seguinte forma: em primeiro lugar, realiza-se uma introdução a partir do papel da escola na sociedade e apresenta as tendências pedagógicas da educação brasileira desde o século XIX até os dias atuais, dando enfoque na relação afetiva professor-aluno e seus efeitos dentro de cada tendência. Em segundo momento apresenta o contexto atual da educação que contribuiu para que houvesse a transformação de um direito social e individual em um serviço, uma mercadoria e/ou negócio, ou seja, a mercantilização da educação, que traz implicações tanto na atuação dos professores quanto na dos alunos. No final, é proposto tentativas para a resolução dos conflitos decorrentes da nova postura do profissional da educação e das mudanças sofridas do papel da educação na sociedade contemporânea.

Alunos: Erik Alves De Oliveira ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ); Valdinêy Amaral Leite e-mail: ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientador: Marcelo Fagundes

Banca do TCC: Marcelo Fagundes, Danielle Piuzana Mucida; Marcelino Santos de Morais

Título: ANÁLISE DO MATERIAL LÍTICO publicado no livro "VINHAIS VELHO Arqueologia, História e Memória" org. Arkley Marques Bandeira.

RESUMO: No Sítio Arqueológico Vinhais Velho, localizado em São Luís – MA, foram descobertos vários tipos de ferramentas produzidas em "pedra", que atendiam a muitas necessidades cotidianas dos povos do passado, a exemplo de cortar, raspar, perfurar, aplainar, macerar, triturar, alisar, etc. Esses objetos feitos em rocha e minerais apresentam ampla variedade de formas e funções e são denominados de artefatos líticos. Nesse sítio foram identificadas cinco tipos de matérias-primas, relacionadas ao lascamento e ao polimento. No que se refere ao polimento, o granito foi a mais utilizada, sobretudo, na produção de lâminas de machado, enquanto o arenito silicificado e o silexito foram utilizados no processo de lascamento. Dos 36 vestígios líticos com modificação antrópica coletados no Sítio Arqueológico Vinhas Velho, a matéria-prima mais significativa foi o arenito silicificado, com 13 (treze) peças; silexito com 08 (oito) peças; granito com 08 (oito) peças; diorito com 04 (quatro) peças e quartzo com 03 (três) peças.

Aluno: Fabrício Antonio Lopes (EMAIL: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

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Orientadora: Danielle Piuzana Mucida

Banca do TCC: Marcelino Santos de Morais; Cláudio Marinho, Danielle Piuzana Mucida

TítuloAPLICAÇÃO DE MÉTODOS MORFOMÉTRICOS PARA DETECÇÃO DA INFLUÊNCIA LITOLÓGICA E ESTRUTURAL NO PADRÃO DE DRENAGEM DA BACIA DO ALTO JEQUITINHONHA, SERRA DO ESPINHAÇO MERIDIONAL – MG.

RESUMO: Os cursos d’água são elementos sensíveis às deformações da crosta e importantes na geomorfologia, principalmente no que tange à compreensão e elucidação dos processos morfogenéticos ativos na esculturação da paisagem terrestre. Neste s sentido dados morfométricos do padrão de drenagem da bacia hidrográfica do Alto Jequitinhonha foram obtidos neste trabalho tendo por objetivos: a) Correlacionar as direções dos canais fluviais (e suas ordens hierárquicas) com as direções das estruturas geológicas; b) Verificar o grau de influência dos aspectos litológicos e estruturais no padrão de drenagem da bacia e; c) Identificar tais estruturas, que atuam como níveis de base locais, nos perfis longitudinais. Foram empregadas análises quantitativas de tratamento de direção dos canais fluviais (e suas ordens hierárquicas), cálculo do índice de Hack em segmentos pré-selecionados e análise de perfis longitudinais. Constatou-se significativa influência litológica e estrutural no padrão/direção dos canais fluviais identificada como Knick Points nos perfis longitudinais. Quanto ao índice de Hack, constatou-se segmentos de drenagem com anomalias de primeira e segunda ordem o que reforça a influência das estruturas pré-cambrianas no sistema hidrográfico da região. Acredita-se na potencialidade deste estudo como auxilio na caracterização, quantificação e fundamentação teórica de análises referentes ao processo evolutivo da paisagem e ao comportamento da rede de drenagem local.

Aluno: Felipe Abreu Spíndola  Cruz (e- mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientadora: Lúcio Mauro Fraga

Banca do TCC: Lúcio Mauro Fraga, Soraya de Carvalho Neves, Danielle Piuzana Mucida

Título: APLICAÇÃO DE GEOINDICADORES AMBIENTAIS COMO CRITÉRIO DE SUSTENTABILIDADE PARA EMPREENDIMENTOS URBANOS NA BACIA DO CÓRREGO DA PRATA, DIAMANTINA/MG

RESUMO: A microbacia da Prata apresenta diversos geoindicadores que serviram como ferramentas de análise sobre a qualidade ambiental deste ecossistema. A falta de critérios ambientais para a preservação da bacia do Prata tem causado sérios danos nos ecossistemas das áreas onde diversos empreendimentos rurais têm se instalado, fazendo o município se expandir sem critérios ambientais locais, assim de uma forma não sustentável, havendo a necessidade de se aplicar indicadores ambientais para a manutenção destas áreas. Os geoindicadores ambientais foram identificados e quantificados com relação a sua dimensão e importância dentro da área da bacia. A partir de uma análise integrada entre ocorrência dos geoindicadores e o uso e ocupação atual do solo, foi realizar uma avaliação sobre a qualidade ambiental da microbacia do Corrégo da Prata assim como proposições sobre formas de sua ocupação de forma sustentável. Após a avaliação dos dados da bacia da Prata foi possível concluir que os empreendimentos imobiliários não têm respeitado as áreas de matas ciliares, a expansão urbana tem desmatado as áreas de preservação permanente ao longo de todo o córrego com a construção de loteamentos rurais e urbanos sobre as nascentes da bacia. Os afloramentos ruiniformes e de metabásicas apresentam-se como grandes agentes reguladores deste geossistema. Os empreendimentos quando construídos sobre estas áreas aceleram toda dinâmica natural de transformação do relevo. Os afloramentos ruiniformes desempenham importantes funções hidrológicas por abastecerem os aquíferos através de sua rede de falhas e fraturas pela facilidade de infiltração do escoamento pluvial nos interstícios da rocha, conferindo aos afloramentos zonas de recarga de aquíferos. Para que possa haver um desenvolvimento sustentável na área da bacia recomenda-se o planejamento da ocupação de modo que se preservem os afloramentos ruiniformes e que se evite a ocupação sobre áreas de ocorrências de rochas metabásicas respeitando os ciclos naturais, o tempo de recomposição dos recursos e ocupar sem ultrapassar a capacidade de renovação do ambiente.

Aluno: Thiago Juarez Ferreira de Araújo (e- mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientadora: Danielle Piuzana Mucida

Banca do TCC: Danielle Piuzana Mucida;  Douglas Sathler dos Reis; Marcelino Santos de Morais

Título: A INSERÇÃO DO TEMA MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA EM DIAMANTINA (MG)

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um conjunto de reflexões sobre como as discussões relacionadas às mudanças climáticas globais têm sido incorporadas na educação brasileira, tendo em vista as referências bibliográficas, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Conteúdo Básico Comum (CBC). Mais adiante, o trabalho visa contribuir para inserção do tema mudanças climáticas no ensino médio das escolas públicas de Diamantina. Para cumprir tal tarefa, o estudo lança mão de uma metodologia própria estruturada com base na aplicação de um questionário e na formação de um grupo focal com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “Professor Gabriel Mandacaru” – Diamantina (MG). O trabalho foi desenvolvido em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); projeto desenvolvido no âmbito do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O trabalho revela que a incorporação das discussões sobre mudanças climáticas no ensino médio é dificultada não apenas pelos desafios tradicionais da educação mineira, mas também, sendo desestimulada pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais que não oferece o devido destaque ao tema no CBC. A aplicação do grupo focal revela que é necessário que os professores avaliem os métodos de aula e reflitam sobre a utilização de materiais didáticos alternativos, uma vez que, mesmo diante da utilização de recursos audiovisuais, a atividade se demonstrou pouco satisfatória e os alunos se demonstraram bastante dispersos em todas as etapas.

Aluno: Tiago Campos de Araújo (e- mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Orientadora: Danielle Piuzana

Banca do TCC: Marcelino Santos de Morais; Cláudio Marinho

Título: O ENSINO DE SOLOS POR MEIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS

RESUMO: O solo é parte integrante fundamental tanto de ambientes naturais quanto de ambientes construídos pelo homem, no entanto, apesar de sua importância o estudo do solo enquanto componente fundamental para a vida de uma forma geral é praticamente nulo ou deixado em segundo plano tanto nos conteúdos didáticos, quanto pelos professores, tanto da área urbana quanto da área rural. O estudo do solo na geografia é de extrema importância levando-se em conta sua importância na constituição do ambiente e principalmente nas atividades humanas. Devido a amplitude que o tema aborda é interessante para a geografia enquanto ciência conhecer sua gênese, suas características e também sua distribuição espacial de modo a contribuir com seu uso e ocupação, além disso, estimular a percepção ambiental. Uma educação em solos voltada para o aprofundamento do tema é um instrumento poderoso na conscientização ambiental, pois amplia a percepção do solo como o principal componente do meio ambiente. As atividades propostas levam em conta atividades praticas que fujam da simples memorização da teoria do conteúdo tão comum nos dias de hoje. Tendo uma perspectiva holística do conteúdo almeja-se a construção do conhecimento a partir da valorização das experiências praticas aliadas ao conteúdo teórico. São propostas três atividades praticas simples, mas que tem grande valia para o despertar da curiosidade dos alunos. Sendo assim a educação em solos que se almeja busca possibilitar a aquisição de conhecimentos e habilidades que permitam a construção real de uma nova visão nas relações do homem com seu meio.

Última atualização em Sex, 11 de Dezembro de 2015 14:06