• PDF
  • Imprimir
  • E-mail

A GASTRONOMIA E A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE UM DESTINO TURÍSTICO: ESTUDO DE CASO DO COBU DE GOUVEIA, MINAS GERAIS

Edilaine Cristina Dos Santos

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Maria Jose Dos Santos

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

RESUMO

 

O cobu é uma iguaria típica produzida na cidade de Gouveia, Minas Gerais. Embora o cobu não seja tão conhecido nacionalmente, na região é bastante apreciado pelas pessoas que sempre o associam como um produto típico de Gouveia. Por conseguinte, a imagem do cobu tradicionalmente vem sendo utilizada para promoção da cidade em diversas campanhas da Prefeitura Municipal, festas locais e, até mesmo, nos nomes de vários empreendimentos comerciais. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi investigar se as ações promocionais do

cobu como símbolo de Gouveia estão sendo suficientes para consolidar a imagem do destino turístico no mercado. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter qualitativa. A pesquisa envolveu revisão bibliográfica e documental, e pesquisa de campo. A coleta de dados durante a pesquisa de campo ocorreu através de observação e registro fotográfico. Verificou-se que, apesar da Prefeitura Municipal divulgar Gouveia como “a terra do cobu” nenhuma ação estratégica para consolidação da imagem do cobu como símbolo da cidade foi

tomada até então. Assim sendo, foram apresentadas três propostas para melhorar a posicionamento estratégico de Gouveia a partir da valorização do cobu.

 

Palavras-chaves: Cobu; Turismo gastronômico; Identidade cultural; Valorização da cultura.