• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

A PESQUISA DE PERFIL DE DEMANDA EM EVENTOS: ESTUDO DE CASO DO FESTIVAL DE GASTRONOMIA E CULTURA - DIAMANTINA GOURMET

Renata Costa Da Silva

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Débora Cristina Dos Santos

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

RESUMO

Diamantina é cidade mineira conhecida pelo seu título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Além do título a cidade é conhecida por suas personalidades ilustres, eventos culturais e atrativos naturais. Em seu calendário de eventos foi incluído em 2010 o ―Diamantina Gourmet‖, um Festival de Gastronomia e Cultura que se inspira na música para criação de pratos que ressaltam o uso de ingredientes típicos e tradicionais da região de Diamantina, tornando-se um evento anual na cidade. Desse modo, este trabalho faz um estudo sobre o festival gastronômico e suas relações com a identidade cultural e com o turismo, constatando que o evento é uma alternativa para gerar receita na baixa temporada e utiliza elementos culturais importantes para a promoção e valorização da cultura local. Em 2015, chegando a sua 6ª edição, o festival torna-se objeto deste estudo no intuído de esclarecer o contexto que levou o surgimento do evento, levantar o seu histórico e verificar a realização de pesquisas para identificação do perfil do público do festival, informação fundamental para o planejamento e manutenção do Diamantina. Desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e de documental, o trabalho discorre sobre a segmentação de turismo na qual se enquadra o Diamantina Gourmet, como conhecer o público de um evento é importante para o planejamento e fidelização do evento e quais as informações necessárias para identificação do perfil dos participantes do festival.

Palavras-chave: Diamantina. Festival Gastronômico. Gourmet. Perfil de Demanda. Pesquisa