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APLICAÇÃO DA TEORIA DO CICLO DE VIDA DAS DESTINAÇÕES TURÍSTICAS EM DIAMANTINA – MG

Flávia Ramos Teixeira

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RESUMO

O turismo é um fenômeno contemporâneo gerador de emprego e renda pelo lado acadêmico é fonte inesgotável de pesquisas científicas, estudar seu desenvolvimento é tarefa ardilosa, e não existem muitas ferramentas específicas que ajudem na aferição e na tomada de decisão em relação ao desenvolvimento das destinações turísticas. Na pesquisa realizada foi utilizado como referência o modelo criado por Richard W. Butler (1980) que foi baseado no ciclo do produto e nas populações de animais, o modelo consiste em um gráfico que tem como variáveis o tempo e o número de turistas e é composto por seis fases que uma destinação pode passar, essas fases duram em média vintes anos. Dessa forma o trabalho buscou apresentar a teoria do Ciclo de Vida das Destinações turísticas também conhecido com TALC, sigla inglesa que significa Tourism Area Life Cycle, suas influências e aplicação no destino de Diamantina/MG. A cidade está localizada no Vale do Jequitinhonha, região nordeste do estado de Minas Gerais. O objetivo principal do trabalho foi identificar de acordo com o modelo do ciclo de vida das destinações turísticas em qual fase de estruturação turística a cidade se encontra atualmente e para isso utilizou-se como procedimento metodológico uma ampla pesquisa em literatura especializada referente aos temas de turismo, planejamento turístico, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, assim como realização de entrevistas com membros da sociedade. Em que foi possível identificar que o destino encontra-se na fase de envolvimento, mas com indícios da fase de desenvolvimento. Neste ponto, o destino depende das ações tomadas pelos gestores participantes do trade e pelo poder público para garantir a sua vitalidade e sustentabilidade, garantindo, dessa forma, que a mudança de fase aconteça de forma harmoniosa com todos os agentes envolvidos.

Palavras-chave: Turismo; Ciclo de vida das destinações turísticas; Diamantina/MG; planejamento turístico.