• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

ESTUDOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS DO TURISMO NO MONUMENTO NATURAL ESTADUAL VÁRZEA DO LAJEADO E SERRA DO RAIO DO DISTRITO DE MILHO VERDE SERRO – MG

Thaisa Daniela Morais

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

RESUMO

 

O turismo é uma atividade que tem crescido muito nas ultimas décadas e assim como a atividade tem seus pontos positivos ela também tem os pontos negativos, sobretudo nas áreas naturais. A relação entre turismo e meio ambiente é bastante intrínseca, uma vez que, para o turismo se desenvolver é necessário que haja um espaço físico, sendo este não necessariamente o espaço natural. Entretanto tem-se aumentado cada vez mais o número de pessoas que procuram os ambientes naturais como forma de lazer. O turismo em espaços naturais quando bem planejando pode contribuir para a preservação e conservação das áreas naturais, caso contrário pode acarretar a sua degradação. O presente trabalho tem como objetivo abordar os impactos negativos do turismo em uma Unidade de Conservação, de proteção integral, localizada entre os distritos de Milho Verde/MG e São Gonçalo do Rio das Pedras/MG, intitulada Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio. A Unidade de Conservação foi criada em 2011, depois de reivindicações de interesse da própria comunidade de Milho Verde. A finalidade do trabalho foi identificar e estudar os impactos ambientais causados pelo turismo no Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio. Apesar da grande abrangência, o foco da pesquisa foi o distrito de Milho Verde devido ao fato de possuir uma área maior na Unidade de Conservação, um número maior de atrativos e consequentemente uma demanda maior de visitantes. Como metodologia, utilizou-se o método da observação sistematizada com auxilio do registro fotográfico com objetivo de compreender o comportamento dos turistas durante a sua visita na área protegida. Foi realizado ainda estudos dos impactos e características das trilhas utilizadas pelos turistas, resultando o mapeamento e o levantamento dos impactos de visitação nas principais trilhas utilizadas pelos turistas, com base no Manual de Monitoramento e Gestão dos Impactos da Visitação em Unidades de Conservação e uma entrevista com o gerente da Área de Proteção Ambiental Águas Vertentes. Trata-se de uma pesquisa descritiva com caráter qualitativo.

 

Palavras-chave: Impactos ambientais. Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio. Turismo. Milho Verde. Unidades de Conservação.