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A PROBLEMÁTICA DA DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM UM SEGUNDO IDIOMA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DIAMANTINA E OURO PRETO, MINAS GERAIS

Patrícia Ferreira Da Silva

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Ludmila Do Nascimento E Silva

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Gislene De Jesus Costa

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RESUMO

Frente ao crescimento do turismo internacional e a importância da informação como elemento da comunicação, esse estudo teve como objetivo verificar se existe a necessidade de se disponibilizar informações turísticas em um segundo idioma - o Inglês, em Diamantina, Minas Gerais. A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo comparativo entre Diamantina e Ouro Preto por meio de entrevistas realizadas com profissionais do setor turístico em ambas as cidades. Os questionamentos levantados tiveram enfoque relacionado à importância, a disponibilização e a qualidade das informações, bem como a informação turística em segundo idioma e a conseqüência de sua ausência. Em Minas Gerais, Diamantina e Ouro Preto foram duas das cidades selecionadas pelo Estudo de Competitividade do Ministério do Turismo como Destinos Indutores do Turismo Internacional.  O Estudo de Competitividade apresenta entre as suas metas a estruturação dos destinos com potencial turístico a fim de alcançar um padrão de qualidade a nível internacional. Desse modo, após verificar a realidade de cada cidade e as necessidades de melhoria com relação ao material promocional disponibilizado, percebe-se que as sugestões de melhorias podem trazer benefícios para Diamantina. Do contrário, o presente trabalho ressalta que a ausência de informações turísticas em inglês para melhor atender a demanda de turista internacional na cidade de Diamantina pode interferir para a obtenção do padrão de qualidade proposto.

Palavras-chaves: informação; disponibilização, material promocional, idioma, inglês, demanda internacional.

Última atualização em Qui, 20 de Agosto de 2020 17:08