• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

O PERFIL DA DEMANDA TURÍSTICA DE DIAMANTINA E SUA RELAÇÃO COM O MARKETING DE DESTINOS

Viviane Cristina De Paula

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

RESUMO

O turismo é uma atividade que está em ampla ascensão e necessita cada vez mais de estudos específicos que atendam a evolução da própria atividade. Ainda, quando alternativa de desenvolvimento para uma localidade necessita de ações de planejamento, para sua correta implantação. Neste contexto, este trabalho foi realizado com o objetivo geral de apontar a importância do estudo do perfil de demanda turística para o marketing de destinos turísticos, através do monitoramento das ações de levantamento de dados de demanda do Destino Indutor Diamantina. Foi realizado amplo referencial teórico acerca da demanda turística e suas características, além do estudo minucioso a respeito do marketing, abordando sua evolução, diferenciações entre marketing de destinos e turístico, a importância da aplicação do SIM (Sistema de Informações em Marketing), as estratégias de marketing e o marketing-mix composto pelos 4 “P’s” (Produto, Praça, Promoção e Preço). Este trabalho ainda analisou a luz da teoria, as pesquisas previamente realizadas pelas instituições voltadas para o turismo da cidade. Caracterizando-se como um trabalho de pesquisa bibliográfica e documental. Entre as pesquisas analisadas, a pesquisa do “Perfil da demanda turística real de Diamantina e Região”, realizada pelo departamento de turismo da UFVJM oportunizou, a partir dos estudos teóricos, a descoberta da utilização do método de pesquisa denominado segmentação a priori. Pode-se destacar que a cidade de Diamantina é um destino turístico com potencial, no entanto perante o amplo referencial teórico estudado, contatou-se que a cidade necessita utilizar estratégias de marketing que fomentem o turismo local.

Palavras-Chaves: Planejamento Demanda turística, Marketing, Diamantina.

Última atualização em Qui, 20 de Agosto de 2020 17:16