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A IMPORTANCIA DO USO DO SÍMBOLO DA UNESCO NA PROMOÇÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE O CASO DE DIAMANTINA – MG

Nauê Gonçalves Bulhões

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RESUMO

Este trabalho procura discutir a importância da vinculação do emblema de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura -UNESCO nos materiais promocionais de Diamantina/MG, uma vez que o emblema é um instrumento que permite identificar o destino como Patrimônio Mundial independente da língua usada em sua promoção, por se tratar de um símbolo conhecido internacionalmente. Metodologicamente esse é um trabalho descritivo, baseado no método dedutivo e com caráter qualitativo. Para isso são realizadas abordagens teóricas para esclarecer e aprofundar temas que dizem respeito ao turismo, à lista do patrimônio mundial da UNESCO, ao marketing e mais especificamente, à imagem. Na esfera do turismo discute-se sua relação com o patrimônio, com ênfase no turismo cultural e com profunda apresentação dos critérios da UNESCO e sua lista. Em seguida são apresentadas considerações sobre o marketing com o foco no marketing de destinos turísticos, para então discutir a estratégia de imagem de destinos e suas teorias. Com essa base teórica e considerando o fato de Diamantina/MG, devido a sua riqueza cultural, ser reconhecida pela UNESCO em 1999 como Patrimônio Cultural da Humanidade; esse trabalho pesquisa nos materiais promocionais de Diamantina, o emblema de Patrimônio Mundial da UNESCO. Ao final percebe-se que o pouco uso do Emblema da UNESCO se dá não só localmente, mas também nas outras estâncias públicas de promoção.

Palavras – chave: patrimônio, imagem, emblema da UNESCO e Diamantina/MG.

Última atualização em Qui, 20 de Agosto de 2020 17:37