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O MERCADO DE TRABALHO PARA OS TURISMÓLOGOS EGRESSOS DOS CURSOS DE MINAS GERAIS

Elaine Santos Teixeira Cruz

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RESUMO

O presente trabalho propõe apresentar a situação dos profissionais egressos dos cursos de Turismo no estado de Minas Gerais através de pesquisa quantitativa e qualitativa. Partindo da premissa que existem poucas pesquisas científicas que apontam a realidade dos egressos dos cursos de Turismo no Brasil de um modo geral, optou-se por investigar o nível de inserção profissional desses egressos no mercado de trabalho da atividade turística. O objetivo geral deste trabalho é quantificar o grau de inserção dos bacharéis em Turismo que atuam, em sua área ou não, no mercado de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, não se espera aplicação prática de acordo com os conhecimentos gerados, portanto tratase também de uma pesquisa básica objetivando apenas avanço em conhecimento científico. Para obtenção das informações apresentadas ao tema proposto foi feita pesquisa quantitativa por meio de Web Survey utilizando o recurso form do Google Docs®, disponibilizado on line, que tem como universo os egressos de cursos superiores de turismo do estado de Minas Gerais. A pesquisa realizada para este trabalho de conclusão de curso reiterou algumas impressões empíricas sobre o mercado de trabalho para os turismólogos, como a predominância de público feminino, nível de qualificação proporcional aos melhores salários e alto índice de desemprego após formatura.

Palavras-chave: turismólogos, egressos, mercado de trabalho, Minas Gerais.